15 de setembro de 2020
O guia do café

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Com mais de 2,25 bilhões de xícaras desfrutadas em todo o mundo todos os dias, o café é a commoditie mais valiosa do planeta.

A eficácia do café como combustível para alto desempenho do cérebro torna-o quase ouro líquido, e não é surpresa que o principal ingrediente ativo do café, a cafeína, seja a droga psicoativa mais usada no mundo.

A conexão entre a principal fonte botânica de cafeína - o cafeeiro - e nossa própria bioquímica é um dos melhores hacks da natureza.

Esse é o seu mais novo guia do café. Aqui te contaremos tudo sobre esse grão incrível, desde benefícios até como fazer e otimizá-lo. Então, fique atento(a) e se prepare para se tornar expert nessa arte de fazer café. 

De onde vem o café?

Existem dois tipos da fruta do café: a Coffea arabica, que é a fonte do café arábica e é responsável por 80% do café que as empresas produzem em todo o mundo. Nós da Caffeine, por exemplo, fazemos nosso café single origin a partir dessa fruta.

O por quê? Você saberá em instantes. Os 20% restantes são Coffea canephora, comumente chamado de café Robusta. As folhas de ambas as plantas contêm cafeína.

Existem dois principais motivos de recomendarmos o café arábica. O primeiro é por conta de seu sabor. Ele é menos amargo e mais frutado e agradável ao paladar.

Além disso, este tipo de café - quando comparado com o robusta - tem menos cafeína, o que parece ser algo negativo, mas não se engane, cafeína em excesso aumenta nosso níveis de estresse e ansiedade.

Post relacionado: Como enfrentar a ansiedade e diminuir o estresse

Nessa história do café também existe um pequeno detalhe. É comum vermos em prateleiras de mercados e lojas online o café robusta com mais frequência. Pode parecer coincidência, mas este café é mais barato para ser produzido, por isso, empresas tendem a vendê-lo sem, de fato, se preocupar com a qualidade para o consumidor final.

Por outro lado, o café arábica, apesar de apresentar um maior custo - graças ao seu tempo estendido de crescimento e maturação - provém uma melhor experiência ao ser degustado.

guia-do-cafe

Importância do café de qualidade

Estudos sobre saúde e café quase nunca explicam a forma que as empresas cultivam e processam seus grãos. Os grãos de café crescem em climas quentes e úmidos, então a maioria dos produtores estão na América do Sul e na África. Com isso, as fábricas de processamento também estão frequentemente próximas.

Onde há clima quente e úmido, existe a possibilidade de mofo. Um estudo recente descobriu que 91,7% dos grãos de café verde estavam contaminados com mofo. Muitas indústrias não limpam seus tanques de processamento entre lotes de grãos de café. O mofo cresce no fundo dos tanques, onde contamina o café.

Várias espécies de mofo de café criam micotoxinas, subprodutos tóxicos que têm sérias implicações para sua saúde. Estudos relacionam micotoxinas a danos cerebrais, ganho de peso, câncer, hipertensão, doença renal e vários outros problemas de saúde. Ou seja, ao beber um café de baixa qualidade, você, na verdade, está fazendo um mal a sua saúde.

Assim sendo, pense duas vezes antes de comprar qualquer café por aí, principalmente os baratos. Por isso e todas implicações trazidas que a Caffeine Army faz questão de trabalhar com os nossos produtores de agricultura familiar e orgânica, garantindo para você um café singles origin, sem mofo e toxinas.

O café e o seu cérebro

Quando a cafeína atinge o cérebro, ela suprime um neurotransmissor chamado adenosina. A adenosina influencia a atenção, o estado de alerta e o sono. Ele se acumula em seu cérebro à medida que o dia passa, como o mercúrio subindo em um termômetro.

Quando a adenosina atinge um certo nível, o seu corpo decide que é hora de dormir. Você tem dificuldade em ficar acordado e prestar atenção. Quando você dorme, a adenosina se reinicia, o termômetro volta a zero durante a noite e você acorda de manhã alerta.

A cafeína compete com a adenosina. Ele se liga a certos receptores no cérebro como uma chave que se encaixa em uma fechadura. Se a cafeína está na fechadura, a adenosina não pode se ligar, e não pode deixar você com sono. Ao bloquear a adenosina, a cafeína mantém a célula funcionando e mantém você acordado.

Quando a cafeína bloqueia a adenosina, estimula substâncias químicas cerebrais como o glutamato e a dopamina juntam-se à e fluem mais livremente - proporcionando uma onda de energia, melhorando o desempenho mental e retardando o declínio mental relacionado à idade. 

A cafeína também aumenta a serotonina, um dos principais influenciadores do humor.  O impulso faz com que você se sinta mais positivo, e é forte o suficiente para afetar de forma mensurável a depressão. Isso mesmo: uma xícara de café matinal pode fazer de você uma pessoa mais feliz.

