28 de setembro de 2020
Dicas de biohacking: otimizações simples para colocar em prática

by:Bruno Army

O que você vai ler aqui:

Biohacking é a arte e a ciência de mudar o ambiente ao seu redor e dentro de você. A partir daí você assume o controle de sua própria biologia. Isso não significa necessariamente receber injeções de células-tronco ou pular em uma câmara de crioterapia.

De fato, qualquer coisa que você fizer que o ajude a performar mais e experimentar um estado de alta performance é um biohack - mesmo que seja tão simples quanto arrumar a organização dos aplicativos no seu telefone. Abaixo, você encontrará uma lista das minhas atualizações favoritas e acessíveis.

Dicas de Biohacking

1. Mude sua rotina de dormir

Esta é literalmente uma das otimizações mais importantes que você pode fazer, e é por isso que estou listando isso primeiro. A fim de melhorar o funcionamento do cérebro, promover a reparação muscular, equilibrar seus hormônios e melhorar seu humor, vá até o sono. A melhor parte é que não custa praticamente nada para melhorar sua qualidade de sono:

Não beba café 6 horas antes de dormir: o café é ótimo para você. Ele é carregado com antioxidantes que ajudam você a se livrar dos radicais livres para que você possa se sentir bem o dia todo, isso o mantém alerta e o gosto cá entre nós, é excelente! Mas também mantém você acordado. Opte pelos descafeinados após as 14:00 ou pelo menos 6 horas antes de dormir, o que ocorrer primeiro. Não se preocupe - o café descafeinado de alta qualidade ainda é um superalimento!

Limite de luz azul e brilhante: A luz azul, também conhecida como a luz de telas como seu laptop, telefone e TV, mantém você acordado e bagunça seu ritmo circadiano. Coloque seu telefone longe depois de escurecer. Se você tiver que olhar para as telas, use um software gratuito de filtragem de luz azul como o f.lux ou ative o modo “Night Shift” no seu telefone ou laptop. Bônus, agende o filtro para ligar automaticamente após o pôr do sol!

Durma em uma caverna: Com isso, quero dizer que seu quarto deve estar tão frio e tão escuro quanto possível. Você terá mais facilidade em adormecer e permanecer dormindo se mantiver seu quarto em torno de 20 graus celsius. Desligue os componentes eletrônicos no quarto para evitar a exposição à luz azul e feche bem as janelas e cortinas para você não receber nenhum tipo de luz.

2. Tome um banho frio

Sim, você vai me odiar por recomendar este, mas faz uma grande diferença e você me agradecerá mais tarde. Quando você está exposto ao frio extremo, seu corpo responde aumentando seu metabolismo para aquecer novamente. Você queima gordura através de um processo chamado termogênese fria, que também reduz a inflamação e aumenta a circulação sanguínea.

No final do seu próximo banho, fique embaixo da torneira para que a água o atinja diretamente na testa. Uma tonelada de seus receptores de frio estão em sua testa e peito. Em seguida, desligue o calor e force-se a ficar sob a água fria por no mínimo 30 segundos.

Observação: resista o máximo possível ao frio sem pulos, gritos ou outras coisas do tipo. Mantenha a calma e tente se concentrar apenas na sua respiração, tentando inspirar e expirar pela maior quantidade de tempo possível.

3. Experimente estilos de jejum intermitente

O jejum intermitente é simples: coma com menos frequência. Quando você intencionalmente limita sua janela de comer, você dá tempo ao seu corpo para digerir sua comida, consertar suas células e evitar quedas bruscas de açúcar no sangue.

Você não precisa comer menos - apenas coma com menos frequência. Se você seguir o nosso estilo de vida, provavelmente está familiarizado com o jejum intermitente - indicamos esse estilo de alimentação como uma maneira acessível de acelerar o reparo celular, aumentar sua energia e aproveitar o foco nítido o dia todo, sem se sentir nervoso. Você começa cada manhã com uma dose do SuperCoffee, que contém boas fontes de gorduras saudáveis e outros nutrientes funcionais que vão mantê-lo cheio até o almoço.

4. Elimine os alimentos que te deixam fraco

Estou esperando que alimentos orgânicos, não transgênicos, capturados e alimentados com capim se tornem mais amplamente disponíveis (e mais baratos) em um futuro próximo. Enquanto os mercados ainda não estão adaptados a esse estilo de vida, existem alguns trocas que te permitem reduzir  sua exposição a alimentos que comprovadamente contribuem para a inflamação, a névoa cerebral e o estresse do sistema digestivo:

Coma menos carne. Sim, a carne industrial é barata, mas isso não significa que você deve se alimentar apenas dela. É tão cheio de antibióticos e pesticidas que você vai acabar pagando mais - nos custos de saúde. Compre alimentos alimentados com capim e capturados na natureza o mais rápido possível, mas coma menos. Em vez disso, carregue seu prato com produtos orgânicos, gorduras saudáveis como manteiga ghee grassfed  e óleo de coco, e o ocasional carboidrato denso (raízes).

