28 de setembro de 2020
7 motivos que levam a falta de energia e disposição

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

“Me sinto tão cansado”. Essa frase, quase sempre, vem seguida de um “Eu também”. 

O cansaço nada mais é que uma resposta natural do organismo à correria do dia a dia. Mas quando ele se torna persistente, mesmo após boas noites de sono, algo está errado e precisa ser investigado.

O cansaço, seja ele físico ou mental, vem acompanhado de outros dois sintomas: falta de energia e falta de disposição. Essa tríade faz com que o indivíduo não consiga concluir tarefas simples sem sentir-se exausto. Se identificou?

Pressões no trabalho, sentimentos oprimidos e ausência de autocuidado são algumas causas do estresse, o principal aniquilador de energia. Outros fatores relacionados aos hábitos da vida moderna também podem estar sabotando sua energia. Descubra abaixo quais são e como lidar:

#1- Estresse (o principal aniquilador da energia)

A vida nas grandes cidades, inevitavelmente, nos leva a passar por situações estressantes. O corpo reage! E começa a produzir cortisol em excesso, levando ao desenvolvimento de outros problemas, como transtornos de humor, baixo desejo sexual, ganho de peso e oscilações do açúcar no sangue. 

“Reajustar seu nível de cortisol e curar seu sistema de controle geralmente requer uma dieta considerável e intervenções no estilo de vida” é o que afirma Sara Gottfried, médica cientista e autora de best-seller "Brain Body Diet". 

Dentro desse contexto, mais do que nunca, momentos de relaxamento e autocuidado são necessários. Entre as opções estão as práticas de meditação, yoga e relaxamento, você também pode fazer uma pequena viagem e se desconectar de tudo ou, apenas, conversar com um amigo.

#2 - Falta de nutrientes e minerais

Você é o que come! E sim, a sua alimentação pode influenciar nos seus níveis de energia e disposição. O ferro, por exemplo, é um mineral essencial para o transporte do oxigênio pelo corpo; sem ele, a consequência é óbvia: falta de disposição.

Entre as leguminosas, o feijão concentra a maior quantidade de ferro. Mas para ele ser bem absorvido, esse mineral precisa da ajuda da vitamina C, encontrada em grande quantidade nos vegetais verde-escuro. 

Nutrientes e minerais, um necessita do outro no metabolismo energético. Assim, uma dieta saudável, com proteínas magras, vegetais e grãos integrais podem aumentar seus os níveis de energia e disposição.

#3- Excesso de açúcar (o mito da disposição)

Quanto mais açúcar, mais disposição! MITO. Os carboidratos são as principais fontes de energia para o organismo, ou seja, eles são essenciais para que tenhamos energia para executar diversas atividades. Entretanto, o consumo excessivo de carboidratos, principalmente refinados, pode levar ao acúmulo de glicose no sangue.

Esse acúmulo pode causar cansaço, provocado pela falta energia - já que a insulina liberada pode não conseguir processar toda glicose. Comer muitos alimentos processados, com alto teor de gordura e açúcar, também pode pode causar deficiências nutricionais.

É fundamental prestar atenção à “qualidade” dos carboidratos consumidos e buscar, na medida do possível, atender suas necessidades nutricionais diárias através de um dieta equilibrada.

#4 - Má hidratação

O corpo humano é composto por cerca de 75% de água, que é encontrada dentro das células e nos vasos sanguíneos. As neurotransmissões, por exemplo, dependem do equilíbrio entre fluídos e eletrólitos (minerais específicos). Logo, um quadro de desidratação faz com que seu cérebro não funcione corretamente, atrapalhando também no foco e na concentração.

A água tem lá seus poderes milagroso. O banho gelado, logo pela manhã, não só te fornece uma boa dose de energia natural, como também reduz a inflamação e aumenta a circulação sanguínea. Uma ducha gelada por 30 a 60 segundos é uma prática que pode melhorar sua saúde. 

Post relacionado: Dicas de Biohacking: otimizações simples para colocar em prática

#5 - Padrão dos exercícios

A prática de atividades físicas estimula a produção de alguns hormônios. As catecolaminas (adrenalina e noradrenalina) promovem o aumento da taxa metabólica através da liberação de glicose e de ácidos graxos livres no sangue, aumentando o gasto energético. Também há um aumento na produção de endorfina, que gera uma sensação de bem-estar. 

Além disso, a prática regular de atividades físicas promove resultados positivos na estética corporal. Mas atenção! Muito exercício pode levar à fadiga, e isso só pode ser evitado com equilíbrio; dê tempo para os músculos descansarem a fim de manter níveis ideais de energia e disposição.

# 6 - Alterações no sono

Ah, o sono… Esse é muito mais que um momento de descanso, na verdade, é a melhor maneira que o organismo tem para: 1) Ajudar o cérebro a reter aprendizados; 2) Ajudar os músculos a se recuperarem e 3) Limpar as toxinas acumuladas no cérebro.

Dormir 8h a 10h por dia, não é o que vai fazer seu corpo se recuperar totalmente. Isso porque, quando se fala em sono, a qualidade importa muito mais do que a quantidade. Algumas práticas podem ajudar a melhorar a qualidade do seu sono:

  • Limitar a cafeína e derivados até às 16h;
  • 1 hora antes de dormir, desligar os aparelhos eletrônicos;
  • Perto de dormir, se alimentar apenas com comidas leves e nutritivas.
 

 #7 - Overdose de cafeína

A cafeína, presente do cafezinho, é um estimulante natural que pode lhe oferecer energia e disposição para desenvolver as atividades do cotidiano. Entretanto, esse efeito só é alcançado seguindo algumas regras, por exemplo, consumir quantidades limitadas.

Consumir diariamente quantidades superiores a 400 miligramas de cafeína, aproximadamente 4 xícaras de café, pode afetar a qualidade do seu sono e, consequentemente, no dia seguinte te fazer acordar cansado. 

O excesso de cafeína ainda traz outros efeitos negativos, como o aumento da ansiedade e a diminuição o foco - provocado excesso de hormônios estressantes circulantes no corpo-, ou seja, tudo o que você não quer! 

O SuperCoffee 2.0 é capaz de te proporcionar energia, mas sem excitação. Ele é o único produto com café solúvel, TCM e o chá verde em uma única fórmula; juntos esses componentes otimizam a função do café, fazendo com que você tenha a disposição necessária para realizar as atividades do dia a dia.

Autor:
Caffeine Academy