30 de setembro de 2020
Por que hábitos de autocuidado devem ser parte de sua rotina de bem-estar?

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

O que você fez de bom para si hoje? 

A rotina agitada, mistura ao estresse, preocupações e ansiedade, por vezes não te permite praticar o autocuidado - aquele tempinho que você dedica a si mesmo. Mas a médio prazo, essa falta de atenção pode comprometer a sua saúde. 

Muitas atitudes e comportamentos estão relacionados ao autocuidado, e vão muito além que um viagem paradisíaca ou horas no hairstylist/barber. É importante você perceber que suas ações precisam convergir para um mesmo objetivo: alcançar um pleno estado de bem-estar. 

E quando falamos de bem-estar, esse termo contempla a saúde física, mental e emocional. Para alcançar esse equilíbrio, você pode adotar simples atitudes, como tomar sol, fazer yoga e até conversar com um amigo.

Benefícios do autocuidado

Ter autocuidado é dar atenção às necessidades que o seu corpo exigem de você e, ao atendê-las, os benefícios são vários:

  • Desenvolvimento da autoestima;
  • Melhor qualidade de vida;
  • Redução de custos com saúde;
  • Aumento na produtividade;
  • Relações interpessoais mais saudáveis.

A seguir, veja alguns hábitos de autocuidado que você pode inserir na sua rotina. 

Como praticar o autocuidado

tomar sol é um hábito de autocuidado

#1- Tome sol

A exposição regular ao sol estimula a produção de vitamina D, essencial para a saúde dos ossos e dos dentes. Mas você sabia que os raios solares também são capazes de melhorar o humor? 

A luz solar aumento os níveis cerebrais de serotonina, hormônio associado ao bem-estar e a felicidade. Na maioria das pessoas, há uma maior produção de serotonina durante a manhã, entre 10h e 12h. Aproveite esse horário para se expôr ao sol! 

#2- Cuide da sua alimentação

Uma refeição equilibrada, rica em nutrientes, fornece ao seu corpo combustível para aproveitar tudo de melhor que a vida possa oferecer. Dê preferência por alimentos integrais e gorduras de qualidade.

Tenha cuidado com o excesso de carboidratos! Se perceber que está comendo doces, biscoitos e bolos de forma exagerada, tente refletir sobre a sua relação com esses alimentos e se há algum problema emocional te afetando.

Post relacionado: Fome emocional: como controlar com o Mindful Eating

#3- Mova-se com mais frequência

O corpo e mente estão conectados. Mas se você não se exercita, a sua saúde mental é impactada. Em casa mesmo, você pode fazer alongamentos, yoga, meditação e exercícios isométricos; existem vários aplicativos e canais no Youtube que podem te ajudar nisso.

Dica: tomar uma dose de SuperCoffee 2.0, logo pela manhã, lhe garante uma fonte saborosa, natural e completa de energia para desempenhar atividades físicas e mentais. 

 

#4- Mantenha uma vida social

Manter conexões com pessoas importantes, que te fazem bem, é um hábito valioso. Separe um tempinho do seu dia para conversar com os amigos e familiares sobre coisas positivas, sonhos, projetos pessoais, conquistas, etc. 

Relacionamentos sociais estreitos geram benefícios para a saúde mental e física. Uma conversa de 10 minutos com que você gosta pode te fazer rir, despertar felicidade e afastar problemas que afetam seus pensamentos.

#5- Faça uma desintoxicação digital

O excesso de informações negativas ou o vício em celular podem causar estresse, preocupação, frustração e outros sentimentos negativos. Afaste-se do celular por algumas horas ou, quem sabe, um final de semana inteiro.  

#6- Exercite a gratidão

A gratidão ajuda a focar nos aspectos positivos, e não nos negativos. Você pode exercitá-la tirando 10 minutos (ao acordar ou antes de deitar) para meditar, orar ou simplesmente ficar em silêncio, mentalizando energias boas.

Você também pode anotar em um diário, toda noite, 5 coisas pelas quais você é grato. Não vale repetir. Escreva com riqueza de detalhes, mencione pessoas envolvidas e o sentimento eles te causam.

Vamos colocar tudo isso em prática? Hoje mesmo! 

Autor:
Caffeine Academy