29 de setembro de 2020
Técnica Feynman: como aprender qualquer coisa em 4 passos

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

No cotidiano, seja na faculdade, no trabalho ou em outras circunstância da vida, é comum nos deparamos com assuntos que não conseguimos compreender. Mesmo recorrendo a livros, vídeos e apostilas, a compreensão não é tão clara.

Mas Richard Feynman, pioneiro da eletrodinâmica quântica e ganhador do Nobel de 1965, desenvolveu um método que permite entender qualquer tema. A chamada técnica Feynman consiste em modelo mental para transmitir informações com o uso de pensamentos concisos e linguagem simples - tão simples que até uma criança entende!

Quando ainda era estudante na Universidade Princeton, Feynman fazia registro das coisas que não sabia e depois conectava com assuntos que dominava. O resultado foi um caderno abrangente com assuntos que havia sido desmontado, traduzido e gravado, dando então origem ao seu método.

A técnica feynman pode ser utilizada para aprender qualquer assunto

A técnica Feynman é dividida em quatro etapas:

  1. Escolha um conceito;
  2. Ensine para uma criança;
  3. Identifique falhas na compreensão;
  4. Revise e simplifique.

A teoria do autor é que existem dois tipos de sabedoria: a focada em saber apenas o nome de algo e a focada em entender algo. Assim, em vez de apenas memorizar datas, nomes e conceitos, o autor orienta a ter de fato uma compreensão profunda sobre o tema.

Sem mais delongas, veja abaixo como funciona a técnica Feynman. Ah, separe uma caneta e uma folha de papel, você vai precisar.

Passo a passo da técnica Feynman

1- Escolha um conceito

A proposta é aprender qualquer conceito. Dessa forma, escolha um tema que desejar, pode ser uma lei, uma fórmula matemática, uma escola literária, um tipo de meditação ou qualquer outro conceito específico. Quando mais direto, melhor.

Liste o nome do conceito no topo da folha e abaixo dele escreva tudo o que você sabe. Ao longo da técnica, você provavelmente irá aprender mais coisas sobre o conceito, anote também na folha.

Post relacionado: 5 estratégias para estudar de maneira inteligente

2- Ensine para uma criança

A segunda etapa consiste em ensinar ou simular a explicação do conceito para uma criança. Você pode fazer isso de forma escrita ou oral, mas é importante transmitir essas informações de forma clara e simples.

Aqui vai algumas orientações:

  • Evite terminologias complexas;
  • Evite jargões;
  • Seja breve;
  • Seja criativo.

3- Identifique falhas na compreensão

Ainda na etapa anterior, certamente você encontrou lacunas no seu conhecimento e teve coisas que não soube explicar. Aqui é o ponto onde o aprendizado acontece, e você deve se perguntar: “o que deixei passar?” e “o que eu ainda não sei?”

Feito isso, anote as falhas na compreensão e volte para a pesquisa. Utilize suas anotações iniciais, recorra ao Google, consulte livros, apostilas, slides, etc.

 

4- Revise e simplifique

A última fase consiste em revisar todo o conteúdo e simplificar sua linguagem e organização. Após isso, leia em voz alta o que foi escrito e veja se há linearidade e coerência na sua explicação.

Originalmente, Feynman aplicou a sua técnica para explicar os fundamentos da física de partículas, algo que é extremamente difícil. Esse seu trabalho ajudou outros cientistas a rastrear os movimentos das partículas a partir de ilustrações e equações visuais.

Assim como Feynman, você pode adotar um caderno e utilizá-lo para aprender novos conceitos e aprimorar ideias, utilizando em diferentes momentos da sua vida.

Autor:
Caffeine Academy