29 de setembro de 2020
As armadilhas do ego que impedem o seu crescimento

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Com certeza você conhece alguém com o "ego inflado”. Deixe-nos adivinhar… Essa pessoa insiste em acreditar que ninguém tem nada a ensiná-la ou, ainda, se acha a dona da razão. Esse tipo de comportamento expressa algumas armadilhas do ego e  impedem o crescimento pessoal.

Mas afinal, o que é ego?

De acordo com Sigmund Freud, pai da psicanálise, a nossa personalidade é formada por três instâncias: id, ego e superego, que são regidas, respectivamente, pelos princípios do prazer, da realidade e da moralidade.

O ego é estrutura que deriva do id - totalmente impulsiva - e transita entre o mundo interno e o externo, buscando equilíbrio com o superego - bastante moralista. O ego atua prezando pela saúde, segurança e a sanidade da psique.

a personalidade é formada pelo ego, id e superego

Mas além das teorias psicanalíticas, o ego é também identificado como a imagem que formamos de nós mesmos, determinando a personalidade.

Especificamente, sob o ponto de vista da espiritualidade, o ego é um tipo de autoconsciência insana e egoísta. A partir daí surge o termo egocêntrico, que se refere à pessoa que supervaloriza o seu próprio ego.

Mas independente da linha de pensamento, existe um ponto em comum: o ego precisa ser educado! Ele é uma força intrínseca que precisamos controlar para ter um equilíbrio entre o que queremos (desejos) e o que temos (realidade). 

5 armadilhas do ego 

“Seu ego pode se tornar um obstáculo para o seu trabalho. Se você começa acreditando na sua grandeza, é a morte da sua criatividade”. (Marina Abramovic)

Nenhuma outra frase sintetiza tão bem o quanto a nossa autoconsciência pode nos limitar. Através de algumas armadilhas, o ego nos distancia do crescimento pessoal e do real sentido de felicidade. 

Pronto para ter um choque de realidade? Veja abaixo algumas armadilhas do ego. 

“O dono da razão"

Pessoas dotadas de ego inflado e com pouca empatia criam constantes disputas para se manterem com a verdade nas mãos. Isso porque, o ego age de acordo com a percepção única e exclusiva de cada pessoa. 

Então, mesmo com evidências sólidas que não estão certos, o ego nos faz querer sempre ter a razão. Esse tipo de comportamento não ajuda em nada, muito contrário, só enfraquece relacionamentos.

 

“Por que não agem como eu desejo?”

No fundo, todos nós gostamos de reciprocidade. Mas a partir do momento que você se desespera quando amigos e familiares não agem conforme sua vontade, você não só cai em uma armadilha, mas também nutre uma grande fonte de sofrimento.

Neste caso, o ideal é deixar as coisas seguirem e o seu curso. Respeitar a vontade alheia é um ato de respeito e que também contribui para o crescimento pessoal.

“Nunca me sinto completo”

Será que a grama do vizinho é realmente mais verde? O constante sentimento de carência, seja pela falta de alguém ou de algo, faz com que nunca nos contentemos com o que temos e vivamos eternamente insatisfeitos.

Não deixe o ego te sabotar! Olhe para tudo que você já tem e sinta satisfação por isso.

o ego é capaz de trazer um sentimento de falta

“Eu preciso ser aceito”

De certo modo, a convivência social é mais fluída quando existe aceitação, mas em equilíbrio! A busca incessante por aprovação dos outros, na maioria das vezes, está ligada a uma desvalorização da estima. 

As consequências incluem, por exemplo, um relacionamento de aparências e a sensação que falta algo. A solução? Colocar o seu ego em uma dieta. Isso mesmo! Reduzi-lo até alcançar um equilíbrio entre os desejos e a realidade.

“Me sinto inferior”

Quando há uma percepção de que outras pessoas nos supera em quase tudo, o sentimento é de sofrimento e decepção. Ao contrário do exemplo anterior, um ego anoréxico também adoece o corpo e a mente.

O sentimento de inferioridade só existe quando você se compara a alguém. Pare! No início pode até parecer complicado, mas a partir do momento que você se reconhece e se entende, fica mais fácil identificar os pontos de melhora e ter crescimento pessoal. 

Você ainda pode não ter descoberto, mas todos nós temos um guia interno e a todo tempo ele nos ajuda a superar as limitações autoimpostas pelo ego. Esse guia é o “Eu superior”, a sua melhor versão, e que todo tempo nós da Caffeine Army tentamos despertar em você.

Continue acompanhando os nossos conteúdos e aprenda a educar o seu ego! 

Autor:
Caffeine Academy