29 de setembro de 2020
O que é o Estado de Flow e por que você deve alcançá-lo

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Sabe quando você se envolve tão profundamente em uma atividade e nem vê as horas passarem? 

O foco é tão grande que nada e ninguém te dispersa e, ao mesmo tempo você se sente bem e bastante produtivo. Parece que, simplesmente, tudo está “fluindo”, sem nenhum esforço e desgaste físico ou mental. 

Tudo o que você sentiu não foi por acaso. Este é o estado de flow, em português estado de fluxo. Uma condição em que o seu corpo e a sua mente fluem em perfeita harmonia, te levando ao estado de excelência enquanto trabalha, estuda ou desenvolve um hobby.

Para alcançar esse estado são necessárias algumas condições, como foco e motivação intrínseca. Mas também existem gatilhos para entrar em flow deliberadamente. Vamos compartilhar tudo isso isso com você ao longo deste texto!

o estado de flow te deixada focado

As lições de Mihaly Csikszentmihalyi 

Mihaly Csikszentmihalyi, psicólogo e professor, criou a teoria psicológica do fluxo a partir de estudos sobre felicidade e criatividade. Ao longo das suas pesquisas, ele entrevistou escritores, músicos e cientistas que retrataram que seus melhores trabalhos surgiram em momentos de êxtase.

Então, a partir dessas análises Csikszentmihalyi descreveu 9 características do estado de flow:

  • Distorção da noção de tempo;
  • Alto grau de concentração e foco;
  • Redução da autoconsciência;
  • Equilíbrio entre o nível de habilidade e os desafios;
  • Feedback imediato (união entre ação e pensamento);
  • Eliminação do medo do fracasso;
  • Sensação de controle e prazer diante da atividade; 
  • A atividade é objetivo, independente do resultado;
  • Faz-se o que quer com segurança. 

O estado de flow é espontâneo e a maioria das pessoas não sabem como alcançá-lo. Apenas acontece. E lá estamos super concentrados em uma atividade, imersos e felizes. 

Contudo, o autor afirma que algumas condições aumentam a probabilidade de ocorrência desse estado: 

  • Saber o que fazer;
  • Saber como fazer;
  • Saber como você está indo;
  • Saber para onde ir;
  • Ter grandes desafios percebidos;
  • Ter altas habilidades percebidas; 
  • Estar livre de distrações.

Gráfico do estado de flow

O estado de flow depende da relação desafio x habilidade. O fluxo só será alcançado quando a tarefa é desafiadora o suficiente para manter o seu cérebro motivado, na mesma proporção que as suas habilidades são suficientes para enfrentar o desafio, sem torná-lo muito difícil. 

O modelo de flutuação da experiência é representado através do gráfico abaixo:

Gráfico do estado de flow

Assim, 

  • Se o desafio tiver um nível alto e suas habilidades um nível baixo, você sente ansiedade
  • Se o desafio tiver um nível baixo e suas habilidades um nível alto, você sente tédio;
  • Se houver equivalência entre desafio e habilidade, você alcança o estado flow.

Então, quando estiver sentindo ansiedade, tédio, apatia ou qualquer outro sentimento descrito no gráfico, observe qual o nível do desafio que está estimulando esse sentimento e qual o nível de habilidade necessária para vencer esse desafio.

Estado de flow = felicidade

Geralmente, a sensação de relaxamento é associada à felicidade. Mas Mihaly não pensa dessa forma. Veja o que ele diz:

"Os melhores momentos de nossas vidas não são os tempos passivos, receptivos e relaxantes ... Os melhores momentos geralmente ocorrem se o corpo ou a mente de uma pessoa são levados ao limite em um esforço voluntário para realizar algo difícil e que vale a pena".

Mihaly, em concordância com cientistas da Universidade de Chicago, concluiu que os indivíduos se sentem mais felizes quando estão imersos em projetos desafiadores. Isso porque, essa experiência implica em princípios de crescimento pessoal e desenvolvimento.

Assim, quanto mais vezes o estado de flow é alcançado, maior é a sensação de felicidade e outros sentimentos positivos. Curioso para saber como vivenciar essa experiência? Confira abaixo alguns gatilhos.

 

5 gatilhos para ativar o estado de flow

# 1 - Elimine as distrações 

Para alcançar o estado de flow é necessário se concentrar totalmente por, no mínimo, 10 minutos. Então, toda vez que você perde o foco, mais longe fica do estado de fluxo.

Sempre que você se distrai, são necessários cerca de 25 minutos para recuperar a atenção na atividade em questão. Isso é provocado pelo que chamamos de 'resíduo da atenção', isto é, parte da sua atenção ainda é deixada para trás com a distração e recuperada aos poucos. 

Portanto, é extremamente necessário que você se afaste do celular e desative todos os alertas e notificações. Busque um lugar tranquilo para executar a tarefa e não ser interrompido também por ruídos externos.

# 2- Trabalhe em uma tarefa específica

Neste momento, a característica multitasking pode atrapalhar o estado de fluxo. Isso porque, quando você você se dedica a várias tarefas ao mesmo tempo, fica mais difícil focar em apenas uma e ainda pode se distrair com mais facilidade.

Então, escolha uma tarefa específica para se dedicar e tenha controle sobre o trabalho.

#3 - Consuma o SuperCoffee

O SuperCoffee 2.0 não entrou nesta lista à toa. Segundo Chris Bailey, autor da Hyperfocus, consumir cafeína de forma dosada e estratégica pode aumentar o foco e fornecer uma melhor memória de curto prazo, garantindo mais produtividade.

No entanto, consumir grandes quantidades de cafeína ao longo do dia (mais de 200 mg) pode ter um efeito negativo, como o aumento da ansiedade e a diminuição o foco - provocado pelo pico de hormônios estressantes circulantes no corpo.

O SuperCoffee 2.0 é um blend de 12 superalimentos potencializados pela forma combinada. Um dos seus ingredientes, a cafeína (presente em 45 mg), tem o seu efeito prolongado e menos agressivo graças a ação do TCM, outro ingrediente do SuperCoffe.

Post relacionado: Por dentro da fórmula do SuperCoffee 2.0

o supercoffee ajuda a alcançar o estado de flow

#4 - Beba água, sempre!

Uma das maneiras mais simples, porém desprezada, de melhorar o desempenho do cérebro é beber bastante água, pois aumenta consideravelmente a capacidade de concentração e foco. 

O cérebro é composto por 75% de água. A partir daí você já pode enxergar a importância desse líquido, não é? 

Beber a quantidade de água suficiente para o seu corpo garante que o cérebro funcione bem e, consequentemente, produza bastante energia, te levando a pensar até 14% mais rápido. Enquanto, não beber o suficiente tem um efeito contrário

#5 - Reprograme a sua mente

Esse último gatilho é precioso e dotado de poder. Ele consiste, basicamente, em criar uma sugestão mental para alcançar o estado de flow, ou seja, você deve repetir uma palavra ou uma frase especial sempre que imergir em uma tarefa desafiadora.

O comportamento humano é baseado em neuroassociações. Então, ao fazer dessa sugestão mental um hábito, você cria uma pista mental para o seu cérebro, e ele passa a entender que é o momento de entrar no estado de fluxo. 

Como já explicamos ao longo texto, o estado de flow é espontâneo. Mas aprender a controlar os sentimentos e intenções é um dos caminhos que permitem despertar o seu potencial pleno e ter mais qualidade de vida.  

Estamos aqui para te ajudar a percorrer esse caminho! p

Autor:
Caffeine Academy