30 de setembro de 2020
Como cuidar da sua saúde mental em tempos de quarentena

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Comércios fechados, aulas suspensas e fronteiras bloqueadas. Já é visível. A vida não é mais a mesma após surto de COVID-19. Além dos impactos econômicos, muito já se discute sobre os efeitos na saúde mental.

O estresse, a ansiedade e a preocupação podem sim aparecer. Mas neste momento, o que podemos fazer é tentar amenizar esses efeitos, de modo que possamos tirar aprendizado da situação.

Alerta sobre a saúde mental

A quarentena tem sido uma medida adotada por muito países para conter o avanço do coronavírus e, até então, tem minimizado danos. Já o distanciamento social consiste em ações voluntárias para evitar contato com aglomerações. 

Dentro desse contexto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que a reclusão social pode agravar ou gerar problemas mentais. Por isso, a agência recomenda cuidado com si e empatia com os outros. 

 

Já adiantamentos: pânico não vai te levar a lugar nenhum! Muito pelo contrário. Estresse e ansiedade são inimigas do seu sistema imunológico e podem abaixar os seus mecanismos de defesa nesse momento em que você mais precisa deles. Por isso, é preciso adaptar-se à nova situação e desenvolver um rotina de cuidados com o corpo, a mente e o espírito, afinal eles são os pilares do ser.

A seguir, veja algumas dicas de como cuidar da sua saúde mental.

Cuide de si (coma, durma e se exercite) 

A compulsão alimentar é uma das formas inconscientes de lidar com o estresse e a ansiedade. Tenha cuidado! Manter uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, é fundamental para manter o sistema imunológico funcionando corretamente.

Agora que você tem mais tempo em casa, já pensou em fazer uma nova receita? Ou cozinhar para seus familiares? Essa é uma ótima forma de aliviar o estresse.  

A prática de atividade físicas também combate o estresse. Quando você se exercita, o seu corpo libera endorfina, o hormônio da felicidade, que garante mais disposição, bem-estar, prazer e ainda ajuda no desenvolvimento da capacidade cognitiva.

Post relacionado: Guia Rápido para Desbloquear o Potencial Pleno da Sua Mente 

Veja abaixo algumas dicas de canais no Youtube e aplicativos para manter-se ativo em casa:

  • Exercício em casa (canal);
  • Roberta’s Gym Brasil (canal);
  • Lu Oliveira (canal);
  • Adidas Training by Runtastic (aplicativo);
  • FitOn (aplicativo);
  • Freeletics (aplicativo).

Já quanto ao seu sono, a hora de dormir é muito mais que um momento de descanso. O sono é um estado fisiológico com múltiplas funções: otimiza o funcionamento do cérebro, equilibra os hormônios e, consequentemente, melhora o humor e a saúde mental. 

Para ter um sono de qualidade, alguns cuidados devem ser tomados:

  • Não consumir café 6 horas antes de deitar;
  • Não ficar exposto à luz de eletrônicos;
  • Sempre que possível, dormir em locais escuros e frios.            

Meditação e yoga para relaxar

Essas duas práticas de mindfulness são capazes de trazer diversos benefícios para o corpo e a mente. Os pontos centrais estão na diminuição da ansiedade e no desenvolvimento da concentração.

A meditação, especificamente, reduz os níveis de hormônios do estresse, como o cortisol e a epinefrina. Essa técnica pode ser facilmente realizada em casa de forma guida, isto é, conduzida por textos, áudios e vídeos. 

Meditar é uma das formas de cuidar da saúde mental

A yoga também também altera o estado emocional de forma positiva. Os alongamentos e a respiração são utilizados de forma combinada para empurrar limitações autoimpostas, gerando um estado de centramento.

No canal do Youtube da Monja Coen, por exemplo, você tem acesso a vários conteúdos que promovem um verdadeiro detox da mente

Socialize

Durante esse momento de distanciamento social, algumas pessoas estão trabalhando e/ou estudando em casa, e no processo de adaptabilidade pode ocorrer alguns picos de estresse e sentimento de solidão. Mas como lidar com isso de forma remota?

A resposta é simples, utilize a tecnologia! Existem diversas ferramentas (Zoom, Hangout, Slack, etc.) que permitem a interação de equipes, como forma de otimizar o trabalho e facilitar a comunicação.

Além disso, utilize da tecnologia nesse momento para manter a proximidade de quem você gosta. Busque amigos e familiares para conversar, se distrair e compartilhar sua rotina, seja por mensagens, ligações ou vídeochamadas. Lembre-se que você não está sozinho!

Autor:
Caffeine Academy