21 de julho de 2021
Descubra os efeitos do açúcar no seu cérebro

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

O açúcar está em toda parte. É naturalmente encontrado em frutas e laticínios, mas sua maior presença está em muitos dos alimentos que consumimos diariamente, seja ele doce ou salgado, e isso é uma má notícia.

Não é novidade que, quando consumido em grandes quantidades, o açúcar pode causar diferentes problemas à saúde - compromete o bom funcionamento do organismo e, consequentemente, do cérebro. 

Mas, por que exatamente, o açúcar é um problema? Como o açúcar afeta o cérebro? Há uma maneira melhor de obter a energia sem os impactos negativos? Continue lendo para entender os efeitos do açúcar no seu cérebro e como reduzi-los para garantir uma vida mais saudável, produtiva e longeva.

O processo do açúcar no seu corpo

Quando você come açúcar e carboidratos ricos em amido, seu fígado trabalha para levar essa glicose até às células como fonte de energia. E como seu cérebro é o lar de muitas células nervosas, ele usa a maior parte da glicose do corpo como combustível.

Post relacionado: Alimentos com alto índice glicêmico que você deve evitar

Na verdade, uma pesquisa apontou que o cérebro é responsável por 60% da utilização de glicose pelo corpo. Assim, seu cérebro precisa de uma boa quantidade de glicose para funcionar. 

No entanto, essa energia não precisa advir de fontes ruins, como os carboidratos simples. Pois, mesmo aqueles que seguem a dieta cetônica mais rígida, podem produzir glicose para seus cérebros a partir de outras fontes de energia, como proteínas.

Sabemos que a dieta comum do brasileiro, normalmente, contém mais açúcar do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que deve ser 10% do valor energético total e, idealmente, 5%. O que equivale a aproximadamente 25 gramas (100 cal ou aproximadamente seis colheres de chá) de açúcares adicionados por dia.

A principal fonte de açúcar presente na dieta dos brasileiros vem dos produtos industrializados. E quando se trata da ingestão de açúcar relacionado à saúde, tem-se estudado, com afinco, os efeitos do açúcar no cérebro.

Isso porque, uma alimentação desequilibrada pode ter sérias consequências na nossa rotina de bem-estar e o cérebro é um dos órgãos mais afetados pela ingestão desregrada deste alimento por ser o centro de controle do corpo. Assim, quando há muito açúcar em seu sistema, nosso estado normal é afetado, causando efeitos colaterais negativos que podem se traduzir em: 

  • mudanças de humor;
  • ganho de peso;
  • alterações hormonais;
  • obesidade;
  • Outros problemas de saúde ainda mais sérios.

Quais são os efeitos do açúcar no cérebro?

Nossos corpos evoluíram essencialmente para favorecer as fontes de energia facilmente acessíveis, como os alimentos açucarados. Além disso, os alimentos doces são capazes de ativar o circuito de recompensa a curto prazo no nosso cérebro que aumenta a produção de dopamina, neurotransmissor que provoca a sensação de prazer e aumenta a motivação.

Na verdade, o consumo de açúcar estimula áreas específicas do cérebro que estão ligadas ao vício. Em um estudo realizado em 2013, pesquisadores usaram a imagem de ressonância magnética funcional para avaliar as mudanças no cérebro dos participantes após consumir uma refeição com alimentos de alto índice glicêmico (IG) versus uma refeição com alimentos de baixo índice glicêmico.

Nele, os pesquisadores descobriram níveis de atividade significativamente mais elevados nas áreas do cérebro responsáveis ​​pela recompensa e desejo após a refeição de alto IG. Eles também descobriram que os participantes que consumiram uma refeição com alto IG relataram um aumento da sensação de fome, o que pode ser um precursor do sobrepeso.

Post relacionado: Como os picos de insulina afetam sua saúde

Com base nesses dados, é possível concluir que comer açúcar ativa o centro de recompensa do cérebro. Como consequência, nosso corpo começa a desejar mais e mais açúcar. E aqui está o problema com esse ciclo: os efeitos do açúcar no cérebro interferem no seu desempenho, sentimentos e cognição.

