18 de agosto de 2021
5 formas de se tornar mais consciente espiritualmente

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Ser uma pessoa espiritual está se tornando algo popular na cultura ocidental. Com o surgimento de estúdios de yoga e oficinas de meditação por toda parte, muitas pessoas têm se mostrado dispostas a explorar e cultivar um senso mais profundo de conexão, propósito e pertencimento consigo mesmas. 

Mas o que significa ser uma pessoa espiritualmente consciente? E como você pode embarcar em uma jornada pessoal de desenvolvimento espiritual? Continue lendo e descubra 5 dicas práticas para se tornar mais espiritualmente consciente.

O que significa ser espiritualmente ciente?

Antes de entrar no “como fazer” para cultivar suas práticas espirituais, um bom lugar para começar essa jornada de autoconexão é definindo o que significa ser espiritualmente consciente para você, já que palavras e sentimentos podem significar coisas diferentes para cada um de nós. 

A ideia de estar “ciente”, por exemplo, pode provocar diferentes pontos de vista. Para uma pessoa, estar ciente pode significar estar atento a algo óbvio, como muito trânsito na rodovia ou que há uma tempestade se aproximando. Para outra, pode ser interpretada como um conhecimento profundo sobre alguma coisa.

Nesse contexto, estar espiritualmente ciente pode ser definido como uma forma de se conectar a sua própria consciência e a quem você é no âmago do seu ser. Com o propósito de identificar de forma mais clara o que a consciência significa para você, podemos relacioná-la a atenção plena.

Em resumo, mindfulness pode ser referido como uma técnica ou prática de manter o foco em seus pensamentos, palavras e ações. É um conjunto de habilidades que você pode desenvolver para ajudar a se desconectar das muitas situações exaustivas do dia a dia e se centrar novamente no momento presente. Em outras palavras, é uma prática para viver o aqui e o agora. 

Post relacionado: 7 dicas de mindfulness: o que é e como alcançar a atenção plena

Estar atento é outra maneira de dizer que você está sendo vigilante - consciente da sua mentalidade, emoções e comportamentos. Assim, você pode aprender a ter cuidado com a maneira como encara a vida, como se comporta nos relacionamentos interpessoais, como vê a si mesmo e também como vê aos outros.

Mindfulness também se trata de prestar atenção na beleza da natureza: observar o nascer e o pôr do sol, sentir uma brisa no rosto, nadar no rio ou no mar, andar descalço na grama ou olhar para o céu e perceber como cada uma dessas experiências faz você se sentir por dentro, essa é uma forma de estar espiritualmente ciente baseado na atenção plena.

Por que é importante estar mais espiritualmente consciente?

Pode chegar um ponto da sua vida em que você comece a se questionar sobre o seu condicionamento social e desperte para a necessidade de se concentrar em algo maior que suas vivências cotidianas.

 

Saiba mais em A relação entre saúde e o bem-estar espiritual na qualidade de vida

Você pode ouvir uma ‘voz interna’ pedindo por algo mais significativo, ver sinais ao seu redor ou conhecer novas pessoas que estão em busca do caminho espiritual e ficar intrigado com a possibilidade de que sua existência e experiências podem ser muito maiores que a rotina repetitiva e ao estilo de vida ao qual você pode ter se acostumado. 

Logo, você pode se sentir determinado a se reconectar com quem você realmente é para descobrir o propósito de sua alma nesta vida, seu Eu Superior e o Universo (ou o que melhor apoia seu sistema de crenças). Você quer estar mais espiritualmente consciente.

E há muitos benefícios em embarcar nessa jornada espiritual, agregando valor ao seu crescimento pessoal, provocando mudanças comportamentais positivas nos diferentes campos da vida, auxiliando na manutenção da saúde e bem-estar mental, entre outras vantagens.

Você pode ter seus próprios motivos para querer explorar sua espiritualidade, que pode ser de interesse comum ou algo completamente particular. Por isso é bom dedicar certo tempo para pensar por que você gostaria de se tornar uma pessoa mais desperta espiritualmente.

  • Há algo faltando em sua vida que você não consegue identificar direito?
  • Você está buscando uma conexão mais profunda com o seu Eu - aquela parte de você que está além do seu nome, o que você faz no trabalho, onde mora ou que carro você dirige?
  • Você anseia por fazer parte de um grupo que pensam de forma parecida, têm objetivos similares aos seus e estão no caminho da descoberta espiritual?
  • Você tem a sensação de que algo maior está acontecendo em sua vida?
  • Você se pergunta por que está aqui ou qual é o seu propósito?

Após considerar o que a consciência espiritual significa para você e por que é importante explorá-la, vamos ver como você pode desenvolver e cultivar a consciência espiritual dentro de você. Aqui estão cinco dicas de como se tornar mais consciente espiritualmente.

