12 de maio de 2021
Brain Fog: o que é e como combatê-la

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Você pode até não conhecer o termo brain fog, mas já deve ter sentido um de seus sintomas no decorrer da vida adulta. Apesar de ser pouco difundido no Brasil, esse é um tema muito relevante e centro de muitas discussões nos Estados Unidos.

A saúde do cérebro não é importante apenas para manter a plena capacidade mental, mas também é algo fundamental para o bem-estar emocional e até mesmo físico. Seu raciocínio, pensamentos e sentimentos estão intimamente ligados à sua performance.

Por isso, vamos tratar sobre este assunto que afeta o poder do cérebro, o foco e clareza mental, suas causas e como se prevenir desse desagradável estado mental.

O que é brain fog?

Brain fog significa confusão mental. Este termo, que também pode ser traduzido como “névoa mental” ou “cérebro nublado”, é utilizado para caracterizar o estado de confusão, esquecimento, falta de foco ou pouca clareza mental.

A falta de lembrança de parte de um momento do seu dia ou a dificuldade em se concentrar por tempo suficiente em tarefas de trabalho, conversas ou mesmo nas palavras que você está lendo agora, são sintomas da névoa cerebral.

Não se trará de uma condição médica em si, mas sim de um sintoma decorrente de outras condições médicas. Basicamente, brain fog é um tipo de disfunção cognitiva que lhe deixa alheio a realidade, podendo afetar seu trabalho, estudos e relacionamentos.

Apesar de pouco abordado no nosso país, o número de pessoas que sofre deste problema é bem frequente. Isso porque, a névoa do cérebro pode ter muitas causas diferentes, como hábitos diários ruins, alimentação pobre, sentimentos negativos e etc., mas todas elas afetam diretamente seu pleno desempenho cognitivo.

Algumas pessoas também descrevem a brain fog como uma fadiga mental, mas não se assuste, pois ela não precisa ser um elemento permanente em sua rotina de saúde, performance e bem-estar.

O que causa a brain fog?

Como citamos, a brain fog pode advir de diversos fatores que, na maioria dos casos, são facilmente evitados. A névoa do cérebro pode ser um sintoma de inatividade, deficiência de nutrientes, distúrbio do sono, consumo excessivo de açúcar, depressão ou mesmo uma condição da tireoide.

Entre as principais causas da névoa mental, destacam-se:

1. Estresse

O estresse crônico pode aumentar a pressão arterial, enfraquecer o sistema imunológico e desencadear a depressão. Quando seu corpo percebe uma situação estressante, ele ativa hormônios para lutar ou fugir.

Essa resposta, desencadeia a liberação de adrenalina, desviando a energia das funções típicas do corpo e direcionando-as para o estressor. Levando seu cérebro a exausto e tornando mais difícil a ação de pensar, raciocinar e se concentrar.

2. Deficiências alimentares

Uma alimentação não balanceada, pobre em nutrientes e minerais essenciais para o corpo, afetam o funcionamento do cérebro, causando a temida confusão mental e a consequente queda de produtividade.

A deficiência de vitamina B-12, por exemplo, pode causar confusão cerebral pois afeta seus níveis de energia, provocando uma sensação de fadiga. Da mesma forma que a falta de exposição a vitamina D, responsável entre outras coisas, pelo bom humor e vitalidade, também pode estar por trás da névoa do cérebro.

3. Sono prejudicado

Como já citamos em outros blogposts, a má higiene do sono, como ter horários irregulares, dormir menos de sete a oito horas por noite ou a exposição à luz azul antes de dormir perturba seu ritmo circadiano natural, também conhecido como seu relógio biológico interno.

Dormir pouco ou ter noites de sono com baixa qualidade interrompe o processo natural de desintoxicação do corpo, prejudicando sua função cognitiva e fazendo com que você fique mais cansado e enevoado durante o dia.

Post relacionado: Consequências da privação do sono

4. Desidratação

Cerca de 70% do corpo humano e três quartos do cérebro são compostos por água. Em média, um adulto perde dois litros de água por dia, através do suor, respiração e eliminação de toxinas. Logo, fica claro que a falta de água afeta o funcionamento do nosso organismo, tornando-se outra causa para o sintoma de brain fog.

5. Falta de atividade física

Ser fisicamente ativo está longe de ser uma questão estética, quem acompanha nossos conteúdos já sabe o quanto se manter ativo é essencial para um corpo e mente saudável, assim como para alcançar uma rotina com qualidade de vida e alta performance.

