14 de setembro de 2020
10 superalimentos obrigatórios na sua dieta

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Nenhum alimento - nem mesmo um superalimento - pode oferecer toda a nutrição, benefícios à saúde e energia de que precisamos para estar saudável e com um corpo totalmente otimizado. 

No entanto, incluindo certos tipos de alimentos na sua dieta, é bem provável que você tenha mais energia, melhora no humor e na sua saúde como um todo. Por isso, não deixe de conferir quais são os 10 superalimentos obrigatórios para a sua dieta!

O que são os superalimentos?

Superalimentos são alimentos - principalmente à base de plantas, mas também alguns peixes e laticínios - que são considerados densa nutricionalmente e, portanto, bons para a saúde. Sendo assim, diversos alimentos recebem este título e, por isso, são fundamentais para uma dieta otimizada e focada em alta performance.

Superalimentos têm doses extragrandes de vitaminas e minerais que podem nos ajudar a evitar doenças e levar uma vida mais longa e saudável.

Alguns dos nutrientes que certos superalimentos contêm incluem antioxidantes, eficazes para prevenir o câncer; gorduras saudáveis, ideais para prevenir doenças cardíacas; fibras, para impedir diabetes e problemas digestivos; ou fitoquímicos, os produtos químicos em plantas responsáveis por cores e cheiros profundos, que podem ter inúmeros benefícios para a saúde.

Post relacionado: Superalimentos, o que são?

Então, agora que você já sabe o que são superalimentos e a importância deles, vamos aos 10 que são indispensáveis para o seu plano nutricional.

1. Café

Café é a maneira perfeita de alcançar um alto foco e desempenho pela manhã. Devido à sua ação antioxidante e da sua concentração de cafeína, e ao fato de conter dois agentes neurológicos únicos e potentes, você consegue manter sua mente funcionando de forma clara e potente. A cafeína é mais do que um impulsionador da energia - ela também pode ajudar a diminuir o declínio cognitivo e bloquear a inflamação no cérebro.

Post relacionado: O guia do café

Como usar: Além das pequenas xícaras de café que tomamos ao longo do dia, recomendamos fortemente que você tente iniciar o dia com o SuperCoffee - a junção de 3 superalimentos que te fornece horas de energia, clareza mental e ainda ajuda na queima de gordura.

2. Manteiga Ghee

A manteiga ghee é uma excelente fonte de realce cognitivo, e contém um ingrediente que os estudos mostram que é benéfico para a função cognitiva e a saúde intestinal chamada butirato. O butirato é uma gordura saturada de cadeia curta e anti-inflamatória. De acordo com três estudos, a classe mais comum de doenças neurodegenerativas genéticas é retardada em camundongos com o tratamento com butirato.

Além disso, a manteiga ghee é ótima para o funcionamento do intestino graças aos seus ácidos graxos, o que, consequentemente, também otimiza as suas funções cerebrais pois a saúde do intestino está conectada com a do cérebro.

3. Cacau

o cacau é um dos melhores superalimentos

O cacau é muito rico em antioxidantes e em teobromina, dando energia e saúde para o seu corpo de forma instantânea. Ele também ajuda na vascularização e tem uma ação anti-inflamatória fortíssima. Dentre seus benefícios estão a melhora no humor, no batimento cardíaco e no controle da ansiedade.

Como usar: você pode adicionar o cacau em pó ao seu SuperCoffee ou em smoothies/sucos ou também consumi-lo em forma de chocolate, desde que seja 70% cacau - ou mais - e sem açúcar.

4. Chá verde

O chá verde apresenta diferentes funções em sua composição e, por isso, traz múltiplos benefícios para o corpo. Dentre eles está a ação termogênica - ajudando no emagrecimento - a diminuição da ansiedade - por conta de um aminoácido chamado de l-teanina - e o combate aos radicais livres, pois possui uma grande quantidade de antioxidantes.

Como usar: no SuperCoffee, já que o chá verde faz parte de sua fórmula, ou durante as manhãs e tardes para uma energia extra. Receita: Super matcha gelado

5. Canela

A canela tem propriedades parecidas com a do chá verde. Sua ação antioxidante ajuda ao sistema imunológico e ao combate de radicais livres, prevenindo o antienvelhecimento. Além disso, ela é ótima para quem busca perder peso pois é extremamente termogênica e pode acelerar a queima de gordura.

Como usar: Além de no SuperCoffee, pode ser misturado com a banana, nos sucos ou em qualquer receita que você queira acrescentar.

 

6. Gengibre

Alimento usado na medicina ayurveda e base de muitas dietas indianas, o gengibre tem o poder de otimizar nosso corpo por completo. Seus benefícios são vários, incluindo sua ação termogênica e  ação anti-inflamatória. Ele também da um suporte ao sistema imunológica e ajuda ao bom funcionamento do intestino.

Como usar: além de no SuperCoffee pois já está em sua fórmula, você pode usar em jejum pela manhã - com água e limão - ou adicionando em sucos.

7. Frutas vermelhas

Rico em fibras, as frutas vermelhas são naturalmente doces e suas cores ricas significam que elas são ricas em antioxidantes e nutrientes que combatem diversas doenças.

Como usar: Quando as bagas não estão na estação, é igualmente saudável comprá-las congeladas. Adicione ao iogurte, cereais e smoothies, ou consuma elas puras como lanche. 

8. Peixes

Peixes podem ser uma boa fonte de proteínas e ácidos graxos ômega-3, que ajudam a prevenir doenças cardíacas e auxiliam no emagrecimento.

Como usar: compre peixes frescos, congelados ou enlatados. Os peixes com o maior teor de ômega-3 são salmão, atum, cavala, anchova e sardinha.

9. Azeite de Oliva

O azeite de oliva é uma boa fonte de vitamina E, polifenóis e ácidos graxos monoinsaturados, que ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas.

Como usar: na salada, com legumes ou então para grelhar outros alimentos.

10. Nozes

Avelãs, macadâmias, amêndoas - nozes são uma boa fonte de proteína vegetal. Eles também contêm gorduras monoinsaturadas, que podem ser um fator na redução do risco de doença cardíaca.

Como usar: você pode consumi-las com iogurtes ou tigelas saudáveis. Mas lembre-se que eles são caloricamente densos, então limite a um pequeno punhado. Outra opção é tentar produtos derivados delas, como manteiga/pasta de amendoim, amêndoa e avelã - desde que sejam sem açúcar.

 

Autor:
Caffeine Academy

Referências