13 de outubro de 2020
Chocolate é bom e fez bem para o coração, mostra estudo

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Para muitas pessoas, chocolate e alimentação saudável não é combinação imaginável. Entretanto, diversos estudos vêm mostrando os benefícios desse alimento para a saúde, como a pesquisa publicada em julho deste ano no European Journal of Preventive Cardiology, que associa o consumo de chocolate à redução do risco de doenças cardíacas.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores avaliaram a associação entre o consumo do chocolate e o bloqueio das artérias coronárias. Durante quase nove anos esses, mais 18 mil indivíduos foram acompanhados, sendo que 14.043 deles desenvolveram doença arterial coronariana  e 4.667 tiveram um ataque cardíaco.

Todos os indivíduos faziam o consumo de chocolate. Mas ao comparar a regularidade de consumo, aqueles que o comiam por mais de uma vez por semana apresentaram uma redução de 8% no risco de doença arterial coronariana.

“No passado, estudos clínicos mostraram que o chocolate é benéfico tanto para a pressão arterial quanto para o revestimento dos vasos sanguíneos”, “Nosso estudo sugere que o chocolate ajuda a manter os vasos sanguíneos do coração saudáveis", comenta Dr. Chayakrit Krittanawong, da Baylor College of Medicine, Texas.

Post relacionado: Superalimentos, o que são?

O chocolate contém nutrientes saudáveis ​​para o coração, como flavonóides, metilxantinas, polifenóis e ácido esteárico que podem reduzir a inflamação e aumentar o colesterol bom. Além disso, o cacau, seu principal componente, oferece outros benefícios:

  • Ação anti-inflamatória;
  • Auxilia na perda de peso;
  • Controla sintomas da ansiedade;
  • Ajuda a regular o intestino.

Chocolate branco, ao leite ou amargo?

A pesquisa não indica qual o tipo ideal, mas o Dr. Krittanawong alerta sobre o seu excesso: “Quantidades moderadas de chocolate parecem proteger as artérias coronárias, mas é provável que grandes quantidades não o façam”. Então, fique alerta!

Além disso, ingredientes como açúcar, leite e gordura podem coibir o seu efeito benéfico. O chocolate ao leite, por exemplo, é um dos menos saudáveis, pois tem uma concentração de cacau inferior a 40% e grandes quantidades de açúcar e gorduras trans.

Separamos abaixo alguns elementos importantes que você deve observar na hora de comprar um chocolate.

Teor de cacau: essa substância é responsável por grande parte dos benefícios do chocolate. Para o alimento se tornar funcional e saudável, a sua composição precisa ter mais de 70% de cacau.

Teor de açúcar: aqui já acontece o inverso, quanto menor o teor, melhor. Mas se você não é acostumado com o amargor do alimento, uma forma de se adaptar é buscar opções adoçadas com açúcar de coco, stevia ou xylitol.

Tipo de gordura: esse é o item que você deve ter mais atenção. Fique longe de chocolates que tenham entre seus ingredientes gordura vegetal hidrogenada (trans), pois é ela uma das principais causadoras de doenças cardiovasculares.

 

Autor:
Caffeine Academy