3 de setembro de 2020
Superalimentos, o que são?

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Manter uma alimentação equilibrada é uma das principais chaves para alcançar o bem-estar físico e mental. Mas, com a correria do dia a dia, as vezes nos deixamos levar pela facilidade de consumo e não prestamos atenção no que realmente estamos comendo.

O nosso corpo precisa de nutrientes básicos para sobreviver, como as proteínas, gorduras e
carboidratos, que dão energia e servem de matéria-prima para a produção das mais diversas células. Além disso, também necessitamos de vitaminas, minerais e fibras que regulam o organismo, fazendo com que o corpo trabalhe corretamente.

Baseado nisto, reafirmamos mais uma vez que comer é diferente de se alimentar. No primeiro caso, você está em busca da satisfação que pode ser originada por meio de alimentos com alto valor calórico e muito pobres em valor nutricional.

No entanto, quando tratamos a alimentação como uma forma de manter o bom funcionamento do
corpo como um todo, passamos a observar o que realmente deve fazer parte dos hábitos alimentares e aqui se encaixa os superfoods, ou superalimentos.

O que são superalimentos?

Apesar de não haver uma base científica ou regulamento específico que classifique um alimento
como um "superalimento", ele recebe esse título informal quando é rico em nutrientes - como antioxidantes, fibras, vitaminas, minerais, entre outros.

Além da capacidade de nutrir, como outros alimentos, eles têm propriedades que ajudam o organismo a enfrentar e prevenir problemas de saúde, como pressão alta e diabetes.

O diferencial dos superalimentos é que, em pequenas quantidades, eles fornecem nutrientes de grande potencial para nossa saúde. Isso anula a necessidade do consumo em excesso para obtenção dos benefícios.

Post relacionado: 10 superalimentos obrigatórios na sua dieta

Benefícios dos superalimentos

A inclusão dos superalimentos na dieta não é uma maneira de compensar uma alimentação ruim e maus hábitos, pelo contrário, eles devem ser vistos como um poderoso aliado do estilo de vida saudável que irão fazer muito bem para o seu bem-estar.

Entre seus principais benefícios podemos destacar:

  1. Prevenção de problemas de saúde: os antioxidantes e o ômega-3 são substâncias que ajudam a manter o organismo saudável e, consequentemente, reduzem o desenvolvimento de enfermidades.
  2. Combate o envelhecimento precoce: os superalimentos que contêm antioxidantes são capazes de retardar esse processo.
  3. Melhora no sistema imunológico: os superalimentos possuem poderes bactericidas e anti-inflamatórios por conta de substâncias como a alicina e o ômega-3. Eles também fortalecem as células do sistema imunológico para conseguirem trabalhar corretamente.
  4. Melhor qualidade de vida e bem-estar: os superalimentos ajudam a manter um estilo de vida mais saudável, a disposição e um corpo em pleno funcionamento.

No entanto, é importante lembrar que os superfoods não fazem milagres. Eles devem ser parte de uma rotina com alimentação equilibrada e de hábitos saudáveis para então exercer os seus poderes.

12 superalimentos para incluir na sua alimentação

Para te ajudar a manter uma alimentação equilibrada e variada, separamos alguns superalimentos que devem fazer parte da sua dieta. Confira seus principais benefícios:

1. Chia

As sementes de chia são ricas em fibras e proteínas de origem vegetal. Reduz a absorção de gorduras e açúcares das refeições. Ajuda na saciedade e regulação do intestino.

2. Cacau

Antioxidantes de primeira linha. É fonte de potássio, ferro, cálcio e fósforo, além de prevenir problemas cardíacos e o colesterol. Melhora a circulação, é anti-inflamatório  e facilita a perda de peso. Aumenta a resistência frente a infecção urinária.

3. Chá verde

Extremamente rico em antioxidantes, diminui o colesterol e previne o depósito de gordura no organismo. Também é utilizado no auxílio da perda de peso, aumentando o metabolismo, auxiliando assim a queima e eliminação de gordura.

4. Gengibre

Tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatória, ação termogênica, além de ser composta por vitamina B6, potássio, magnésio e cobre. Auxilia no funcionamento do sistema digestivo, na prevenção de resfriados e proporciona alívio nas dores dos músculos e articulações.

5. Azeite de oliva extra virgem

Rico em ômegas 3 e 6 e outras gorduras importantes para o organismo, o consumo regular desse superalimento é capaz de aumentar o colesterol bom, que protege as artérias do colesterol ruim.

6. Kefir

É uma bebida fermentada usualmente feita do leite que contém proteína, cálcio, vitamina B, potássio e probiótico.

7. Açaí

Composto por antioxidantes como as antocianinas, responsáveis por sua coloração roxa, e vitamina E, que ajudam a retardar o envelhecimento precoce, também contém ômega 6 e ômega 9.

8. Canela

Possui propriedades antibacterianas, antioxidantes, estimulantes e termogênicas.

9. Castanha-do-pará

Como oleaginosa, é rica em gorduras boas, como as monoinsaturadas e o ômega 3. Ela contém fibras que ajudam na saciedade e minerais, como o magnésio e o selênio.

10. Mirtilos (Blueberry)

Contém flavonoides e muita vitamina C. Ajuda no controle da obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares, além de contribui para a saúde dos ossos e promover uma melhora da saúde mental.

11. SuperCoffee

Blend energético composto por 12 superalimentos, entre eles café, gengibre, canela, chá verde e pimenta preta, oferecendo disposição, concentração e queima de gordura em um produto instantâneo e completamente natural.

Post Relacionado: Por dentro da fórmula do SuperCoffee 2.0

12. Ovos

Os ovos são fontes de proteínas de alto valor biológico e de fácil digestão, principalmente as claras. As gemas contêm colina, substância fundamental na manutenção das membranas das células e na boa visão, além de cálcio, ferro zinco e vitaminas.

A lista de superfoods é extensa! Por fim, a saúde que pode ser proporcionada por esses alimentos vem de um conjunto de boas práticas, transforme sua rotina e viva sua melhor versão.

 

Autor:
Caffeine Academy