Leia mais sobre Efeitos agudos e crônicos do exercício físico

O sedentarismo, considerado a doença do século, tem influência direta na nossa saúde e bem-estar, já que aumenta o risco de doenças e provoca o cansaço excessivo, uma vez que há diminuição do metabolismo já que não são praticadas atividades que promovam a sua ativação.

6. Mudanças hormonais

As alterações hormonais também podem desencadear a névoa mental. O aumento ou queda dos níveis de hormônios como progesterona e estrogênio, por exemplo, pode afetar a memória, reduzir a concentração e causar prejuízo cognitivo de curto prazo.

7. Medicamentos

Certos medicamentos - prescritos ou não - são conhecidos por causar neblina cerebral. Embora essa sensação de cabeça turva enquanto faz uso da medicação possa parecer normal e esperada, ela não é.

Se você já sentiu brain fog enquanto toma uma determinada medicação, o ideal é conversar com seu médico sobre esses efeitos e formas de melhorar esse efeito colateral. A névoa cerebral também pode ocorrer após tratamentos de câncer.

8. Condições médicas

Condições médicas associadas a inflamação, distúrbio da tireoide ou alterações no nível de glicose no sangue também podem causar fadiga mental. Outras condições que podem causar névoa cerebral incluem:

  • Anemia;
  • Depressão;
  • Diabetes;
  • Enxaquecas;
  • Doença de Alzheimer;
  • Doenças autoimunes, como lúpus, artrite e esclerose múltipla.

Principais sintomas da brain fog

Os sintomas de uma brain fog são:

  • Problemas em memorizar coisas;
  • Baixa clareza mental;
  • Baixos níveis de concentração;
  • Impossibilidade de manter o foco.

Em casos mais graves, você pode ter dores de cabeça, problemas de visão ou até náuseas. E todos esses sintomas tem uma influência direta em nossa capacidade de performar bem no trabalho, estudar com eficiência e nos relacionarmos com outras pessoas.

Se o estado de confusão mental for algo presente na sua rotina, é preciso consultar um médico para buscar formar de diagnosticar o que tem causado a brain fog. Informações sobre seu estilo de vida ou alguns exames de sangue podem ajudar o médico a identificar a causa.

Depois de identificar a causa subjacente, você pode começar a corrigir o problema com a mudança de pequenos hábitos da sua rotina.

Como combater a brain fog

Cultivar um estilo de vida mais saudável pode ser a peça fundamental para combater ou eliminar de vez a nevoa mental da sua rotina. Se não for tratada, essa confusão mental pode afetar significativamente sua qualidade em diversos campos da sua vida.

Aprender a reduzir o estresse por meio de intervenções como meditação e yoga, pode ser o primeiro passo para ajudar na manutenção do seu cérebro quando ele estiver confuso.

Investir na mudança da sua dieta também é importante. Uma alimentação rica em nutrientes, vitaminas, minerais e gorduras boas contribuem para a regulação do intestino, afetando também seu estado mental.

Post relacionado: Intestino, seu segundo cérebro

Dar um descanso ao seu sistema digestivo é outra tarefa que se faz necessária nesse processo para ajudá-lo a se livrar da névoa do cérebro. A restrição calórica promovida pela prática do jejum intermitente, por exemplo, pode promover a saúde neurológica e diminuir as doenças neurodegenerativas através do estado de cetose.

Além disso, a pratica regular de atividade física faz seu sangue circular, produzindo endorfina – o hormônio do bem-estar – e oxigenando seu cérebro para um melhor desempenho.

Dormir bem e o suficiente é uma necessidade fisiológica humana. É nesse momento que o cérebro libera vários hormônios, limpa resíduos celulares e reparar células cerebrais danificadas. A ciência comprova que o sono traz vários outros benefícios para saúde e, de modo geral, promove uma melhor qualidade de vida.

Leia mais sobre Benefícios do sono de acordo com a ciência

Por fim, existe uma relação direta entre a brain fog e a deficiência de Vitamina B-12, suplemento que apoia a função cerebral, exercendo influência na saúde emocional e mental, melhorando a memória, o desempenho físico, o humor, entre outros benefícios.

Este é um superalimento contido no SuperCoffee que possui ação desintoxicante e é fonte de energia, impactando diretamente no seu desempenho físico, funções cerebrais e no metabolismo celular. Ou seja, é um suplemento alimentar que não pode faltar na sua dieta para combater a confusão mental.

Agora que você já conhece o brain fog, não ignore seus sintomas. O alívio é possível, basta fazer as escolhas certas para você. Conte com a Caffeine Army para viver sua melhor versão todos os dias.

 

 

Autor:
Caffeine Academy