Glúten, excesso de açúcar e a maioria dos laticínios. Entre outras questões, os animais que produzem leite quando alimentados com grãos são inflamatórios, o glúten engorda e o excesso de açúcar destrói suas bactérias intestinais. A solução econômica? Não compre esses alimentos, ou pelo menos coma-os com menos frequência. Se você achar que não pode viver sem pão, marque estas receitas de pão com 30 keto.

5. Preste atenção ao seu intestino

Você sabia que suas bactérias intestinais controlam sua mente? Seu intestino está em constante comunicação com seu cérebro através de um caminho nervoso chamado eixo intestino-cerebral. Ele controla muito mais do que você pensa - como seu humor, níveis de estresse, sono, peso e, sim, sua digestão.

Você, como um biohacker iniciante, tem o poder de entender o que está acontecendo em seu intestino e usar esses dados para ajustar sua dieta. Não acredita em mim? Dê uma olhada no seu cocô. É gratuito, acontece todos os dias (ou deveria), e é uma maneira fácil, embora um pouco grosseira, de entender o que está acontecendo em seu sistema digestivo. 

Não consegue fazer cocô? Beba mais água e coma alimentos ricos em gordura. 

Lidando com diarreia frequente? Coma alimentos ricos em prebióticos, como batata-doce, kombucha, kefir e cenoura. 

Fazendo cocô três ou mais vezes por dia? Carregue em vegetais ricos em fibras. 

Toda vez que você mudar alguma coisa em sua dieta, dê uma olhada no seu cocô - isso ajudará você a entender se estiver mudando sua digestão na direção certa.

6. Gerencie seu estresse

Este é outro biohack que é incrivelmente eficaz e  não custa um único centavo. Um pouco de estresse é bom para você, mas muito enfraquece seu sistema imunológico, engorda, dá celulite, te deixa fraco, encurta sua vida útil e faz com que seu cabelo caia. Não obrigado.

Exercite a gratidão: ela literalmente reconecta seu cérebro e é super fácil de fazer a qualquer hora do dia. Toda dia, assim que acordo, agradeço ao universo por todas as coisas boas e ruins que acontecem/aconteceram comigo. Algumas pessoas fazem isso logo antes de irem dormir, em formato de diários. Agende um tempo para a gratidão e você gostará da forma como ela reestrutura até as partes mais frustrantes do seu dia.

Medite: A meditação mostrou reduzir significativamente os níveis de hormônios do estresse, o cortisol e a epinefrina. É fácil começar - confira este desafio de meditação guiada.

Reduza o cansaço das decisões: tomar muitas decisões o dia todo consome sua força de vontade e energia mental - o que o deixará de fora, seja você um CEO de alta potência ou um pai ocupado (ou ambos). Confira esta lista de 30 maneiras de evitar a fadiga de decisão.

7. Mova-se mais, especialmente ao sol

 

Seu corpo foi feito para se mover, não se sentar atrás de uma mesa, em um carro e no sofá durante a maior parte do dia. O exercício melhora a função do seu cérebro, tornando-o mais resistente ao estresse, alivia a tensão muscular para que você possa se mexer o dia todo e o ajuda a dormir melhor.

Esses são todos os principais benefícios para manter sua longevidade e saúde cerebral. De fato, um estudo descobriu que um hormônio liberado durante o exercício pode proteger o cérebro contra a doença de Alzheimer. 

Não tem certeza de como colocar mais movimento em seu dia? Alterne entre 1 minuto de burpees e 1 minuto de descanso enquanto assiste TV. Fique em pé e ande por aí enquanto você atende seus telefonemas no trabalho. Alongue-se assim que acordar.

Ah, e dê um passeio lá fora ao sol. A luz é um nutriente e a luz solar é muito boa para você. Ele desencadeia a produção de vitamina D, testosterona, endorfinas e dopamina, para citar alguns. Além disso, a luz solar quente é boa para a sua pele e você provavelmente não está recebendo o suficiente.

Olha, eu planejo viver até os 120 anos. Sim, eu uso técnicas antienvelhecimento avançadas para tornar minha meta uma realidade. Também temos casos documentados de pessoas vivendo além de 100 sem nada mais avançado do que uma dieta com baixa toxina, luz solar e atividade física regular. 

O biohacking não precisa ser um empreendimento grande e complicado que envolva máquinas de bip e soros de beleza de ficção científica. Pode ser tão simples como dar um passeio ao sol e apreciar o calor da sua pele. Não é bonito?

 

Autor:
Bruno Army