23 de dezembro de 2020
Melhores do ano: TOP 10 blogposts Caffeine Academy

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Que ano meus amigos! Em 2020 publicamos mais de 100 conteúdos aqui na Caffeine Academy, com dicas, histórias e hacks para você alcançar a sua melhor versão, contemplando nossos cinco pilares: corpo, mente, nutrição, mindset e espiritualidade.

Depois de analisarmos todos eles, elegemos os 10 melhores e que com certeza te ajudarão a chegar no novo ano em um clima de esperança, boas energias e reflexão

#1- Porque o SuperCoffee 2.0 é o melhor blend energético do mercado

O SuperCoffee 2.0 foi um dos nossos primeiros lançamentos de 2020, lembra? Essa fórmula foi desenvolvida ao longo de dois anos, com base numa construção conjunta entre o feedbacks dos nossos clientes e time de desenvolvimento de produto.

Desde então, o SuperCoffee 2.0 se consolidou como melhor blend energético do mercado. Um título obtido não só pela sua fórmula exclusiva, mas, principalmente, pelos seus efeitos e auxílio a certos aspectos da sua saúde.

Levando em consideração a dieta padrão ocidental, que é rica em carboidratos, isso proporciona picos de insulina no corpo que, por sua vez, gera níveis de energia insustentáveis para manter uma rotina produtiva.

Nesse sentido, o SuperCoffee 2.0 possui uma quantidade de carboidratos por dose mínima - não adicionamos açúcares- sendo os seus macros focados nas gorduras de valor nutricional, como é o caso do TCM (triglicerídeos de cadeia média).

Só para te relembrar, o TCM é um grande aliado se você está procurando perder peso ou otimizar a função cerebral. Ele é capaz de aumentar a energia, a resistência, o metabolismo e a saciedade.

O TCM combinado com o café solúvel e o chá verde também é exclusividade nossa e gera resultados surpreendentes, por exemplo, níveis energéticos prolongados e redução dos sentimentos indesejados como a ansiedade e excitação.

E sem falar que o SuperCoffee é o único produto que possui ingredientes capazes de aumentar a atividades dos hormônios e agir nas 3 etapas da queima de gordura:

  • Liberação;
  • Transporte;
  • Queima.

#2- O guia do café

Um dos principais superingredientes do SuperCoffee, o café é comprovadamente um dos melhores combustíveis para alto desempenho do cérebro. Além disso, este grão promove benefícios como:

  • Melhor memória: o principal ativo do café, a cafeína melhora a capacidade de lembrar as coisas;
  • Ação antioxidante: o café contém vários antioxidantes, e algo que muitas pessoas não sabem é que a cafeína também é um antioxidante;
  • Perda de gordura otimizada: o café é um potente termogênico, pois aumenta a taxa metabólica e estimula o movimento;
  • Melhor performance: a cafeína é uma ajuda ergogênica, o que significa que aumenta a produção de energia. Isso é verdade tanto para exercícios aeróbicos quanto anaeróbicos.

Ainda nesse blog post do guia do café, mostramos a diferença entre os tipos Coffea arabica e Coffea canephora, bem como a importância de um bom plantio para qualidade final do produto.

E se você é amante do café, sem dúvidas, irá gostar dessas 5 técnicas de preparo a partir de diferentes métodos e utensílios. As receitas completas você encontra no texto original, mas vamos dar uma pequena prévia…

1. Coado;
2. Cafeteira italiana;
3. Prensa francesa;
4. Cafeteira elétrica;
5. Cold Brew.

#3- Superalimentos, o que são?

Superingredientes e superalimentos. Essas duas classes têm em comum suas propriedades que ajudam o organismo a enfrentar e prevenir problemas de saúde, mesmo quando consumidos em pequenas quantidades.

Os superalimentos, em especial, recebem esse título por serem ricos em nutrientes - como antioxidantes, fibras, vitaminas, minerais, entre outros.

A inclusão dos superalimentos na dieta não é uma maneira de compensar uma alimentação ruim e maus hábitos, ao contrário, eles devem ser vistos como um poderoso aliado do estilo de vida saudável que irão fazer muito bem para o seu bem-estar.

