20 de agosto de 2021
A relação entre espiritualidade e felicidade

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Oração, meditação, contemplação, registro no diário, leitura e canto. É provável que você já tenha recorrido a pelo menos uma dessas práticas ao longo da vida como uma forma de se conectar com seu eu superior. 

Muitas pessoas carregam consigo o desejo de compreender coisas que não podem explicar, e a espiritualidade aponta o caminho para a descoberta de alguns mistérios da vida. 

E, apesar de haver inúmeras religiões e crenças espirituais vivas e vibrantes no mundo de hoje, a ciência mostra que a espiritualidade é uma tendência universal e tem um efeito extremamente positivo na saúde, felicidade e relacionamentos da humanidade.

Espiritualidade: conceito

A espiritualidade é paradoxalmente um conceito universal e altamente pessoal que tende a destacar duas ideias fundamentais: é buscar uma conexão significativa com algo maior do que você e reconhecer que o que o conecta a um poder superior também o conecta a outros.

Aqui estão algumas definições modernas de espiritualidade:

O palestrante Mastin Kipp, autor do livro “Daily Love: Growing with Grace”, diz que "espiritualidade é a medida de quão dispostos estamos a permitir que algum poder maior do que nós entre em nossas vidas e nos guie em nosso caminho".

A Dra. Brené Brown, especialista em vulnerabilidade e empatia, definiu espiritualidade em seu livro “The Gifts of Imperfection” como “reconhecer e celebrar que estamos todos conectados uns aos outros por um poder maior do que todos nós, e que nossa conexão com esse poder e um ao outro é baseado no amor e na compaixão. Praticar a espiritualidade traz um senso de perspectiva, significado e propósito para nossas vidas”.

Oprah Winfrey, em sua discussão sobre o assunto com o professor espiritual Eckhart Tolle, disse: “Espiritualidade para mim é reconhecer que estou conectada à energia de toda a criação, que sou uma parte dela e sempre será uma parte de mim. Qualquer rótulo ou palavra que usamos para descrever "isso" não importa. Palavras são completamente inadequadas”.

 

Espiritualidade e felicidade

Tal Ben-Shahar, um dos principais professores de psicologia positiva e bem-estar, define a felicidade como “a experiência geral de prazer e significado”. Uma pessoa feliz não é assim porque experimenta apenas emoções positivas. 

Pessoas felizes geralmente experimentam emoções prazerosas, mas também identificam suas vidas como significativas - isto é, elas sentem que contribuem de alguma forma para sua comunidade e que têm um efeito no mundo ao seu redor. 

Visto que a espiritualidade está profundamente enraizada em fornecer significado, é um ponto de acesso direto para uma felicidade maior. A espiritualidade traz um sentido de significado a um mundo confuso. 

Quando os eventos da vida (grandes e pequenos) assumem um significado maior, às pessoas espirituais possuem maior capacidade de lidar com o estresse, além de serem mais propensas a agradecer pelos eventos agradáveis ​​da vida e a processar com mais estabilidade os desafios enfrentados. 

Seja porque se sentem apoiados por um poder superior ou por serem conhecedores do seu eu superior, as pessoas espirituais se identificam com a vida como tendo um propósito, ao invés de enxergá-la como uma trajetória aleatória e sem sentido.

A espiritualidade tranquiliza as coisas e geralmente encoraja o otimismo e a busca por uma vida alegre. Ajuda as pessoas a identificar seus valores e a apreciá-los nos outros. Pessoas espirituais são mais altruístas, compassivas e perdoadoras dos outros, porque se identificam com o que os conecta - e não com o que os separa. 

Post relacionado: A relação entre saúde e o bem-estar espiritual na qualidade de vida

Muitas tradições espirituais incentivam a criação de vínculo com uma comunidade com o intuito de promover relacionamentos saudáveis - um dos mais altos indicadores de uma vida feliz. Na verdade, estudos de psicologia positiva mostram que pessoas espirituais têm relacionamentos mais positivos em geral com seus cônjuges, filhos e amigos.

Se você está em busca do caminho espiritual e deseja fortalecer seu senso de espiritualidade, pode começar esse processo exercendo sua gratidão. Reserve alguns minutos do seu dia apenas para escrever pelo que você é grato. Essa é uma forma eficiente de amplificar as experiências e pessoas positivas que fazem parte da sua vida.

Praticar meditação diariamente também é uma excelente  escolha para se aproximar da sua divindade. No ato de o inspirar, convide sua fonte maior para sua vida e, ao expirar, ofereça sua bondade amorosa a todos os seres em todos os lugares.

Falar com estranhos. Sorria para as pessoas. Converse com pessoas pelas quais você poderia passar. Fazer conexões com outras pessoas o lembra de que você não está sozinho e de que todos têm dificuldades e bênçãos em suas vidas.

Por sim, ficar quieto e aprender a acalmar sua mente é uma das coisas mais poderosas que você pode fazer para se sentir em contato com sua verdadeira natureza. A atenção plena é capaz de lhe oferecer benefícios em diferentes campos da vida. 

Para mais dicas, leia Espiritualidade: o que é, qual sua importância e como desenvolvê-la

No fundo, você é um espírito que anseia por conhecer sua plenitude. Então, busque desenvolvê-la continuamente! Como disse o filósofo idealista francês Pierre Teilhard de Chardin: “Não somos seres humanos tendo uma experiência espiritual. Somos seres espirituais tendo uma experiência humana”. 

Autor:
Caffeine Academy