31 de agosto de 2020
10 atitudes para hackear seus hábitos e aumentar a produtividade

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Todos sabemos que hábitos são ações que fazemos repetidamente, quase inconscientemente, como uma forma do nosso cérebro poupar tempo e energia no dia a dia. Desta forma, ele consegue ter um melhor desempenho na tomada de decisões mais importantes.

Alguns de nossos hábitos modernos (como o simples fato de beber água pela manhã) são muito bons para nós, enquanto outros (como ficar rolando o feed do Instagram) nem tanto.

Hoje muito se fala em criação ou mudança de hábitos, já que as práticas não saudáveis são abundantes em nossa rotina e, de alguma maneira, conseguiram virar norma, ao invés de exceção.

A preguiça e a procrastinação se tornaram grandes inimigos das rotinas saudáveis, altamente produtivas e focadas no alcance de objetivos. E apesar de sermos seres racionais, completamente conscientes dos nossos atos e escolhas, surge uma dúvida geral:

Por que é tão difícil criar novos hábitos ou, simplesmente, parar de realizar aqueles que são tão nocivos a nós?

A resposta pode estar na falta de iniciativa para transformar pequenas atitudes que não estão
de acordo ao seu propósito
. É importante se lembrar que as mudanças radicais não acontecem do dia para a noite.

 

Por isso, nossa primeira dica é:

1. Comece pequeno

Você precisa ter plena certeza de quais são as atitudes que se contrapõem aos propósitos que deseja alcançar. Após identificar essas práticas, comece a substituí-las por algo novo e simples, aos poucos você deve ir aumentando a frequência de seus novos bons hábitos, até que os maus hábitos não faram mais parte da sua rotina.

Agora que você já sabe por onde deve começar, vamos introduzir alguns hacks essenciais para que, com pequenas alterações na rotina, você seja capaz de aumentar seu nível de produtividade e alcançar suas metas.

Antes, entenda o conceito de hacks:

Ser um hacking ou hacker não é mais uma atividade especificamente definida para quem domina as tecnologias computacionais e eletrônicas. Apesar da palavra hack (inglês) significar cortar, ela foi incorporada ao nosso vocabulário para designar uma mudança inteligente, a fim de obter melhora do desempenho do projeto em execução.

Na nossa nova realidade, ao hackear seus hábitos você está treinando seu corpo e mente para se adaptar com as atividades totalmente novas, alguns hábitos e atitudes que podem ir contra tudo que já aprendeu até aqui e, consequentemente, pode apresentar resistência consciente ou inconsciente.

Assim, para alcançar verdadeiramente sua alta performance de produtividade as modificações precisam do seu total empenho, dedicação e disciplina. Além disso, tenha paciência, pois os resultados sucederão de forma simples, progressiva, eficaz e duradoura.

Post relacionado: Biohacking: o guia definitivo

Os melhores hacks para aumentar a produtividade

2. Coloque seus planos no papel

Muitas vezes achamos que estamos focados em um projeto, apenas porque estamos pensando nele. Ou então, temos uma ideia e depois acabamos deixando de lado por não estar sempre como lembrete no dia a dia.

Por isso é muito importante refletir sobre e anotar todos os seus planos no papel. Realizar a leitura diária dessas metas também é um fator importante, pois a ausência de um lembrete de qual é o nosso objetivo, nos coloca de volta nos antigos padrões e hábitos.

3. Não acumule pequenas tarefas

Marcar uma consulta, ligar para um amigo ou colocar as roupas na máquina de lavar são exemplos de atividades do dia a dia que parecem menos importante, mas não são.

O acúmulo de pequenas tarefas pode gerar níveis de preocupação ou estresse no decorrer do dia, por isso o ideal é realizá-las o quanto antes para desfrutar da satisfação de riscá-las da lista de pendências.

4. Acorde cedo

Quanto antes iniciar seu dia, mais tempo terá para se dedicar a todas as atividades que necessitam ser realizadas e ter tempo para poder fazer suas próprias tarefas, como tomar um bom café da manhã, se arrumar para sair sem correria ou ir caminhar.

Vale ressaltar que isso não significa que você tenha que dormir menos, apenas que pode ser mais benéfico e produtivo acordar antes do habitual.

