28 de junho de 2021
Sono polifásico: uma prática que pode aumentar sua produtividade

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Dormir é uma atividade essencial para nossa saúde e bem-estar, já que é nesse tempo que ocorrem diversos processos metabólicos, através dos quais nosso corpo se recupera e se desenvolve. 

Estamos comumente adaptados a um cronograma de 8h ininterruptas de sono para uma plena revigoração que nos deixa pronto para uma nova jornada de atividades, conhecido como sono monofásico.

Contudo, há quem defenda que dormir menos horas por dia seja tão (ou mais) benéfico quanto. O famoso sono polifásico vem ganhando adeptos pelo mundo por promover mais horas diárias em estado de alerta, oferecendo mais tempo em ação. 

Dormir bem é sinônimo de qualidade de vida e cada corpo funciona do seu próprio modo, por isso não há como definir um padrão incontestável. Sendo assim, vamos entender como fracionar o sono pode aumentar sua produtividade, como praticá-lo no dia a dia e possíveis riscos para sua saúde.

O que é sono polifásico?

Sono polifásico é o termo utilizado para definir um padrão de sono diferente, no qual o período de descanso é fracionado e reduzido. Ele consiste na diminuição ou eliminação do sono noturno, para introduzir cochilos programados durante o dia.

O sono polifásico é considerado uma alternativa saudável e funcional quando o assunto é aumento da produtividade, pois acredita-se que através dessa prática é possível satisfazer a necessidade de descanso do corpo, assegurando um bom rendimento durante todo o dia.

Tipos de sono polifásico

A principal diferença entre os tipos de sono polifásico é a divisão das horas dormidas. Conheça:

Bifásico

mais tranquilo e comum, esse modelo consiste em concentrar a maior parte do sono à noite e tirar aquele cochilo depois do almoço para renovar as energias. Porém, esse método não reduz o tempo que passamos dormindo.

Everyman

A partir daqui começamos a “cortar” nosso tempo total de sono. Esse método consiste em dormir de 3 a 4 horas por noite e adicionar três cochilos de 20 a 30 minutos durante o dia restante do dia.

Dymaxion

Já no modelo dymaxion, você começa a mudar completamente seus hábitos pois ele consiste em apenas quatro cochilos, 20 a 30 minutos por dia, somando um total de 2h de sono por dia.

Uberman

Parecido com o anterior, neste método a prática se dá através de seis cochilos de 20 minutos por dia, a cada 4 horas.

 

Para conseguir realizar os métodos é preciso começar pelos tipos mais tranquilos e ir reduzindo as horas de sono pouco a pouco. Além disso, manter uma constância nos períodos de cochilo é extremamente importante para adaptar seu corpo ao novo ritmo.

Apesar dos métodos mais extremos oferecerem pouquíssimas horas sono, essa estratégia vem sendo adotada para aumentar o tempo livre, possibilitando a realização de mais atividades diariamente sem afetar a produtividade.

Sono polifásico aumenta a produtividade?

Bom, como citamos anteriormente, dormir menos permite que você tenha mais tempo em estado de vigília e, automaticamente, consiga incluir diferentes hábitos e ocupações no seu dia, por isso o sono polifásico está diretamente relacionado ao aumento da produtividade.

Mas isso não significa que você se torna um super-humano. O que ocorre é apenas um aumento de horas ativo que possibilita a inserção de mais atividades em um único dia. Isso porque, dormindo 8h por noite e trabalhando 8h por dia, você já tem ⅔ do dia totalmente comprometido.

Quando colocamos as horas gastas para ir e voltar para o trabalho, o tempo livre para se dedicar a outras funções cai ainda mais, o que acaba por extinguir a disposição para ler um livro, aperfeiçoar ou desenvolver um talento, praticar uma atividade física e, até mesmo, ver aquela série atrasada.

Muitos adeptos afirmam que a redução das horas de sono não afeta seu desempenho físico e mental na realização das tarefas da rotina. Acredita-se que uma das vantagens do sono polifásico é entrar mais rápido na chamada fase REM do sono (de movimento rápido dos olhos), na qual ocorre uma intensa atividade cerebral capaz de restabelecer as funções cognitivas e consolidar memórias.

Durante essa fase, nosso corpo é ”desligado” para que não responda aos comandos dos sonhos, o que torna a fase REM a responsável pelo descanso intenso do corpo. Além disso, pessoas praticantes deste tipo de sono conseguem minimizar os estresses por ter mais tempo para fazer outras atividades.

Sono polifásico e riscos para a saúde

Apesar de o sono polifásico prometer uma vida com muito mais tempo, é importante tomar alguns cuidados em como este novo ritmo de vida vai afetar a sua saúde. Isso porque, nosso organismo é regulado pela luz ambiente e diferentes hormônios essenciais.

Saiba mais em ciclo circadiano: o que é e sua importância para saúde

Dormir pouco envelhece o cérebro e faz com que haja maior produção de adrenalina e cortisol, que são hormônios que ajudam a manter a vigília, podendo aumentar o estresse e a ansiedade e enfraquecer o sistema imune.

Para algumas pessoas, a adesão do sono polifásico ainda pode trazer irritação, falta de memória e fome constante por passar mais tempo acordado. Por isso, programar o que vai fazer com esse tempo livre que ganhou é necessário para manter uma rotina saudável.

Para usufruir das vantagens do sono polifásico também é necessário que o estilo de vida atual seja compatível com as exigências deste método, sustentando todos os cochilos em um ambiente ideal para que ocorra o pleno descanso do corpo.

Sendo assim, antes de começar a praticar qualquer método do sono polifásico é importante consultar um médico para avaliar suas condições de iniciação e adaptação sem que haja danos à sua saúde.

No mais, não é aconselhável manter este padrão de sono por muito tempo. Então, para garantir que os benefícios do sono polifásico sejam positivos na sua rotina, respeite seus limites físicos e emocionais.

Autor:
Caffeine Academy