1 de outubro de 2020
Como mensurar minha performance?

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Sorte no jogo e azar no amor; ter dinheiro ou ser feliz. A vida é cheia dessas dualidades, ou melhor, existe uma crença generalizada de que não se pode ter plenitude em duas ou mais áreas da vida. 

Por esse motivo, muitas pessoas se contentam com um bom casamento, mas ignoram o mal-estar no emprego. Há casos também - estes mais comum - de pessoas que têm sucesso profissional, mas esquecem dos momentos precisos com a família.

Assim, essas pessoas mantêm um estilo de vida cômodo, quase que apático, por não alimentarem uma mentalidade de alta performance ou por imaginarem: “Alta performance? Isso não é para mim” ou, ainda, “não faz parte da minha realidade”

Mas nós acreditamos que cada um pode atingir seu potencial máximo, além das expectativas, e ter uma vida extraordinária a partir das suas habilidades individuais, contemplando diferentes áreas da vida.

Post relacionado: Caffeine Army Lifestyle: o guia para iniciantes

Ninguém chega a lugar algum se não sabe onde está

Para viver uma vida em alta performance, consideramos essencial adotar alguns hábitos, por exemplo, exercícios físicos e leitura. Além disso, é preciso ter em mente um propósito/objetivo e traçar caminhos para alcançá-lo.

Mas antes, você precisa identificar seu ponto de partida. Afinal, ninguém chega a lugar algum se não sabe onde está. 

Trouxemos abaixo duas ferramentas que vão te ajudar a mensurar sua performance e, consequentemente, identificar seu ponto de partida. Uma é Roda da Vida, criada pelo escritor Paul J. Meyer, e o teste High Performance Indicator, de autoria de Brendon Burchard.

Roda Vida

A Roda da Vida consiste em um círculo dividido em 12 partes, sendo que cada uma das partes corresponde a uma área importante da vida. Apesar de parecer bem simples, essa ferramenta permite avaliar seu nível de satisfação geral com a vida, fornecendo insights sobre o que melhorar.



O preenchimento da Roda da Vida é pautado, principalmente, no autoconhecimento e na autorreflexão. Você deve dar uma nota de 0 a 10 para cada uma das 12 áreas que fazem parte de 4 grandes grupos:

  • Pessoal: saúde e energia, equilíbrio emocional e desenvolvimento intelectual; 
  • Profissional: realização e propósito, contribuição social e recursos financeiros;
  • Relacionamentos: família, relacionamento amoroso e vida social;
  • Qualidade de vida: plenitude e felicidade, espiritualidade, hobbies e diversão. 

Quando mais próximo do centro a nota, mais atenção você deve dar àquela área; o objetivo é sempre se aproximar se da margem do círculo. Aqui encontramos seu ponto de partida.

Se você deu nota 4 para recursos financeiros, isso significa que você não está satisfeito com sua vida financeira. Para mudar isso, você pode buscar livros, cursos e vídeos sobre educação financeira, analisar seus gastos, fazer investimentos, etc. 

É indicado comparar as nota com áreas do mesmo grupo. Se você avaliou realização e propósito com nota 3, por exemplo, isso também não é bom um sinal, então você pode se fazer perguntas do tipo: “o que eu ganho mantém meu custo de vida?”, “minhas habilidades são aproveitas?” e “eu ainda tenho como crescer no meu emprego?”.

High Performance Indicator (Indicador de alto desempenho)

Brendon Burchard, escritor, palestrante e especialista em alta performance, acredita que para atingir um alto desempenho é necessário buscar clareza, gerar energia, aumentar a necessidade, aumentar a produtividade, desenvolver influência e demonstrar coragem. 

Com base nesse seis elementos, ele desenvolveu um teste online que indica a sua probabilidade de sucesso a longo prazo. São 36 questões de múltipla escolha sobre hábitos de trabalho, alimentação, bem-estar e sua relação com outras pessoas.

 

O resultado gera uma média geral de até 5 pontos, baseadas nas notas individuais de cada um dos seis elementos. Além dos resultados individuais, você recebe dicas de como evoluir rumo à alta performance.

 Veja abaixo uma sugestão de Brendon para melhorar a produtividade:

“NUNCA verificar seu e-mail nos primeiros 60 minutos da jornada de trabalho. Use esse tempo para traçar estratégias, realizar um trabalho real e alcançar aqueles de você precisa de uma resposta. Fique no ataque, não na reação. Faça isso nos primeiros 60 minutos e você ganhará mais dias”.

Assim como a Roda da Vida, o teste High Performance Indicator traça um panorama geral sobre as diversas áreas da sua vida. Entretanto, no teste online, você pode comparar seu resultado com a média geral e os 15% melhores do mundo de alto desempenho.

De acordo com Brendon, esses 15% atingiram uma pontuação no teste de 4,76. O segredo para essa pontuação tão alta é: não há segredos, e sim o desenvolvimento de hábitos de alto desempenho! 

Agora que você já sabe como mensurar sua performance, pronto para viver sua melhor versão? Confira nosso texto: 6 hábitos para a alta performance.

Autor:
Caffeine Academy

Referências