 

Estudos também mostram que a cafeína melhora a aprendizagem em até 10%. A cafeína pode até aliviar dores de cabeça e enxaquecas ao contrair vasos sanguíneos no cérebro que estão se abrindo demais. Isso faz do café um dos hacks de desempenho cerebral mais fáceis de todos os tempos.

Pensa que é só isso? Imagine só quando você otimizar um simples café, potencializando resultados que você nunca imaginou que existiam. O passo a passo de como fazer isso te contaremos ainda nesse post.

Post relacionado: O que é Coffee Nap?

Benefícios do café

O que o café pode fazer por você?

Aqui estão quatro razões pelas quais recomendamos a ingestão de café diária para saúde e desempenho, e por que você deveria considerá-lo também.

  • Melhor memória: além de lhe dar uma explosão de energia, a cafeína melhora sua capacidade de lembrar as coisas. Um estudo em 2005 mostrou que a cafeína pode melhorar a memória de curto prazo.
  • Ação antioxidante: o café contém vários antioxidantes, e algo que muitas pessoas não sabem é que a cafeína também é um antioxidante.
  • Perda de gordura: o café é um potente termogênico. Aumenta a taxa metabólica e estimula o movimento. O Super Coffee potencializa ainda mais este benefício.
  • Melhora na performance: a cafeína é uma ajuda ergogênica, o que significa que aumenta a produção de energia. Isso é verdade tanto para exercícios aeróbicos quanto anaeróbicos. Se tomado antes de um treino, a cafeína pode melhorar seu desempenho e lhe dar uma vantagem sobre seus oponentes.

Como fazer café: 5 técnicas

Guia do café: conheça os grãos

Uma coisa é o que você faz. Outra coisa é como você faz.

Chegou a grande hora! O momento de você se tornar um expert em fazer café, extraindo todos os benefícios do grão e aprimorando a experiência da bebida. Nesse guia do café traremos 5 técnicas de como fazer o café, a partir de diferentes métodos e utensílios.

1. Coado

O ritual de coar o café é como uma meditação. Apenas você e algumas ferramentas simples. O resultado é um café delicado e saboroso.

Tempo de preparo: 3 minutos

Modo de preparo:

  1. Esquente 300ml de água até começar a borbulhar levemente. Cuidado para não esquentar a água demais, assim você pode queimar o café e comprometer o sabor e benefícios;
  2. Coloque um filtro no gotejador e adicione a ele 30 gramas de café single origin de torra arábica - o equivalente a 3 colheres de sopa;
  3. Comece a derramar água lentamente sobre o café, começando na borda externa e movendo-se em uma espiral constante em direção ao centro do recipiente;
  4. Quando terminar de despejar a água, aguarde o processo se completar e então, aproveite sua xícara de café!

2. Cafeteira Italiana

Além de ser uma deliciosa experiência preparar o café por este método, ele também consegue extrair os melhores benefícios da bebida.

Modo de preparo:

  1. Separe 25 gramas de café moído single origin de torra arábica
  2. Ferva a água e encha a metade inferior da cafeteira italiana com ela.
  3. Encha o cesto de filtro do pote com o café moído e agite-o para deixar uniforme. Agora coloque-o no compartimento inferior.
  4. Aparafuse a parte superior com a inferior da cafeteira italiana. Cuidado! A parte inferior estará quente.
  5. Coloque a cafeteira italiana para ferver em fogo médio.
  6. Quando a água da parte inferior se aproximar da fervura, a pressão empurrará uma corrente de café lenta através da câmara superior. Se ela explodir para cima, sua água está muito quente, se ela borbulhar letárgica, aumente sua chama.

3. Prensa francesa

O café da prensa francesa, geralmente, é mais concentrado. Como acontece com qualquer método, os detalhes importam.

Tempo de preparo: 6 minutos

Modo de preparo:

  1. Ferva a quantidade de água suficiente para encher a prensa francesa;
  2. Derrame na prensa francesa 30 gramas de café moído single origin de torra arábica;
  3. Para começar, gentilmente despeje a água fervida no café moído que está na prensa;
  4. Ao completar, mexa a mistura com uma colher - preferencialmente de madeira - para permitir a plena mistura do café com a água, potencializando seus sabores e aromas;
  5. Tampe a prensa e aguarde a infusão completa por 4 minutos. Nem mais nem menos;
  6. Pressione o gentilmente o êmbolo da prensa até o seu final. Após isso, basta servir e aproveitar o café!

4. Cafeteira Elétrica

Por toda experiência e prazer no processo, ainda achamos que uma xícara de café artesanal será sempre mais especial, mas às vezes, todos sentimos a necessidade de apertar um botão e deixar que o suave zumbido da modernidade alivie nossas ocupadas mentes.