5. Adote bons hábitos alimentares

A influência e importância da alimentação na alta performance física e menta já não é novidade
para quem acompanha o blog da Caffeine Army. Já falamos inúmeras vezes que você é o que você come.

Foque em uma alimentação equilibrada, composta por alimentos naturais e que sejam capazes de oferecer todos os nutrientes, vitaminas, gorduras boas, proteínas e sais minerais que nosso corpo necessita para manter o bom funcionamento.

A dieta adequada é capaz de aumentar sua disposição física, potencializar sua memória e capacidade de concentração, além de fazer a manutenção da sua saúde e reduzir o risco de doenças crônicas.

Post relacionado: 10 superalimentos obrigatórios na sua dieta

6. Planeje seu dia com antecedência

Como citamos anteriormente, nosso cérebro usa os hábitos para poupa energia. Para evitar a prática automática de antigos ou péssimos hábitos, anote todo o planejamento do seu dia seguinte antes de dormir.

Decida o que vai vestir, o que vai comer no café da manhã, no almoço e no jantar, a que horas vai se dedicar a determinadas atividades e a quando vai deitar para dormir. Seguir um cronograma vai facilitar que as suas escolhas e atitudes estejam alinhadas aos seus propósitos.

7. Discipline o uso das redes sociais

As mil e uma utilidades dos smartphones tem sido um facilitador nas nossas vidas, ao mesmo tempo em que consome uma fatia significa do nosso tempo útil. O entretenimento das redes sociais tira seu foco do que realmente importa e do que deveria estar sendo feito naquele momento de distração.

Estabeleça uma quantidade de tempo exato que você deverá gastar por dia acessando suas redes, pode ser 20/30 minutos na hora do almoço, quando está no transporte público ou quando chega do trabalho. O importante é não ultrapassar o período estabelecido e entrar na onda da procrastinação.

8. Use o método Pomodoro

Um dos mais populares métodos de gerenciamento de tempo que existe, a técnica de pomodoro foi criada para utilizar o tempo como um valioso aliado na realização do que queremos fazer e do jeito que queremos fazê-lo.

O método consiste no fracionamento do tempo em blocos de 25 minutos. Assim, você deve trabalhar em uma tarefa por esse tempo e, ao terminá-la, descansa por cinco minutos. Após esse descanso, volta para mais um bloco de 25 minutos de trabalho seguido por 5 de descanso, esteja a tarefa concluída ou não.

Essa é apenas uma das formas de manter a concentração em uma determinada atividade por um período de tempo continuo. Você também poderá utilizada para avaliar quais são as interrupções que atrapalham sua atividade e descobrir o que tira sua concentração e foco.

 

9. Dedique 30 minutos para um hobby

O ritmo corrido do dia a dia nos afasta de momentos de prazer e descanso mental, mas a sua produtividade também depende desses momentos. Ao organizar sua rotina, tire, no mínimo, 30 minutos para dedicar-se inteiramente a um entretenimento que lhe faz bem.

Você pode ler, meditar, ouvir música, cozinhar, escrever, tocar um instrumento, praticar uma atividade física, assistir, dançar, fazer um curso, fotografar, pintar, as possibilidades são infinitas, mas o foco é apenas um: se desconectar das obrigações e sentir-se bem consigo.

10. Tenha uma boa noite de sono

O sono é um momento importante para o corpo, é quando o cérebro libera vários hormônios, limpa resíduos celulares e reparar células cerebrais danificadas. Além de melhorar a função cerebral, uma noite de sono com qualidade faz com que você acorde com um processamento mental 50% mais rápido e humor mais estável, além de facilitar a recuperação muscular, garantir equilíbrio hormonal e prevenir doenças.

Assim, não faz sentido que uma pessoa que deseja tornar-se mais produtiva não valorize suas boas horas de sono. Por isso, evite ficar no computador até tarde, assim como assistir ou usar smartphone antes de ir para a cama, a luz desses dispositivos pode afetar a qualidade do seu sono e transformar seus benefícios em malefícios.

Post relacionado: Sleep hacking: dicas e práticas para melhorar seu sono

Por fim, os hacks de produtividade podem ser a peça chave para você construir hábitos positivos e alcançar suas metas, mas para isso é preciso estar disposto a efetivas as mudanças e ter disciplina para manter um comportamento construtivo, evitando desperdiçar tempo, por exemplo.

Autor:
Caffeine Academy