1. Comece a prática meditação diariamente

Uma das maneiras mais eficazes de se tornar mais consciente espiritualmente é praticando a meditação todos os dias. Meditar é sobre desacelerar, ir para dentro e reservar um tempo para ficar em silêncio e quieto. É uma prática capaz de te desconectar do caos que está acontecendo e levá-lo ao momento presente - bem aqui, agora. Existem várias abordagens e estilos de meditação, então a melhor opção é explorar qual delas funciona melhor para você.

Post relacionado: Os efeitos da meditação para o nosso corpo

2. Cultive a inteligência emocional

Esteja preparado para vivenciar suas emoções em algum momento durante sua prática de mediação. A meditação pode trazer à tona quaisquer emoções que você enterrou há muito tempo. Isso é normal e é uma coisa boa! 

A meditação leva você às profundezas de quem você é e, à medida que atravessa as muitas camadas do seu ser, é provável que você esbarre em si mesmo. Quando isso acontecer, faça o possível para se apoiar em suas emoções e apenas observe-as enquanto elas fluem. 

Post relacionado: Os benefícios da espiritualidade para o corpo e a mente

3. Pratique o amor próprio

Você pode ter ouvido que deve conhecer e amar a si mesmo, mas o que isso realmente significa? Uma grande parte do amor-próprio é ser apenas VOCÊ e encontrar maneiras de celebrar os talentos únicos, dons especiais e qualidades em si mesmo que você (ou outras pessoas) admiram. 

Se você tende a se concentrar nos aspectos negativos de si mesmo (você é sempre o seu pior crítico), esta é uma oportunidade de mudar seu foco para o positivo. Pratique ser autêntico e esteja disposto a falar sua verdade para que possa honrar suas próprias necessidades. 

E lembre-se, é perfeitamente normal recusar educadamente um convite, ser diferente dos outros ou defender aquilo em que acredita, mesmo quando não está de acordo com o ponto de vista de outra pessoa.

Post relacionado: A importância do amor próprio para relacionamentos verdadeiros

4. Conecte-se mais profundamente com os outros

Em seguida, é hora de aprofundar sua conexão com os outros . Os seres humanos são animais de rebanho, o que significa que gostam da companhia de estar perto de outras pessoas que pensam da mesma forma e com quem compartilham um caminho semelhante.

É importante ressaltar que, à medida que você progride em sua jornada espiritual, o tipo de pessoa com quem você antes se cercava pode não necessariamente parecer tão próxima de você (ou vice-versa). 

Isso é normal e também pode ser um pouco desconcertante. Saiba que é uma das maneiras mais claras de avaliar seu nível de transformação, por mais desconfortável e confuso que possa parecer à primeira vista. Em alguns casos, certas amizades podem cair completamente porque você não está mais vibrando na mesma frequência. 

Por vez, você também pode se sentir mais solitário, mas se mantiver o curso, não demorará muito para começar a atrair novas pessoas que devem caminhar ao seu lado de uma forma ou de outra. Esteja atento a novas oportunidades e novos relacionamentos.

5. Cultive a Gratidão

Reservar um tempo para mergulhar na gratidão a cada dia - pelas pessoas em sua vida, as oportunidades que você recebeu, as lições aprendidas no passado e a beleza que o cerca - irá ancorá-lo no momento presente, onde você despertará ainda mais para entender o quão rica é sua vida - agora, hoje.

Uma prática que muitas pessoas fazem é manter um diário de gratidão. Todos os dias, faça um diário sobre algo pelo qual você é grato - e por quê. Algumas pessoas gostam de fazer uma lista a cada dia de pessoas, lugares, coisas ou experiências que tiveram naquele dia e que lhes trouxeram uma sensação de alegria. 

Além de chamar sua atenção para o positivo a cada dia, você também pode voltar aos dias em que as coisas não estão indo tão bem e reler as anotações anteriores para lembrar de que mesmo nos dias menos felizes, ainda há coisas boas em sua vida e no mundo.

Para onde quer que você olhe, há infinitas opções para explorar a espiritualidade - de luxuosos retiros de yoga e meditação em destinos exóticos, a missões de visão lideradas por grupos em locais remotos e reuniões religiosas em todo o mundo. 

Independentemente de sua cultura, teologia, crenças ou interesses, certamente há algo para todos que desejam embarcar no caminho de se tornarem mais focados espiritualmente. 

E se você está disposto a começar essa jornada agora mesmo, que tal reservar um tempo para refletir o que significa estar espiritualmente atento para você e fazer um diário sobre isso? 

Autor:
Caffeine Academy