28 de setembro de 2020
Ego x Eu superior

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Nós, humanos, somos criaturas complexas e ao mesmo tempo desconhecemos a nossa real identidade. Além do corpo físico existe um corpo energético, denominado de “eu superior” - falaremos dele mais a frente. 

A imagem que formamos de nós mesmo no plano físico é determinada pelo ego, um tipo de autoconsciência insana e egoísta, que sempre está focada em satisfazer suas próprias necessidades. Porém, o ego faz parte de nós e deve ser controlado.

Quando nos conectamos com nosso eu superior, a mentalidade se torna mais positiva e, consequentemente, mais poderosa. Não há espaço para dúvida, tristeza, vergonha e ressentimento. Quer saber como realizar essa conexão? Continue a leitura do texto!

Quem está falando: o ego ou o eu superior?

Um grande empecilho para que as pessoas se conectem ao seu eu superior é, justamente, saber diferenciá-lo do ego. Afinal, ambos coexistem em nós. 

Mas perceba, o ego sempre te fará acreditar que você precisa de muito mais, porque ele nunca está satisfeito. O eu superior, por outro lado, entende que você foi trazido a este mundo com o suficiente para viver, e viver bem. Assim, tudo o que chega às suas mãos ao longo caminho é um bônus. 

Veja abaixo algumas típicas frases que podem passar pela sua cabeça:

Ego:

1. Sou uma vítima das circunstâncias.
2. Vivo em escassez. Nada é suficiente.
3. Estou vivo temporariamente e isso é assustador.
4. Sou uma máquina feita acidentalmente.
5. Estou competindo com o mundo.
6. Isso é complicado...

Eu superior:

1. Eu crio a minha própria realidade.
2. Vivo em abundância. Sempre há o suficiente.
3. Estou vivo temporariamente e isso é incrível.
4. Sou um artista feito de energia infinita.
5. Estou em harmonia com o mundo.
6. Sou feliz!

Consegue agora distinguir o ego do eu superior? Quando o ego é controlado - e não destruído - conseguimos ter um equilíbrio entre o que queremos (desejos) e o que temos (realidade). Conectar-se com o eu superior é o caminho. 

Como se conectar com seu eu superior

O seu eu superior sabe coisas sobre você que nem você sabe. Quando você se conecta com ele, sua consciência cresce de forma expansiva e há uma redução do estresse e da ansiedade; mais resiliência e menos julgamento em relação a si a aos outros.  

A seguir, listamos alguns caminhos para você se conectar ao seu eu superior. 

Aceite a sua realidade

O primeiro passo talvez, seja o mais difícil. Aceitar a sua realidade é essencial para iniciar qualquer prática espiritual. A aceitação vem com o tempo. Diariamente, reserve um momento para analisar como sua vida está e o quão longe você chegou até agora. 

Um boa dica é ler livros e ouvir gurus que falem sobre a jornada espiritual. 

Pratique meditação 

Praticar a atenção plena através da meditação, por exemplo, te ajuda a reconhecer a sua existência como um ser espiritual, permitindo uma melhor conexão com o seu interior. O silêncio é capaz de acalmar o barulho do ego e alcançar um estado de quietude interior. 

Caso você não saiba como iniciar essa prática, montamos um guia de meditação para iniciantes com todas as orientações necessárias para começar em casa. 

Post relacionado: Meditação para iniciantes: como fazer, significado, benefícios e aplicativos

Tenha um diário

Outro exercício prático para se conectar ao eu superior é simplesmente escrever. Todos os dias, escreva duas a três páginas de qualquer coisa que surgir à mente. Deste modo, você esvazia a mente e abre espaço para inspiração. 

Que tal seguir essas três dicas? Apostamos que você ficará muito mais próximo do seu eu superior e mudará o curso da sua vida de forma muito positiva. 

 

Autor:
Caffeine Academy