Como o açúcar afeta o cérebro

Listamos abaixo alguns dos malefícios causados pelo açúcar no cérebro.

Alterações de humor

O açúcar pode ter um impacto negativo em sua saúde mental e bem-estar - principalmente quando se trata de sua capacidade de manter um humor saudável. Ele é capaz de interferir na capacidade do corpo de produzir o hormônio serotonina, o que pode levar à depressão e ansiedade.

A primeira forma como o açúcar afeta a produção de serotonina é no intestino, responsável por produzir cerca de 90% do “hormônio da felicidade”. Logo, se o seu intestino for comprometido por sobrecarregá-lo com muito açúcar, você terá problemas com outras funções exercidas por ele, como digestão, formação de células imunológicas e produção de serotonina.

Uma grande quantidade de açúcar no sangue também pode afetar a capacidade do cérebro de produzir e utilizar a serotonina ao longo do tempo. Uma dieta rica em açúcar obriga seu corpo a usar suas vitaminas B para metabolizar o açúcar, não deixando nenhuma para a produção de serotonina ou outros usos importantes.

Além disso, o açúcar possui grande impacto sobre a ansiedade pois tem muito a ver com a forma como afeta os níveis de glicose no sangue. Quando os níveis de açúcar no sangue caem, o cérebro fica desesperado por energia e reage enviando um alarme de adrenalina, despertando sintomas de ansiedade como sensação de fraqueza, tremores e confusão mental.

Post relacionado: Ansiedade: o que é, sintomas e como controlar

Além disso, quando você come muito açúcar, a quantidade de uma proteína chamada fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) diminui. O BDNF desempenha um papel importante na redução de reações de ansiedade, pânico e estresse, portanto, uma deficiência pode intensificar essas condições.

Prejudica a memória e a aprendizagem

Um estudo realizado pelo UCLA, detectou que os ratos que consumiram mais açucar durante o período de pesquisa, apresentaram danos na comunicação entre as células cerebrais, além de desenvolver a chamada “resistência insulínica”, condição que se caracteriza pela insuficiência relativa do hormônio insulina no organismo.

Já em um outro estudo que acompanhou mais de 5.000 participantes ao longo de uma década, os pesquisadores descobriram que as pessoas com alto nível de açúcar no sangue tinham taxas significativas de declínio cognitivo - e quanto maior a quantidade de açúcar, mais rápido o declínio.

Diante disto, podemos concluir que os efeitos do açúcar no cérebro têm um impacto altamente negativo sobre a memória e também na retenção de novos conhecimentos.

Abasteça seu corpo e mente com energia duradoura

Já vimos que o açúcar é um pesadelo quando se trata da saúde humana como um todo. Mas, felizmente, há alternativas que beneficiam não só sua energia física e mental, assim como auxiliam na performance cognitiva sem todos os efeitos colaterais negativos.

Seguir uma dieta rica em gorduras e pobre em carboidratos, por exemplo, fornece ao cérebro um combustível mais eficiente do que uma dieta rica em carboidratos e açúcares (que cria excesso de glicose), aumentam o crescimento de novas células cerebrais e  favorecendo a área responsável pelo aprendizado e memória.

 

Saiba mais em 21 alimentos que podem fornecer mais energia

Além do mais, consumir alimentos com gorduras de qualidade aumenta a sensação de saciedade, auxilia na queima de gordura como fonte de energia, contribui para o melhor funcionamento do cérebro, além de auxiliar na perda de peso de forma saudável - estes são apenas alguns dos benefícios da dieta low carb ou dieta cetogênica.

Mudar sua alimentação pode ser o passo mais importante para seu alto desempenho e performance cognitiva. Se você não sabe por onde começar, busque ajuda de um profissional e comece fazendo adaptações leves, neste processo, SuperCoffee pode ser um grande aliado dos seus novos desafios.

Autor:
Caffeine Academy