28 de julho de 2021
Porque você deve repensar sua relação com o álcool

by:Caffeine Academy

Você não precisa se considerar um alcoólatra para repensar sua relação com o álcool. Consumir bebidas alcoólicas com frequência pode ser divertido e até uma forma de entrosamento social, mas você já parou para analisar o quanto essa atitude repercute em outros campos da sua vida? 

Você pode não pensar no álcool como um problema gritante, mas avaliar se ele está lhe proporcionando um impacto positivo ou negativo ainda é uma ótima ideia. Não precisa ser um processo assustador ou intimidador, assim como você pode pensar, "talvez eu deva dormir mais cedo esta semana", você pode pensar, "talvez eu deva analisar o meu consumo de álcool".

Considere os benefícios que o álcool oferece à sua vida

Pensando nos seguintes aspectos:

  • bem-estar mental;
  • bem-estar físico;
  • relacionamentos;
  • trabalho e rotinas diárias.

A primeira pergunta que você pode fazer a si mesmo é: “o álcool está interferindo positivamente em um desses campos da minha vida?”. Depois se questione: “Beber frequentemente está alinhado à maneira que eu desejo viver ou as coisas que desejo fazer a curto e longo prazo?”.

Se a resposta for “não” para ao menos uma das perguntas, com certeza você deve repensar sua relação com o álcool. E mesmo que você se sinta dividido quanto a isso, lembre-se que você tem o poder de escolha e existem diferentes maneiras de gerenciar e reduzir os danos causados até então.

Os malefícios do álcool para o corpo

Aquela história de que beber com moderação não faz mal, com certeza foi inventada pela indústria. Diferentes pesquisas já confirmaram que não existe um limite seguro para a ingestão de bebidas alcoólicas. O consumo regular de álcool, mesmo em pequenas quantidades, pode elevar a propensão de problemas de saúde, além de influenciar na alteração de comportamento.

Sem contar que os efeitos do álcool também variam de acordo ao estilo de vida, condição médica, entre outros fatores de cada pessoa, justificando a desconformidade de reações de um indivíduo para outro. Um bom exemplo se dá na questão de gênero, segundo a pesquisa Álcool e Saúde dos Brasileiros – Panorama 2020, as mulheres estão no grupo mais vulnerável aos efeitos deletérios do álcool.

Isso porque, as mulheres têm, proporcionalmente, uma quantidade de gordura bem maior que os homens. Mais gordura significa menos água, então a mulher acaba tendo uma dificuldade maior na diluição do álcool no corpo. 

Com isso, a absorção da substância no corpo feminino acaba sendo mais rápida e indo mais rápido para o fígado, tornando-se o cenário ideal para o desenvolvimento de doenças cardíacas, câncer de mama, hepatite alcoólica e cirrose, por exemplo.

Ainda falando sobre os efeitos negativos do álcool para o seu corpo, podemos destacar alguns pontos, como:

Alteração do sono

A recuperação fisiológica durante o repouso à noite sofre uma redução significativa na presença do álcool, quanto mais você bebe, mais afeta os ciclos naturais do sono, incentivando roncos e insônia. 

Ganho de peso

Talvez você não tenha se questionado sobre, mas bebidas alcoólicas são altamente calóricas. Para se ter uma ideia, cada grama de álcool tem 7 calorias enquanto o carboidrato tem 4, afetando diretamente o processo de emagrecimento, mesmo com a prática de exercícios físicos e até mesmo de uma dieta regular.

Além disso, as bebidas alcoólicas não possuem nenhum valor nutricional. São as famosas “calorias vazias”, sem vitamina, mineral, proteína ou qualquer percentual de gordura boa em sua composição. Ou seja, é uma caloria que vai virar gordura acumulada e, dependendo da quantidade e da frequência, pode fazer muito mal para o seu fígado e todo o funcionamento do seu organismo.

Baixa produtividade

O álcool provoca efeitos cognitivos que impactam sua atenção, memória e capacidade de concentração, influenciando o seu desempenho mental tanto no trabalho quanto nos estudos. O consumo de bebidas alcoólicas afeta o Sistema Nervoso Central, causando perda de reflexo, problemas de atenção, perda de memória, sonolência e até estado de coma, que pode levar à morte.

Baixo rendimento físico

Consumo de álcool e uma rotina de alta performance definitivamente não combinam. Além de afetar o funcionamento das suas funções cognitivas, bebidas alcoólicas interferem na força, na velocidade e no equilíbrio físico, acarretando em um pior desempenho e mais lesões.

Problemas na pele

A ingestão frequente de álcool instiga um processo inflamatório que piora os quadros de acne, dermatite e psoríase, além de acelerar o envelhecimento precoce, que se manifesta por manchas e rugas, aumentando também os risco de melanoma e do câncer de pele mais agressivo. 

Como mudar ou eliminar o hábito da bebida alcoólica

Um dos principais problemas associados com o uso de álcool é que seu consumo regular altera a química do cérebro, diminuindo os níveis de serotonina – uma substância química que interfere nas emoções, podendo causar depressão e ansiedade. 

 

Post relacionado: O que é ansiedade?

Como resultado, começa um processo cíclico em que a bebida serve como um antídoto para aliviar os sintomas dessas condições. Logo, beber com regularidade pode atuar, ainda que disfarçado, como uma espécie de fuga da realidade.

Então, se você já pensou a respeito e quer experimentar a sobriedade, mesmo que por um breve período de tempo, começar pode ser mais simples do que você pensa. O primeiro passo é encontrar métodos alternativos de enfrentamento.

Ao reconsiderar a presença do álcool na sua rotina, você pode tomar como base algumas atitudes iniciais, como:

  • limitar as interações sociais às pessoas de quem você realmente gosta;
  • começar um novo hobby;
  • praticar exercício físico com mais regularidade;
  • exercitar a meditação e a respiração;
  • encontrar aromas calmantes;
  • conversar com um terapeuta.

Além disso, é recomendado dar prioridade a eventos onde você se sinta mais confortável para evitar o consumo de álcool, evitando se sentir julgado por sua mudança, honrando suas metas de recuperação e priorizando suas necessidades.

Você também pode começar estabelecendo uma pequena distância dos amigos que costumam beber com maior frequência e se juntando a sistemas de apoio que entendam e incentivem sua decisão.

Em geral, você precisa ser gentil e compassivo consigo mesmo enquanto seu corpo e mente se ajustam a uma vida sem álcool. Além disso, saiba reconhecer se você precisa de ajuda profissional em algum momento do processo e não se esqueça de comemorar as pequenas vitórias. Um suco de frutas cairia muito bem!

Autor:
Caffeine Academy