17 de setembro de 2020
Benefícios do complexo B

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

O complexo B é um dos superingredientes do SuperCoffee 2.0, escolhidos minuciosamente para otimizar o funcionamento do corpo humano, a fim de atingir a máxima performance física e mental. 

As vitaminas do complexo B atuam, principalmente, como precursores de processos metabólicos. Elas também exercem influência direta na saúde emocional e mental, melhorando a memória, o desempenho físico, o humor, entre outros benefícios que falaremos a seguir.

O SuperCoffee contém complexo b

Quais são as vitaminas do complexo B?

Antigamente, as vitaminas do complexo B eram conhecidas como uma única vitamina. Depois, percebeu-se que eram vitaminas quimicamente distintas, e hoje são classificadas em: 

  1. Vitamina B1 (tiamina);
  2. Vitamina B2 (riboflavina);
  3. Vitamina B3 (niacina);
  4. Vitamina B5 (ácido pantotênico);
  5. Vitamina B6  (piridoxina);
  6. Vitamina B7 (biotina);
  7. Vitamina B9 (ácido fólico);
  8. Vitamina B12 (cobalamina).

Benefícios do complexo B

As vitaminas do complexo B são hidrossolúveis e estão envolvidas em várias reações metabólicas, tornando-se essenciais e benéficas em vários sentidos. Veja abaixo alguns exemplos: 

Fonte de toda energia 

A vitamina B3 é um elemento fundamental na formação das coenzimas NAD (nicotinamida adenina dinucleotídeo) e NADP (nicotinamida adenina dinucleotídeo fostato), que atuam reações produtoras de energia celular - útil para a execução das funções vitais, como a respiração e a circulação sanguínea.

Além disso,elas ajudam a promover um desempenho aeróbico mais eficiente. Algumas vitaminas do complexo B ajudam a formar a hemoglobina nos glóbulos vermelhos, os responsáveis por transportar oxigênio para os músculos durante o exercício. 

Melhora o humor

Pode até parecer duvidoso, mas essas vitaminas reduzem os efeitos negativos da TPM, a famosa tensão pré-menstrual. Isso porque, como falamos, as vitaminas do complexo B são capazes de influenciar na saúde mental e emocional.

Um estudo publicado no British Journal of General Practice analisou mulheres com níveis de TPM moderados a graves, que faziam uso de suplemento de B6. Após três meses, as pacientes relataram sentir menos cansaço e mau humor. Outros estudos ainda sugerem o uso diário desse composto orgânico durante o período menstrual.

o complexo b melhora o humor

Melhora a memória

Você já deve ter ouvido falar sobre os benefícios do ômega 3 para a memória, não é mesmo? A vitamina B12 é tão importante quanto esse ácido graxo, pois é essencial para a formação de DNA e previne danos aos nervos e, quando associada a vitamina B9, os resultados são melhores. 

Deixa o cabelo e a pele mais saudáveis

Juntas, as vitaminas B2, B3 e B5 aumentam a resistência natural da pele. Especificamente, a B3 ajuda a controlar a produção de sebo na pele e auxilia na redução das lesões cutâneas, como acne, rosácea e atopia. 

A popular biotina, vitamina B7, também contribui no crescimento celular e na formação da pele, das unhas e dos cabelo, sendo utilizada com frequência na indústria de cosméticos. 

Possui ação desintoxicante

Durante os exercícios, seu corpo queima carboidratos como combustível (exceto se atingir o estado de cetose) e gera uma subproduto chamado de glioxais, que podem danificar as células e causar doenças. 

Um artigo da Biochemical Society Transactions revela que a vitamina B1 ajuda a quebrar os glioxais. O artigo ainda reforça que as dietas ocidentais são baixas em vitamina B1, mas ricas em açúcar, o que pode resultar em altos níveis de glioxais no organismo.

 

Possui ação analgésica

As vitaminas do complexo B exercem um papel fundamental no funcionamento do sistema nervoso e, por isso, têm diversas aplicações no tratamento de patologias. Um estudo publicado no Journal of Headache and Pain, que acompanhou jovens em uso de vitamina B2, constatou que 68% dos indivíduos reduziram em 50% a frequência de cefaleias.

Já uma pesquisa brasileira, publicada na Revista da Dor, mostra que as vitaminas B possuem efeito analgésico quando utilizadas em monoterapia ou combinada a outros fármacos para o tratamento de doenças da coluna, doenças reumatológicas e pós-operatórios. 

Como mostramos, o complexo B proporciona vários benefícios para a saúde, evidenciando a importância de manter uma alimentação saudável, com frutas, verduras, carnes magras e grãos integrais. Você já tem feito isso? 

Alinhado ao consumo desses alimentos, você pode inserir o SuperCoffee 2.0 à sua dieta como uma fonte de vitaminas do complexo B, já que nosso blend energético possui uma fórmula especialmente combinada para sustentar o seu bem-estar, fornecendo mais energia e disposição, otimizando a queima de gordura e tornando seu dia mais produtivo. 

Conheça mais sobre a fórmula do SuperCoffee 2.0 pensada especialmente para você!

Autor:
Caffeine Academy