17 de setembro de 2020
Passo a passo da rotina matinal para alta performance

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Uma rotina matinal - quando realizada da melhor maneira possível - tem um poder de transformação enorme. É a partir dela que você começa o dia ganhando e o torna mais produtivo, disciplinado e feliz. Aqui vamos te contar tudo sobre como implementar na sua vida uma rotina matinal infalível de sucesso.

Post Relacionado: Biohacking - O Guia Definitivo com Alimentação, Sono, Produtividade e Mais!

O que é uma rotina matinal?

Rotina matinal significa iniciar o dia com o pé direito. É comum, antes mesmo de levantarmos da cama, irmos direto para redes sociais, ligações e e-mails. Porém, é justamente essa prática que inibe toda criatividade e potencial cognitivo que possuímos.

Dito isso, uma rotina matinal significa você cultivar hábitos estratégicos que irão dar um boost em sua performance física e mental. Uma rotina matinal também te ajuda a manter a consistência nas ações, ou seja, é a partir dela que você entra numa "bola de neve" de bons hábitos.

Pesquisando mais sobre atletas e empreendedores bem sucedidos de outros locais, descobrimos um padrão matinal e resolvemos ir atrás de maiores informações o que nos levou a criar a nossa própria rotina matinal.

Eles te ajudam a manter a consistência em torno de hábitos que vão te empoderar e te colocar no caminho pro seu próximo nível. Através de uma rotina matinal, você vai gerando consciência e controle sobre seu corpo, emoções e mente, sempre pensando no que de melhor pode acontecer.

Praticar essa rotina é estratégico para criar os hábitos e padrões positivos que vão te fazer performar no seu máximo potencial. Isso gera clareza e permite que você seja quem quer ser e coloque intenção no que precisa fazer.

Então agora que você já tem consciência da importância de uma rotina matinal, vamos te dar todo o caminho para você por em prática. Mas lembre-se! Aqui iremos passar boas práticas e exemplos, o mais importante é você achar uma rotina que se adeque ao seu estilo de vida e que, de fato, te traga os resultados esperados.

São 10 passos e práticas com muita ciência e teste por trás. Você não necessariamente precisa seguir todos e na ordem que apresentamos. Te aconselhamos testar e encontrar o seu melhor caminho.

1. Meditação

Iniciar o dia meditando e em sua própria introspecção significa dizer para si mesmo que você é o que mais importa nesse momento. Significa também um sinal de proatividade, no qual se inicia o dia refletindo e respirando, ao invés de ser retroativo ao olhar as redes sociais e tudo de externo que está acontecendo no mundo.

Por isso, assim que acordar, sentado em sua cama, inicie pequenos ciclos de respiração profunda e se desconecte do mundo dos sonhos por 5 a 10 minutos. não se prenda aos comentários mentais, apenas observe e sinta a sua presença no corpo a cada ciclo de respiração.

Isso te trará inúmeros benefícios ao longo do dia, aqui estão os principais:

  • Rejuvenescimento: Estudos mostram que pessoas que meditaram por 5 anos, aparentaram 12 anos mais jovem
  • Melhora no Sono: A meditação, quando feita com consistência, pode aumentar na produção de melatonina (hormônio do sono) em até 98%
  • Diminui o Estresse: Com a meditação, nosso corpo passa a produzir um nível bem menor de cortisol (hormônio do estresse)
  • Performance Cognitiva: Essa prática ajuda seu cérebro a permanecer ativo e jovem, além de ser fundamental para foco e produtividade nas tarefas mais difíceis

Então lembre e se programe para, assim que acordar, por maior que seja o impulso, pare, ignore o celular e foque em você e na sua respiração.

Post Relacionado: 7 Dicas de Mindfulness

2. Gratidão e sorriso

Depois de meditar e realizar sua higiene pessoal, sorria para o espelho seu sorriso vai liberar a energia que vai dar o impulso para eliminar o mau humor e o estado emocional negativo.

Enquanto você faz isso, tire um momento também para sentir gratidão.  Pode parecer “besteira” para alguns, mas começar o dia agradecendo é totalmente energizante e aprimora ainda mais o seu mindset (prestem bastante atenção nessa palavra)!

A gratidão é o oposto da dor e da raiva, elas não ocupam o mesmo espaço. Então, através do exercício da gratidão você vai conseguir agradecer continuamente tudo que acontece na sua vida de forma natural.

Exercite a gratidão todos os dias durante sua rotina matinal. Mentalize e registre de 3 a 5 coisas das últimas 24 horas pelas quais você é grato(a).

3. Hidratação

A hidratação matinal é fundamental para recuperar a água perdida durante o sono. se hidratar logo ao acordar também desperta o cérebro e outros sistemas do corpo, além de ajudar seu organismo na limpeza do tubo intestinal e na ativação da circulação sanguínea. Você pode acrescentar ingredientes funcionais na sua água para complementar os efeitos positivos da hidratação.

Se quiser potencializar ainda mais os efeitos de sua hidratação matinal, tente esse super blend com os ingredientes abaixo:

  • 500ml de água alcalina e ionizada
  • Sumo de 1/2 limão
  • 15 gotas de extrato de própolis
  • Pitada de sal rosa do himalaia

Pode parecer estranho a primeira vista, mas tudo é até se tornar um hábito. Tente e se surpreenda com os resultados que isso pode trazer pra sua imunidade e disposição.

4. Banho gelado

Um banho gelado é um verdadeiro reset emocional. Recomendamos que você inclua essa hábito na sua rotina matinal. Todos os dias finalize o seu banho com uma ducha gelada por 30 - 60 segundos. Essa é uma prática que tem o poder de melhorar a sua saúde e, mais do que isso, mudar sua vida. Quando você ganha a coragem de tomar um banho gelado, mesmo em um dia frio, você tá dando um sinal pra sua  mente que é você quem está no controle.

