O consumo de bebida alcoólica é um hábito comum na sociedade e na cultura brasileira. Seja para relaxar ou para curtir o final de semana, inconsciente ou conscientemente, esses momentos estão relacionados a presença de bebidas com álcool.

Para além disso, a bebida alcoólica também é usado como fuga após momentos de estresse ou depois de receber uma notícia ruim, por exemplo. Cervejas, vinhos, whisky e entre outros drinks, são considerados uma válvula de escape, para uma parte da sociedade, na hora de lidar com sentimentos mais complexos.

Esse é um comportamento inflamatório tanto para o corpo, quanto para a mente. A ingestão de bebidas com álcool, mesmo que em pequenas quantidades, contribue para o aumento de variados problemas de saúde.

Por que o álcool prejudica a saúde?

O que muitas pessoas não sabem ou esquecem, é a bebida alcoólica conta com o etanol que é a molécula que gera os efeitos embriagadores do álcool. Quando ingerimos bebidas com álcool, o etanol é absorvido pelo corpo e passa por todo o sistema digestivo para ser metabolizado pelo fígado e, em seguida, eliminado pela urina.

Isso porque a bebida alcoólica conta com o etanol que é a molécula que gera os efeitos embriagadores do álcool. Quando ingerimos bebidas com álcool, o etanol é absorvido pelo corpo e passa por todo o sistema digestivo para ser metabolizado pelo fígado e, em seguida, eliminado pela urina.

No entanto, se o etanol for consumido em excesso ou muito rapidamente, ele é transformado em acetaldeído - fermentação que é a verdadeira causa da ressaca -, causando sintomas desconfortáveis de ressaca e outros efeitos negativos como alteração do sono, baixa produtividade e baixo rendimento físico.

Nova tendência

Entretanto, o reinado das bebidas alcoólicas vem sofrendo mudanças há alguns anos.

Segundo o Estudo Original “O dossiê das bebidas”, realizado pela Editoria MindMiners em 2022, pessoas nascidas entre 1995 e 2010 estão diminuindo o consumo de álcool, principalmente para se divertir.

Esse comportamento também foi classificado como tendência de 2023 pelo Pinterest Predicts - um relatório anual emitido pela rede social que compila previsões de comportamento dos usuários, a partir dos itens salvos.

As buscas por drinks sem álcool, os famosos mocktails, no google também é uma tendência que vem aumentando, chegando a ter o dobro de acessos.

Benefícios de consumir bebidas sem álcool

Seja por desejo de melhorar a saúde ou por querer seguir a tendência, suspender a ingestão de bebidas alcoólicas da rotina resulta em diferentes benefícios para o organismo.

Um dos principais é a melhora da saúde do fígado, já que o álcool pode causar danos significativos a esse órgão. Quando a ingestão de álcool é reduzida ou eliminada, o fígado tem a oportunidade de se recuperar e isso reduz o risco de doenças hepáticas.

Outra vantagem de parar de beber é a melhoria da saúde mental. O álcool pode agravar quadros de ansiedade e depressão e aumentar o risco de comportamentos de risco, como o uso de drogas ilícitas. A cessação do consumo de álcool pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, reduzir a ansiedade e estabilizar o humor.

Além disso, a abstinência de álcool pode melhorar a saúde do coração e reduzir o risco de doenças cardiovasculares. O consumo excessivo de álcool pode elevar a pressão arterial, aumentar o nível de triglicerídeos e contribuir para o ganho de peso. O que pode aumentar o risco de doenças cardíacas.

Em resumo, parar de beber álcool pode trazer uma série de benefícios para a saúde. Dentre eles, melhorias na saúde física e mental, redução do risco de doenças cardiovasculares, melhoria da aparência da pele e redução do risco de acidentes e lesões.

Leia também: Guia para o consumo saudável de bebidas alcoólicas