3 de setembro de 2020
7 superalimentos que vão dar um boost no seu raciocínio

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Na semana passada falamos sobre os superalimentos, uma denominação informal usada para caracterizar os alimentos ricos em nutrientes, tais como antioxidantes, fibras, vitaminas, minerais, entre outros.

Além da capacidade de nutrir, como tantos outros alimentos, os superalimentos possuem propriedades que ajudam o organismo a enfrentar e prevenir problemas de saúde, combater o envelhecimento precoce e melhorar o sistema imunológico.

Em particular, existem muitos alimentos que nos oferecem novos níveis de foco e energia, enquanto também aumentam a função cognitiva e ajudam a gerenciar inflamações nessa região.

Ficou curioso? Então vamos entender os efeitos da inflamação no sistema que comanda nossos pensamentos, raciocínio, movimento, dentre várias outras funções, e explorar os 7 superalimentos que vão dar um boost no seu raciocínio para aumentar sua qualidade de vida.

O que causa inflamação no cérebro?

A inflamação é a resposta inata do corpo a lesões, estresse ou doença. Quando se trata de performance cognitiva, uma das maiores necessidades é combater o processo de inflamação diário para que o cérebro se mantenha sobre controle.

As principais consequências da inflamação cerebral são:

  • Declínio cognitivo;
  • Aumento do risco de doença crônica;
  • Vulnerabilidade a doenças neurais;
  • Redução da qualidade de vida.

A inflamação do cérebro pode ocorrer por diversos motivos, desde um vírus, a deficiência de vitamina D ou de ômega-3 até a disbiose intestinal, quando ocorre um desequilíbrio entre as bactérias probióticas e as bactérias patogênicas que produzem mais toxinas que podem chegar ao cérebro.

Além da má função intestinal, a própria dieta alimentar pode se relacionar com essa inflamação, já que o cérebro e intestino estão completamente interligados e se comunicam por meio das substancias produzidas nos dois órgãos.

Post Relacionado: Intestino: o seu segundo cérebro

O estresse frequente também possui efeito na neuroinflamação, pois causa o aumento do cortisol, hormônio responsável por contribuir para o bom funcionamento do sistema imune.

 

Importância da dieta equilibrada

Não é novidade que a alimentação é o principal aliado do corpo, desde a condição física até as reações emocionais, e o nível do seu desempenho cognitivo está diretamente relacionado ao que você consome.

Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes ajuda a combater a inflamação do cérebro, a controlar o estresse, reduzir o risco de doença crônica e, consequentemente, a elevar o desempenho mental.

Alguns superfoods atuam diretamente nesse processo de alta performance cognitiva, fornecendo mais energia, concentração e foco para a realização de atividades do dia a dia. Além disso, ainda possuem a capacidade de melhorar a memória de curto e longo prazo.

7 superalimentos que vão aumentar seu raciocínio

1. Café

Combustível para alto desempenho do cérebro, a cafeína além de oferecer energia, é responsável por liberar as gorduras nas células adiposas.

O efeito a curto prazo do café no humor pode ser devido à atividade alterada da serotonina e dopamina, a longo prazo seus potenciais efeitos estão relacionados às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

2. Salmão

É um alimento rico em um tipo de ácido graxo chamado DHA, que desempenha uma função essencial no funcionamento do cérebro, especialmente na memória e nas atividades do dia a dia.

3. Chocolate 70% cacau

O chocolate de qualidade (com baixo teor de açúcar e gordura) é rico em polifenóides e flavonóides, substâncias que evitam a oxidação das células.

4. Baunilha

Os vanilóides encontrados na baunilha ajudam a manter os níveis saudáveis ​​de inflamação e oferecem impulso cognitivo.

5. Amêndoa

Rica em vitamina E que ajuda a melhorar a atividade cerebral.

6. Abacate

Os ácidos graxos Omega 3 e Omega 6 combatem o mau colesterol e aumentam a circulação de sangue para o cérebro. Além disso, a grande quantidade de vitaminas e minerais possibilita o aumento da interação nervo-muscular e protege o cérebro do risco de AVC.

7. SuperCoffee

SuperCoffee um blend energético natural que oferece energia limpa, disposição duradoura, aumento do metabolismo, além de maior foco e concentração mental, sem danos colaterais no seu consumo diário.

Traz em sua composição 12 superalimentos especialmente combinados, entre eles a cafeína e L-teanina que em ação conjunta aumenta o fluxo sanguíneo cerebral, estimula a performance cognitiva e melhora o humor.

É nítido que a cafeína é mais do que um estimulador de energia, ela pode ajudar a aliviar o declínio cognitivo e bloquear a inflamação no cérebro. Mas vale ressaltar que comer apenas os alimentos citados acima não vai te proporcionar uma saúde melhor.

Você ainda precisa seguir uma rotina de dieta equilibrada, com o máximo de produtos naturais e o mínimo de alimentos processados e açúcares refinados, para alcançar sua melhor versão cognitiva a curto e longo prazo.

Autor:
Caffeine Academy

Referências