15 de setembro de 2020
O que é coffee nap?

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

 

Você se sente cansado o dia todo mesmo após tomar café?
Já teve a sensação de acordar mais cansado ainda depois de um cochilo?

Te apresento o coffee nap: um simples conceito que pode aumentar sua atenção, foco e produtividade!

O termo em inglês une as palavras coffee, que significa café e nap, cochilo. Em tradução livre, seria o “cochilo cafeinado”. Toma-se o café e logo em seguida se tira um cochilo de 20 minutos. Isso resulta em mais foco e energia do que o café ou o cochilo sozinhos! 

Como isso é possível? Primeiramente, é preciso saber que estamos falando do power nap, o cochilo rápido que possui duração entre 10 a 20 minutos. Com essa duração, o organismo descansa, mas não entra no sono profundo

Evita-se a “ressaca do sono”, a sensação de se estar grogue mesmo após dormir. Diversos estudos já comprovaram a eficácia do power nap para ampliar o estado de alerta. 

Post relacionadoBenefícios do sono de acordo com a ciência

Da mesma forma, sabe-se que a cafeína é antagonista dos receptores "AR" no cérebro, e as moléculas de adenosina são ativadoras do mesmo neurotransmissor. Essa ativação sinaliza o cansaço para nosso cérebro.

A ação da adenosina para o coffee nap 

Como consequência, a cafeína amplia o estado de alerta ao se ligarem aos receptores "AR" e impedirem a ligação de adenosina nos mesmos. Toda essa relação já foi comprovada cientificamente, com base em estudos de grupos.

A partir de um estudo clínico, cientistas estudaram o tempo de resposta em 12 pessoas sonolentas, divididas em quatro grupos, com tempo de de privação de sono similar: 1) quem ingeriu somente café; 2) quem somente realizou um power nap; 3) quem realizou um coffee nap e 4) quem somente tomou café descafeinado. 

Ao fim da pesquisa, percebeu-se que o coffee nap colaborou significativamente mais em relação a quaisquer dos outros três grupos, sendo tanto o café quanto o cochilo mais efetivos que o café descafeinado. 

Isso acontece porque o power nap de 20 minutos amplifica a efetividade da cafeína no cérebro. Ao termos esse pequeno descanso, as moléculas de adenosina (responsáveis pela sensação de cansaço, lembra?) desprendem-se dos receptores.

Isso dá espaço para a cafeína se ligar e permitir um estado de alerta de alta performance. Além disso, a cafeína demora para fazer efeito, então, o tempo do cochilo se sincroniza com o início do efeito do café. Incrível, não é?

Então aqui vai um passo a passo pra você tirar um coffee nap e aumentar seu estado de alerta com esse hack incrível:

Como fazer um coffee nap

Use o SuperCoffe para fazer seu coffee nap

1.     Prepare seu SuperCoffee;

2.     Tome o seu SuperCoffee num curto espaço de tempo (no máximo 5 minutos). Isso é essencial para uma maior efetividade da técnica;

3.     Assim que terminar o SuperCoffee, programe um alarme para 20 minutos e deite-se. Você deve apenas relaxar o máximo que conseguir, sem se preocupar em dormir profundamente. Afinal, esse não é o objetivo do coffee nap;

4.     Assim que o alarme tocar, levante. Não prolongue o tempo de cochilo, mesmo que estiver muito cansado. Em pouco tempo o SuperCoffee fará efeito, você sentirá uma energia incrível e estará pronto para a alta performance!

 

Autor:
Caffeine Academy