Coffee nap, já ouvir falar? Em uma tradução livre, o termo significa cochilo cafeinado, e na prática consiste em tomar café e depois tirar um cochilo de cerca de 20 minuto. Pode até parecer incoerente, mas essa combinação é capaz de aumentar o foco e a energia.

Isso acontece porque a cafeína é antagonista dos receptores de adenosina (AR), substância essencial para induzir o sono pelo cérebro. Assim, quando a cafeína se liga aos receptores, impedindo a ligação da adenosina, o estado de alerta fica aumentado.

Os efeitos cientificamente comprovados do coffee nap ainda incluem redução da fadiga, maior tempo de vigília e redução da profundidade do sono durante o dia. Mas agora, uma pesquisa da Universidade do Sul da Austrália testou a eficácia desse método à noite.

O estudo piloto contou com a participação de seis voluntários, que consumiram 200 mg de cafeína ou café descafeinado (placebo), antes de tirar um cochilo de 30 minutos, precisamente às 03h30. A escolha do horário foi proposital, pois é quando os trabalhadores têm maior probabilidade de tirar uma soneca e resultar em uma inércia do sono.

"Muitos trabalhadores cochilam durante o turno da noite porque ficam muito cansados. Mas a desvantagem é que eles podem sentir 'inércia do sono' - aquele torpor que você sente logo depois de acordar - e isso pode prejudicar seu desempenho e humor por até uma hora após a soneca”, explica Dra. Stephanie Centofanti, uma das pesquisadoras.

Post relacionado: o guia do café

Os resultados do coffee nap notorno

A técnica de coffee nap aumenta a energia e a disposição

Os participantes realizaram duas visitas de 36 horas no Laboratório de Sono e Cronobiologia da UniSA, separado por uma semana. Mas antes disso, o sono deles foi medido através de um diário de sono.

Cada visita teve três fases. Na primeira fase foram realizados testes às 12h e 19h, como um tipo de adaptação. Na segunda fase, um turno noturno foi simulado com a aplicação de testes comportamentais a cada 2h, entre 19h30 e 09h. Na última fase, os participantes tiraram um cochilo de 30 minutos, às 3h30, e com descanso das 10h às 17h.

Em relação aos resultados, de modo geral, o coffee nap resultou em menos lapsos e fadiga subjetiva de 45 minutos após o cochilo em comparação com o placebo (café descafeinado mais cochilo). Além disso, essa combinação inusitada é mais eficaz que um cochilo sozinho de 30 minutos, conhecido como power nap.

Quando menos é mais

Por que 20 minutos e não uma hora? Pelo senso comum, imaginamos que dormir mais otimiza os efeitos da cafeína no cérebro. Mas não é bem assim…

Um estudo apresentado este ano no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia mostra que cochilos longos, por mais de uma hora, estão associados a um risco 30% maior de morte independente da causa. Além disso, esse cochilo inofensivo aumenta em 34% a probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares.

O estudo denominado de The association between napping and the risk of cardiovascular disease and all-cause mortality: a systematic review and dose-response meta-analysis. resumiu as evidências de mais de 20 estudos, com 313.651 participantes, dos quais cerca de 39% deles eram habituados a tirar cochilos.

De acordo com o Dr. Pan, da Guangzhou Medical University, na China, as razões pelas quais a soneca afeta o corpo ainda não são precisas. Alguns estudos sugerem que as longas sonecas estão relacionadas a níveis mais elevados de inflamação, o que é arriscado para a saúde cardíaca e longevidade.

Por outro lado, os cochilos curtos, com menos de uma hora, não se mostram arriscados para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. “Os resultados sugerem que cochilos mais curtos (especialmente aqueles com menos de 30 a 45 minutos) podem melhorar a saúde cardíaca em pessoas que dormem insuficientemente à noite.”, afirma o médico.