É você quem decide se vai fazer algo ou não, como vai se sentir e como vai reagir a uma situação. Exercitar esse controle da sua mente mimada todos os dias, vai te colocar no caminho pra uma mente inabalável, te deixando mais forte e preciso nas tomadas de decisões do dia a dia.

5. SuperCoffee

O café da manhã é uma das principais refeições. Isso porque o desjejum interrompe o ciclo de repouso digestivo do corpo, interferindo na forma como o seu metabolismo vai funcionar no decorrer do dia. Um desjejum seletivo, com alto teor de gorduras naturais e nutritivas, tem o poder de determinar o seu nível de energia durante horas.

SuperCoffee é um blend instantâneo de 10 superalimentos 100% naturais feitos para te dar mais energia, otimizar sua queima de gordura e tornar seu dia mais produtivo – com mais foco e clareza mental.

Esse blend singular não só é prático e com um sabor delicioso de cappuccino, mas ele também pode te dar os seguintes benefícios:

  • Potencializa queima de gordura
  • Fornece disposição e energia com fontes limpas
  • Foco e clareza mental para atividades
  • Saciedade por um longo período de tempo
  • Ação antioxidante

Post Relacionado: Por dentro da fórmula do SuperCoffee 2.0

6. Alongamento e exercício

Ativar a circulação do corpo e mente é essencial para iniciar o dia. Essa prática também te deixará mais energizado e produtivo nas tarefas a serem realizadas. Além disso, o sentimento de dever cumprido ao realizar um exercício pode nos dar o ímpeto de realizar outras tarefas importantes para o alcance de nossos objetivos gerais.

Tão importante quanto se exercitar, é se alongar. Dedicar pelo menos 10 minutos da sua manhã pra alongar o corpo e trabalhar sua flexibilidade, isso ajuda a gerenciar o stress físico e ativar a circulação.

7. Leitura

Permanecer offline - sem dispositivos eletrônicos - por si só, já te fornece inúmeros benefícios mentais e bioquímicos. Dentre eles, temos como principais a redução da ansiedade e o florescimento e potencialização da criatividade.

Imagine agora se você combinasse todas as práticas que você exercitou até agora com uma leitura que te gerasse um grande impacto em termos de reflexão e insights. Busque livros agradáveis de ler mas que, ao mesmo tempo, te inspire e motive. Separe um tempo para realizar a leitura de sua rotina matinal, ou seja, sempre trace uma meta para alcançar a consistência na leitura.

8. Mentalização

Tire um tempo de, pelo menos, 5 minutos para mentalizar as suas principais metas do dia ou de projetos pessoais. Traga para o presente tudo aquilo que gostaria de atingir durante o dia, a semana ou o ano.

Quando você traz para si sentimentos e anseios diariamente em um ritual, você se inspira, se motiva e se sintoniza com as suas qualidades mais nobres para realizar metas e sonhos. Você pode potencializar esse momento com alguma música instrumental que te ajude a entrar em auto-presença.

Até para os mais céticos essa prática é eficaz. Mentalizar ou visualizar seu dia e suas tarefas sendo exercidos da maneira que você espera e almeja pode, de fato, fazer com que eles aconteçam dessa forma.

9. Banho de sol e natureza

Tomar 15 minutos de sol, sem protetor solar, ajuda seu organismo a produzir vitamina D, além de  contribuir para: reduzir a pressão sanguínea, o cansaço e a fadiga crônicos; melhorar as funções cerebrais, a saúde dos ossos, a absorção de cálcio e a qualidade do sono; aumentar a produção de serotonina e de compostos essenciais para o sistema imunológico; entre diversos outros benefícios para a saúde.

Esse exercício ainda pode ser potencializar sua rotina matinal quando unido ao contato a natureza. No primeiro contato, pode parecer estranho ou não fazer sentido, mas conectar com a natureza, descalço, com um ar limpo, tem um grande impacto positivo a nossa biologia.

Estados meditativos são geralmente encontrados em frequências entre 6 a 10 Hz (teta e alfa). A freqüência da Terra, chamada de ressonância de Schumann, fica em 7,83 Hz. O que isso significa é que ao se conectar, você entrar num estado meditativo, trazendo calma e serenidade para corpo e mente, e, consequentemente, potencializando os benefícios da meditação cujo já citamos.

Hack: Você pode otimizar sua rotina matinal unindo o exercício ao banho de sol na natureza, consagrando 3 práticas diferentes numa só ação.

10. Diário

Entre CEO's, grandes executivos, atletas e grandes mestres da alta performance, essa é uma das práticas mais comum na rotina matinal deles.

Ter um diário não significa escrever tudo que foi feito no seu dia. Pelo contrário. A ideia é usar o papel e a caneta para tirar ideias e insights de sua cabeça, para que assim, ela foque no que realmente importa, aumentando foco e produtividade.

Sempre que acordar, crie um hábito de escrever as ideias que estão na sua cabeça e de criar um jornal sobre o seu dia, com metas, intenções, angústias, etc. Para te ajudar nisso, montamos um template de um diário que você pode usar toda manhã em sua rotina matinal e com isso, alcançar grandes resultados.

Toda manhã escreva:

  • Sou grato(a) por:
  1.  
  2.  
  3.  
  • O que tornaria meu dia incrível hoje?
  1.  
  2.  
  3.  
  • Eu estou me sentindo:
  1.  
  2.  
  3.  

Você pode fazer isso através de aplicativos como Evernote, num caderno específico para isso ou até mesmo numa folha de papel. O importante é externalizar objetivos e sentimentos.

 

Autor:
Caffeine Academy

Referências