15 de outubro de 2020
10 benefícios do cacau para sua saúde física e mental

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Você sabia que um dos benefícios do cacau é o controle do colesterol? Não é à toa que ele é conhecido como a “bebida dos deuses”, pois, o nome científico da sua árvore, o cacaueiro, é Theobroma cacao, que vem das palavras gregas theo (Deus) e broma (bebida).

Essa fruta é um dos alimentos mais ricos nutricionalmente. A sua poderosa composição, que inclui vitaminas, sais minerais e outras substâncias (feniletilamina, flavonóides, cafeína, etc) promove diversos benefícios para saúde física e mental.

Nutriente Quantidade % VD*
Valor energético 74.3kcal=312 4%
Carboidratos 19,4 g 6%
Proteínas 1,0 g 1%
Gorduras totais  0,10 g 0,18%
Gorduras saturadas 0,00 g -
Fibras alimentares 2,2 g 9%
Cálcio 12,1 mg 1%
Vitamina C 13,6 mg 30%
Fósforo 9,3 mg 1%
Magnésio 24,6 mg 9%
Ferro 0,3 mg 2%
Potássio 71,6 mg -
Zinco 0,6 mg 9%
Vitamina B1 0,3 mg 21%

 

(*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

Entretanto, sua fama não vem somente das suas propriedades funcionais - antioxidante, anti-inflamatório e cardioprotetor - mas, principalmente, por ser a matéria-prima do chocolate. É da semente do cacau que é feito esse produto delicioso e tão querido.

Sim, o cacau realmente é um superalimento! Essa categoria contempla aqueles alimentos que, mesmo em pequenas quantidades, são capazes de fornecer nutrientes de grande potencial para a saúde, ajudando a prevenir e a enfrentar diversas doenças.

Além do cacau, podem ser considerados superalimentos:

  • Café;
  • Chá verde;
  • Baunilha;
  • Amêndoas;
  • Abacate;
  • Salmão;
  • Gengibre;
  • SuperCoffee.

Post relacionado: 7 Superalimentos que vão dar um boost no seu raciocínio

10 benefícios do cacau

1 - Regula o humor

Uma das substâncias abundantes na fruta é a tiramina, um precursor do triptofano, que por sua vez é precursor da serotonina, o “hormônio da felicidade”.

2- Reduz a pressão arterial

Já os flavonóides proporcionam benefício para saúde cardiovascular, como o controle da pressão arterial e a redução dos efeitos de radicais livres.

3- Combate o colesterol alto

Novamente os flavonóides! Essa substância possui função antiaterosclerótica, que combate a inflamação crônica da camada interna das artérias, ao diminuir os níveis do colesterol ruim.

 

4 - Melhora a sensibilidade à insulina

A epicatequina, que faz parte da classe dos flavonóides, fortalece a sinalização da insulina melhorando os efeitos do hormônio.

5- Aumenta o estado de alerta

Outro componente do cacau, a cafeína, atua como estimulante do sistema nervoso central, aumentando o estado de alerta.

6 - Ajuda a regular o intestino

Os polifenóis e os flavonóides presentes cacau possuem propriedades pré e probióticas, favorecendo as “bactérias boas” presentes no intestino.

7- Ajuda a reduzir a inflamação

Um dos maiores benefícios do cacau é sua função antioxidante, o que reduz o dano celular causado pelos radicais livres e inflamações.

8- Auxilia no controle do peso

Três benefícios em um! O cacau ajuda a diminuir a absorção e a síntese de gorduras, bem como aumentar a sensação de saciedade - efeito da regulação da insulina.

9- Combate o envelhecimento da pele

Os diversos compostos antioxidantes dessa fruta ajudam a manter a pele mais saudável, combatendo o envelhecimento cutâneo. 

10 - Hidrata a pele

Outro benefício do cacau para a pele é o alto potencial de hidratação. Isso porque, ele contém uma massa de gordura protetora que proporciona maciez, viço e luminosidade.

Como consumir o cacau?

A forma mais popular de consumo do cacau é o chocolate, que é feito a partir da torra da semente da sua semente e adição de ingredientes como leite, açúcar e gorduras. Contudo, é a proporção desses últimos ingredientes é que determina o tipo de chocolate, se branco, ao leite, amargo, etc.

Na verdade, algumas literaturas nem consideram o chocolate branco como chocolate. Isso porque, ele composto, em média, por apenas 4% de cacau; quando o mínimo exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para se enquadrar como tal é de 25%.

Quanto mais açúcar e menos cacau, o chocolate pode até ficar mais cremoso e saboroso, porém, ele perde seu valor nutricional e funcionalidade. Mas se formos falar de qualidade, o chocolate amargo, com teor de cacau acima de 70%, é o mais saudável.

Veja abaixo outras formas de consumo saudável para aproveitar os benefícios do cacau:

  • Fruta in natura (um suco também é uma delícia!);
  • Em pó na vitamina ou salada de frutas;
  • Cacau Nibs;
  • EnergyBall.

Aproveite os benefícios do cacau com o supercoffee

Aqui vai mais uma dica extra: SuperCoffee Impossible Chocolate! O novo sabor conserva a exclusiva fórmula 2.0, com superingredientes especialmente combinados que fornecem energia e disposição, foco e concentração -, e ganha cacau 100% puro e aroma de chocolate.

Sabe todos os benefícios do cacau que mostramos acima? No SuperCoffee Impossible, eles são mantidos, pois o produto não contém açúcar, adoçantes naturais, conservantes, e estabilizantes. Ele é de fato saudável, funcional e irresistivelmente saboroso.

Autor:
Caffeine Academy