14 de setembro de 2020
Nootrópicos, o que são?

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Muitas pessoas sabem o que comer para manter o corpo bonito e saudável, mas será que existe essa mesma preocupação com o cérebro?

Diversos alimentos que fazem parte do nosso cardápio, além de apresentar benefícios para a saúde, também contribuem para um melhor desempenho de importantes funções do cérebro. 

O cérebro humano já é otimizado para o uso, mas há formas de potencializar todas as suas funções, proporcionando mais habilidades sem prejuízos. Esse aumento do desempenho cognitivo no ser humano é causado por nootrópicos, substâncias com ação cerebral, capazes de aumentar o foco, o raciocínio, a atenção e a memória.

A proposta de melhorar a performance intelectual já é bastante explorada em locais como o Vale do Silício – região do norte da Califórnia, nos EUA -, e vem se popularizando entre investidores do mercado financeiro, empresários e programadores, abarcando um mercado cada vez mais forte.

No Brasil, esse assunto ainda é pouco disseminado e, geralmente, está associado ao conceito de “drogas inteligentes”, mas você sabia que há formas de potencializar seu cérebro e obter os mesmos resultados cognitivos com nootrópicos totalmente naturais?

Essa é uma questão pouco abordada, sendo assim, levantamos tudo o que você precisa entender sobre os nootrópicos, desde o seu surgimento até como usá-los ao seu favor de forma segura e saudável.

O que são nootrópicos?

O termo nootrópico foi cunhado pela primeira vez em 1972, quando o psicólogo e químico romeno Corneliu Giurgea o atribuiu ao piracetam, uma droga que aumentava as capacidades intelectuais sem causar efeitos adversos acentuados.

A denominação tem origem do grego nou, que significa “mente”, e tropo, que pode ser traduzido como “direção”. Atualmente, o significado da palavra nootrópico pode variar de acordo com o interlocutor, mas permanece atrelado aos seguintes benefícios:

  • Estimulo da memória;
  • Alta capacidade de aprendizagem;
  • Concentração avançada.

Desta forma, nootrópico são substâncias capazes de potencializar o desempenho mental sem produzir efeitos colaterais negativos, proporcionando o aumento da função cognitiva e a eficiência do cérebro.

Como atuam os nootrópicos

Basicamente, os nootrópicos atuam como mensageiros químicos, transportando, estimulando e equilibrando os sinais entre neurônios, células nervosas e outras células do corpo.

Após a liberação de suas substâncias, o neurotransmissor atravessa a lacuna entre as células e se liga a outro neurônio, estimulando ou inibindo o neurônio receptor, de acordo com a sua característica, entre as principais estão: concentração, cognição e memória.

Tipos de nootrópicos

Conforme citado anteriormente, muitos nootrópicos ainda estão atribuídos ao conceito de “smart drugs” ou drogas da inteligência. O Piracetam, primeira droga sintetizada como nootrópico, hoje é usado como suplemento e também no tratamento de diversas condições cognitivas debilitantes. 

Outros medicamentos compõem esse grupo, sendo receitados para pacientes diagnosticados com TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade), depressão, entre outros.

No entanto, é possível aumentar a sua cognição sem fazer uso de remédios. Nos Estados Unidos, por exemplo, existem marcas que oferecem bebidas, alimentos e suplementos com substâncias neuroativadoras.

E no quesito produtos saudáveis que aumentam o desempenho cognitivo, o Brasil também está no pódio, pois o SuperCoffee 2.0 também é um nootrópico

Composto por 12 superalimentos, esse blend energético instantâneo foi formulado para oferecer mais energia e disposição após o consumo, tornando seu dia mais produtivo - com mais foco e concentração -, além de otimizar a queima de gordura. 

Post relacionado: SuperCoffee 2.0: nunca foi tão fácil alcançar sua melhor versão.

Desenvolvido a partir de uma mistura única de ingredientes especialmente combinados, o SuperCoffe é um nootrópico natural graças a combinação da cafeína com taurina e L-teanina, que ajuda a apoiar certas funções cerebrais, como memória, velocidade mental e concentração.

 

Além dessa opção, você também pode encontrar e adicionar nootrópicos naturais a sua rotina através de alimentos que provocam estímulos em virtude de suas composições. Confira os alimentos que são capazes de nutrir sua mente:

Principais nootrópicos naturais

  • Mirtilo, também conhecido como Burberry: é considerado um dos alimentos mais poderosos para a saúde cerebral por ser uma fruta muito rica em antioxidantes, vitamina e fibras, cujas propriedades auxiliam no atraso da deterioração da memória e da cognição;
  • Nozes: possui fibras solúveis e ácido-graxo ômega 3 e 6 em sua composição que além de equilibrar o colesterol, atua no combate ao estresse. O ômega 3 é responsável por amenizar os efeitos do estresse na rotina, aliviando a fadiga e o cansaço, fornecendo energia para as atividades do dia a dia.
  • Cacau (ou chocolate amargo): essa fruta é conhecida por ser rica em flavonoides, antioxidantes potentes que atuam como agentes anti-inflamatórios, beneficiando a saúde cerebral e cardiovascular. Consumir chocolate regularmente pode beneficiar a memória recente e o processamento de informações visuais. 
  • Café: cientistas acreditam que a cafeína contém elementos neuroprotetores que podem manter o cérebro muito mais saudável. Dentre os motivos para consumir cafeína estão: maior alerta mental e melhoria do desempenho cognitivo, otimização da vigilância e do tempo de reação, além de um melhor desempenho atlético.

É fato que a alimentação saudável é essencial para fazer com que o corpo e o cérebro funcionem melhor no dia a dia. Dê preferência aos alimentos orgânicos, eles possuem menos produtos químicos em sua composição.

Por fim, vale ressaltar que, apesar dos diversos benefícios relacionados aos nootrópicos, é imprescindível estabelecer um equilibro em relação ao consumo desses alimentos, pois o excesso pode ocasionar um comprometimento cognitivo.

Autor:
Caffeine Academy