20 de outubro de 2020
5 melhores adaptógenos para alívio do estresse

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Todos nós lidamos com estresses dia após dia, ao mesmo tempo em que nos esforçamos ao máximo para permanecer saudáveis e em equilíbrio. Por isso, recorrer a práticas que nos ajudam a lidar melhor com essa situação se tornou algo crescente e até mesmo “da moda”.

E não estamos falando apenas de terapias, meditação, atividades físicas ou momentos de lazer, os alimentos e plantas medicinais também se tornaram fortes aliados no momento em que as pessoas procuram cada vez mais produtos naturais de saúde, beleza ou nutrição.

Os adaptógenos, por exemplo, podem soar como uma novidade para você, mas já são utilizados há séculos na medicina chinesa e ayurvédica. Esses vegetais ganham status e espaço na vida moderna, porque ajudam a combater o estresse e a insônia, além de oferecer vários outros benefícios para combater esgotamento físico e emocional.

O que são adaptógenos?

Por definição, uma planta adaptogênica, ou adaptógena, são ervas que possuem substâncias capazes de aumentar a resistência do organismo frente a fatores estressantes, seja ele físico, emocional ou ambiental. Melhorando o nosso desempenho sem provocar desgaste.

Desde 1968, Israel Brekhman, antigo aluno de N. Lazarev convertido em chefe do Departamento de fisiologia e farmacologia da adaptação em Vladivostok, definiu três critérios para caracterizar um adaptógeno:

  • Aumenta a resistência do organismo contra agressões de natureza diversa (físicas, químicas ou biológicas) de forma não específica;
  • Apresenta uma influência normalizadora, independentemente de quais sejam as mudanças nos parâmetros fisiológicos;
  • Demonstra uma ausência de toxicidade e de influência sobre as funções normais do organismo.

Entre as plantas adaptógenas mais pesquisadas estão

  • Ashwagandha (Withania somnifera);
  • Ginseng asiático (Panax ginseng);
  • Ginseng americano (Panax quinqeufolius);
  • Hodiola (Rhodiola rosea);
  • Shilajit (Asphaltum bitumen);
  • Cordyceps (Cordyceps sinesis);
  • Eleuthero (Eleutherococcus senticosus);
  • Schisandra (Schisandra chinensis);
  • Rhaponticum (Rhaponticum carthamoides).

Os 5 melhores adaptógenos para alívio do estresse

Como citamos, as ervas adaptogênicas têm fitoquímicos que interagem com o sistema nervoso central, o sistema endócrino e até mesmo o sistema imunológico, todos os quais são parceiros contribuintes na produção da resposta geral do corpo ao estresse.

Como atuam alterando as respostas moleculares durante o estresse, essas plantas têm efeitos benéficos a longo prazo e funcionam na medicina complementar de tratamentos, porém não podem ser confundidas com remédios, pois não têm efeito curativo.

Sendo assim, elas têm a função de melhorar o que já é bom. Por isso, adotar e manter um estilo de vida mais saudável e equilibrado ajuda a aumentar sua eficácia. Confira agora os 5 melhores adaptógenos para alívio do estresse:

Ashwagandha (Withania somnifera)

Ashwagandha é o maior ícone dos alimentos adaptógenos, ela tem propriedades rejuvenescedoras, reduz a ansiedade e tem efeitos neuroprotetores, anti-inflamatórios e imunomoduladores. Ela também serve para aliviar dores, tratar inflamações e até ansiedade, além de ter efeitos sobre a regulação dos hormônios.

Manjericão Santo

Essa erva é uma ótima opção para combater a fadiga adrenal. Nativa da Índia, é usada há anos para tratar doenças diferentes. No entanto, não é recomendado usar a longo prazo se você estiver grávida ou amamentando.

Eleuthero (Eleutherococcus senticosus)

Anteriormente chamado de ginseng siberiano, ajuda a reduzir a recuperação do estresse agudo e diminui a fadiga, melhora o estresse, a concentração e a imunidade, além de ajuda a regular o açúcar no sangue.

Raiz dourada (Rhodiola rosea)

Tem como função equilibrar os níveis de cortisol no corpo, reduzindo a fadiga, ansiedade, estresse, confusão e depressão. Ela também tem efeitos antienvelhecimento e neuroprotetores potenciais. Além disso, provoca uma melhora no aprendizado e na memória, além de ser um estimulador de humor.

Raiz de maca (Lepidium meyenii)

A maca aumenta a energia, a libido e até estimula a espermatogênese. Pode melhorar a função cognitiva e a memória, assim como pode influenciar positivamente no humor.

Como consumir os adaptógenos

A melhor forma de ingerir os adaptógenos é em forma de pó, adicionados a bebidas naturais. Alguns deles também podem ser encontrados em forma de cápsulas ou chás.

A adição de adaptógenos a protocolos médicos simples mostra aceleração na recuperação por reduzir a inflamação e oxidação, normalizar a resposta do sistema imune, promover melhor sono, melhorar a regulação endócrina e aliviar o estresse emocional ou psicológico.

Mas, lembrando que apesar de ter origem natural, é recomendado buscar o acompanhamento de um especialista antes de incluir esses alimentos a sua dieta. Pessoas que possuem doenças cardíacas, mulheres grávidas ou durante a amamentação podem apresentar reação negativa.

Por fim, se você está estressado, cansado e esquecido, saiba que existem maneiras efetivas e saudáveis de restaurar sua energia e uma das melhores soluções encontram-se em formas naturais classificadas como adaptógenas.

 

Autor:
Caffeine Academy