14 de setembro de 2020
Como manter uma rotina de bem-estar em tempos de quarentena

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Você já parou para analisar como era sua vida antes da pandemia? Qual era o seu sistema funcional antigo? Como seu tempo era aproveitado? O que você fazia para manter corpo e mente saudáveis? Quais ações ajudaram a facilitar sua rotina?

Se adaptar ao novo é uma tarefa inicialmente difícil e isso fica ainda mais complicado quando as mudanças ocorrem repentinamente. O período de quarentena pegou uma população totalmente despreparada para viver em isolamento social, gerando temor e altos níveis de ansiedade. 

Esse período de pandemia está mostrando a importância de desacelerar e focar no que realmente importa, gerando ambientes melhores e relações mais saudáveis. A abundância de tempo livre é o momento perfeito para aproveitar essas horas a mais no dia para fazer algo valioso para sua saúde.

E é com base no reconhecimento das práticas que guiavam sua vida normal que você descobrirá como manter uma rotina de bem-estar em tempos de quarentena. Mas, para isso, precisa ter resposta para as seguintes questões:

  • O que é mais importante para você agora? 
  • O que deixou de ser relevante? 
  • O que está na lista de preocupações e não vale a pena sofrer por antecedência?
  • Quais suas próximas metas?
  • Quais novos hábitos você pode adicionar?
  • Suas ações atuais estão alinhadas com suas prioridades?

Só após esse processo de compreensão é que poderemos iniciar a reestruturação da rotina e adaptá-la ao momento que estamos vivendo, sem sentimentos de privação, desânimo ou perda.  

Para isso, listamos algumas dicas que te ajudarão a organizar e manter sua rotina de bem-estar na quarentena, confira:

1. Crie hábitos

Estudos mostram que apenas 60% do que fazemos diariamente são decisões, os outros 40% são hábitos, isso quer dizer que quase metade das nossas ações funcionam de modo automático, sendo uma maneira que nosso cérebro encontra de economizar energia e garantir nossa sobrevivência.

Estabelecer ou adotar novos hábitos pode ser o fator determinante para mudar sua vida. Desta forma, você deve começar com atividades que agreguem ao seu desenvolvimento pessoal e qualidade de vida, como:

  • Acordar cedo;
  • Praticar atividade física;
  • Ler um livro;
  • Cozinhar ou buscar hábitos alimentares mais saudáveis;
  • Praticar atividades que promovam relaxamento.

Esses são apenas alguns exemplos de como inserir um hábito na sua vida gerando sensações de dever cumprido e bem-estar como recompensas, mas lembre-se que disciplina e força de vontade precisam andar lado a lado aos novos hábitos.

2. Planeje suas atividades diariamente

Seu sistema antigo era programado para seguir um cronograma, desde o toque do despertador até o horário e dormir, e agora, por que esse planejamento não existe mais? Organizar seu dia a dia durante o período de quarentena é tão eficaz quanto era antes pandemia. 

Coloque o despertador para tocar todos os dias no mesmo horário e siga os mesmos hábitos como se fosse trabalhar ou estudar. Liste as obrigações para aquele dia, programe o tempo para realizar cada uma dessas atividades e seus momentos de pausas. 

Evite distrações durante a execução da programação para que tudo corra conforme planejado e você consiga finalizar todas as atividades dentro do horário esperado.

Post Relacionado: 6 hábitos matinais para transformar sua vida

3. Dê atenção a sua saúde emocional

Estar em isolamento social não significa que você precisa manter o mesmo ritmo da antiga rotina ou ser altamente produtivo todos os dias, pois isso traz ansiedade ou frustrações, desafiando sua saúde emocional.

É importante entender o seu ritmo, estabelecer metas dentro do seu time de produção e deixar espaços para os momentos de prazer pessoal. Reserve tempo para fazer o que realmente lhe proporciona bem-estar, sem se sentir improdutivo, como maratonar filmes e séries, cuidar das plantas, rever fotos antigas, entre outros.

4. Mantenha-se próximo de familiares e amigos

A tecnologia nos proporciona novas possibilidades e você deve usá-la a seu favor. Aproveite os recursos gratuitos e faça chamadas de vídeos para conversar com familiares, amigos, colegas de trabalho ou faculdade.

Aproveite esses momentos de descontração para compartilhar novos hobbies, aprendizados, títulos de filmes, séries, livros e músicas, pois é um ótimo momento para agregar descobertas interessantes e essa troca de ideias simultânea diminuirá a sensação de afastamento.

Desta forma, após adequar sua nova rotina ao estilo de vida que você deseja alcançar, a sensação de vitalidade ganhará mais força e planos se tornarão realidade!

 

Autor:
Caffeine Academy