3 de setembro de 2020
Seu cronotipo do sono é a chave para produtividade

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:
  1. Você pressiona o botão soneca mais de 2x pela manhã?
  2. Tem dificuldades em acordar cedo?
  3. Costuma “trocar o dia pela noite” para realizar certas atividades?

Se a resposta para alguma dessas perguntas for sim, precisamos falar sobre o seu cronotipo do sono.

Pode parecer uma “desculpa de preguiçoso”, mas nem todas as pessoas possuem extrema disposição ou alta produtividade logo pela manhã, no entanto, isso não significa que há algo de errado com ela.

A verdade é que cada indivíduo possui um ritmo circadiano especifico e ele é quem regula todo o funcionamento do corpo humano, desde a atividade do organismo até o estado de vigília-sono.

Desta forma, pesquisadores do sono afirmam que cada pessoa tem um cronotipo e conhecer o seu é um fator determinante para que você saiba como aproveitar melhor seu tempo biológico para fazer qualquer coisa no momento certo.

Afinal, o que é o cronotipo?

O ciclo circadiano, originado do latim circa (cerca de) e diem (dia), é o período de 24 horas sobre o qual o ciclo biológico de quase todos os seres vivos se baseia. Assim, o cronotipo pode ser definido como a predisposição natural que cada indivíduo tem de sentir picos de energia ou cansaço, de acordo com a hora do dia.

Em outras palavras, o cronotipo segue um ritmo corporal variável de disposição, relacionando-se com as horas mais propícias para acordar e dormir de cada pessoa, na qual a mesma apresenta maior ou menor rendimento em suas atividades em determinado momento do dia.

Essa característica temporal do organismo explica por que algumas pessoas são mais ativas durante o dia, e outras à noite.

O ciclo vigília-sono no organismo

Existe uma crença generalizada de que as pessoas mais ativas pela manhã possuem um ritmo de produtividade superior as que acordam ou dorme tarde. Mas a verdade é que as pessoas da noite são tão produtivas quanto as da manhã - elas simplesmente possuem picos de energia em janelas de tempo diferentes.

Nosso organismo é regulado pelo claro e escuro, ou seja, dia e noite. Ao amanhecer, começa a ser liberado o hormônio cortisol que prepara o corpo para o estado de vigília (para atividade).

Já ao anoitecer ocorre a liberação do hormônio do sono, a melatonina, que atinge seu pico entre 22h a 24h. No entanto, hoje temos cada vez mais estímulos luminosos, mesmo durante a noite, que confundem o organismo e ocasionam uma produção menor ou mais irregular da melatonina.

Desta forma, os períodos de liberação desses hormônios são determinantes para estabelecer qual o momento do dia estaremos mais despertos e, portanto, mais produtivos.

Post Relacionado: Consequências da privação do sono

Qual seu cronotipo do sono?

Embora você viva diariamente com horários pré-estabelecidos, seja para o trabalho, faculdade, levar os filhos para a escolha ou ir à academia, é muito importante saber quais os horários mais energéticos do dia para que você otimize sua produtividade nesse período.

O especialista em sono, Dr. Michael Breus, chegou à conclusão de que há quatro cronotipos do sono diferentes. Para classificá-los, ele associou cada tipo a um animal cujos hábitos de vigília melhor representa os humanos, são eles:

Cronotipo de urso

A maioria das pessoas se enquadram nessa categoria. Os padrões de sono e vigília dos ursos seguem o sol e eles não têm dificuldades para dormir. São do cronotipo matutino, estão prontos para tarefas intensas nas primeiras horas do dia, sentem um leve cansaço após o almoço e precisam ir para a cama cedo.

Cronotipo de leão

Leões acordam cedo. Podem se levantar facilmente antes do sol nascer e realizar boa parte de suas tarefas antes que os outros cronotipos acordem, no entanto, por causa de suas manhãs cheias de ação, eles tendem ter bem menos energia durante a tarde e à noite.

Cronotipo de lobo

Os lobos estão no cronotipo vespertino extremo. Eles costumam ter maior dificuldade para acordar cedo e aproveitam a onda de produtividade no momento em que o resto do mundo diminui. São aquelas pessoas que rendem melhor à noite, mas precisam prolongar o descanso no período da manhã.

Cronotipo do golfinho

Os golfinhos podem ou não ter uma rotina regular de sono. Como possuem o sono leve, acordam frequentemente durante a noite e muitas vezes sentem que não dormem o suficiente.

Muitos golfinhos lutam para adormecer porque não conseguem desligar o cérebro quando estão prontos para dormir. Seu cronotipo é intermediário e o desempenho máximo ocorre entre o meio da manhã até o início da tarde.

Ainda não descobriu qual o seu animal do sono? Faça o teste do cronotipo do sono do Dr. Breus.

Explore sua janela de produtividade

Compreender o funcionamento do seu corpo através do sono adequado e explorar seus picos de energéticos ao longo do dia beneficiará muito seus níveis de produtividade.

Para aproveitar ao máximo seus dias, descubra seus melhores momentos para obter o máximo de produtividade e tomar as principais decisões. Avalie sua melhor hora para meditar ou praticar esportes, qual o momento oportuno para tomar um cafézinho, fazer um lanche leve e até o horário ideal para ir dormir.

Ao (re)estruturar seu dia de maneira diferente, preste atenção em como sua produtividade, energia e cansaço respondem. Saber quando suas funções cognitivas estão no auge, os horários ideias para o trabalho e para o descanso podem lhe render uma rotina mais saudável e equilibrada.

 

Autor:
Caffeine Academy