Modo de preparo:

  1. Despeje 300 ml de água no reservatório de água da cafeteira;
  2. Adicione o café moído single origin de torra arábica ao filtro da cafeteira;
  3. Pressione o botão para fazer o café e está pronto. Simples assim. Agora basta aproveitar sua xícara e desfrutar de todos os benefícios da bebida.

5. Cold Brew

Este método é a melhor maneira de obter um café gelado, de maneira confiável, deliciosa e única, feito em sua própria casa. Um processo simples, 12 horas de espera e você tem café pronto para os próximos dias.

Modo de preparo:

  1. Separe 2L de água num recipiente;
  2. Adicione a este mesmo pote 400g de café moído single origin de torra arábica;
  3. Misture a combinação e tampe o recipiente. Feito isso, aguarde a infusão por 12h a 18h, dependendo de como você prefira a concentração do café;
  4. Despeje a mistura num coador de pano ou papel e coloque o café coado e prensado a frio para gelar.

O que nunca pôr no café?

Um ritual matinal para alta performance sempre envolverá um café otimizado. E o que você coloca em nele pode, literalmente, estragar seu dia - estamos falando de queda de energia, irritabilidade e desejos. Por essas razões, é importante escolher sua bebida com sabedoria e usá-la com mais ainda.

Adoçantes e gorduras insalubres, por exemplo, podem aumentar os níveis de inflamação e mexer com o seu metabolismo. Aqui estão as seis piores coisas para adicionar ao seu café.

Açúcar

Essa comum adição de açúcar ao café, a longo prazo, pode causar obesidade, diabetes, doenças cardíacas, danos ao fígado, câncer, inflamação e desregulação hormonal. A cafeína, quimicamente falando, possui um sabor bem amargo. Por isso, você tem duas opções.

A primeira é você controlar seu paladar, fazendo ele - com o tempo - se acostumar ao gosto do café. Acredite, uma vez que isso aconteça, você nunca mais vai querer voltar a adoçar a bebida.

A outra opção é usar adoçantes naturais e que não causam danos ao corpo. Esses seriam stevia, xilitol ou eritritol. Ainda assim, comece tentando acostumar o paladar e se surpreenda com o quanto você pode se apaixonar pelo sabor natural da bebida.

Leite

Este duo pode ser especialmente problemático se você tiver intolerância ou alergia a proteínas do leite (caseína) ou açúcar no leite (lactose). Os sintomas induzidos por inflamação incluem: gases, inchaço, diarreia, constipação, e até mesmo urticária ocasionalmente.

Se você realmente gosta de café com leite, tente o Super Coffee. Sua composição torna o café ainda mais cremoso e saboroso do que simplesmente com leite.

Adoçantes artificiais

Sacarina, aspartame, sucralose, neotame… Esses adoçantes podem adicionar um sabor único à sua bebida preferida, mas podem apresentar sérios problemas de saúde. Há pesquisas que falam sobre uma resposta aumentada de insulina devido a adoçantes químicos - como eles realmente imitam o efeito de ter açúcar.

Post relacionado: Por que um alto consumo de açúcares é tão danoso para o organismo?

A maioria das pessoas está usando isso para tentar reduzir a ansiedade, mas se você ainda está recebendo uma liberação de insulina, isso contradiz a intenção.

Embora as agências regulatórias digam que são seguras para consumo em certos níveis - não sabemos os efeitos colaterais a longo prazo dessas coisas. Como já sugerimos, busque adoçantes que não causam danos, como stevia, eritritol e xilitol.

Como otimizar seu café

O SuperCoffee é o futuro do café

Já citamos os inúmeros benefícios do café e a importância de sua qualidade. Mas o grande segredo é que não para por aí. Esqueça tudo que você sabe sobre café e acrescente a sua rotina o SuperCoffee - o café otimizado para performance física e mental.

Sugiro genuinamente que você leia o post mencionado acima e siga essas dicas abaixo para extrair o máximo potencial desta bebida e conseguir resultados extraordinários - como aumento de energia, clareza e foco mental e queima de gordura acelerada.

Sempre que for beber café, se certifique de:

1- Compre grãos orgânicos e single origin. Isso significa o "puro malte" do café, ou seja, os grãos ali são provenientes da mesma fonte, e não uma mistura para barateá-los.

2- O grão do café arábica, geralmente, é menos mofado do que o robusta. Já falamos sobre isso aqui no post, então, cheque sempre o tipo do grão do café que você compra.

3- Para fazer a bebida, recomendamos o uso do método da prensa francesa, esse, quando feito da forma correta, tende a extrair mais benefícios do grão.

4- O grande segredo! O último - e mais importante - passo para você otimizar o seu café é emulsificando ele com gorduras de alta qualidade. Isto é, óleo de coco extra virgem e manteiga ghee grass fed - com vacas alimentadas apenas de pasto.

A partir desse blend desenvolvido por experts em nutrição funcional, seu corpo passa a queimar muito mais gordura, além de sua energia e clareza mental aumentarem por um longo período.

Autor:
Caffeine Academy

Referências