Em relação aos seus benefícios, destacamos dois: combate o envelhecimento precoce, por conterem antioxidantes são capazes de retardar o envelhecimento, e melhora no sistema imunológico, uma vez que possuem ação bactericidas e anti-inflamatórios.

Agora você deve tá curioso para saber quais são esses alimentos, não é? Você pode ler diretamente o blogpost original ou conferir abaixo algumas sugestões para o café da manhã.

#4- 7 superalimentos para o desjejum ideal

Quando você começa o dia fazendo boas escolhas alimentares, elas refletem diretamente na sua performance ao longo do dia. Mas caso as suas escolhas de desjejum não sejam uma das melhores, vamos te ajudar a mudar isso!

O abacate encabeça a nossa lista de superalimentos e não é à toa! Um estudo divulgado pelo Centro de Pesquisa em Nutrição do Instituto de Tecnologia de Illinois sugere que refeições que incluem abacate fresco, como um substituto para carboidratos refinados, suprimem significativamente a fome e aumentam a satisfação.

Rica em gorduras boas, essa fruta ainda contém fibras, potássio, cobre e vitaminas do complexo B, K e C, o que faz dela uma das mais ricas nutricionalmente e benéfica no sentido de: reduzir a pressão arterial, afastar o colesterol e proteger o coração.

Os demais superalimentos tão poderosos quanto o abacate são:

  • Ovos;
  • Smoothies - não deixe de ver essa receita;
  • Iogurte natural;
  • Frutas inteiras;
  • Pão de grãos germinados;
  • SuperCoffee 2.0 e SuperCoffee Chocolate.

#5- 7 motivos que levam a falta de energia e disposição

A sua alimentação pode influenciar nos seus níveis de energia e disposição. Para exemplificar isso, temos o caso do ferro, um mineral essencial para o transporte do oxigênio pelo corpo; mas sem ele, a consequência é óbvia: falta de disposição.

Além da falta de nutrientes e minerais, outros hábitos e atitudes do cotidiano influenciam nos níveis de energia e disposição:

  • Estresse (o principal aniquilador da energia);
  • Excesso de açúcar;
  • Má hidratação;
  • Excesso de exercícios;
  • Alterações no sono;
  • Overdose de cafeína.

Não há segredos! Para restaurar seus níveis de energia e disposição é necessário manter um estilo de vida saudável, com atenção à alimentação, exercícios físicos e gerenciamento do estresse.

#6- A relação entre jejum e performance cognitiva

Boas escolhas alimentares são importantes, mas você sabia que comer menos nos deixa mais produtivos? Pois é, talvez por isso o jejum intermitente se tornou uma tendência alimentar nos últimos anos.

O jejum tem ações extraordinárias no cérebro e isso é evidenciado pelas mudanças neuroquímicas que acontecem durante esse período de restrição. Os principais efeitos são o aumento da função cognitiva, a resistência ao dano e a redução da inflamação.

O jejum intermitente também estimula maior produção da proteína BDNF (fator neurotrófico derivado do cérebro), que exerce vários efeitos no sistema nervoso central, como crescimento, diferenciação e reparo dos neurônios.

Os processos promovidos pelo jejum exercem um efeito significativo sobre o corpo e o cérebro, promovendo mudanças a nível celular e atingindo muitos sistemas metabólicos, tais como:

  • Estímulo à produção de novas células nervosas;
  • Aumento da habilidade das células nervosas de reparar DNA;
  • Maior produção de cetonas, aumentando o número de mitocôndrias nos neurônios;
  • Aumento dos níveis de fatores neurotróficos;
  • Formação e fortalecimento das sinapses.

#7- Afinal, o que são os sons binaurais?

Os sons binaurais são mais uma forma de maximizar o desempenho cognitivo. Isso porque, eles são capazes de alterar a frequência das ondas cerebrais e até o comportamento.

Mas o que faz esses sons serem tão especiais e diferentes das músicas que ouvimos? Niraj Naik, fundador do Trpynaural, explica:

“Quando você toca duas frequências separadas em cada ouvido, digamos 140 Hz e 149 Hz, a diferença na frequência é 9 Hz. Seu cérebro compensa essa diferença e é experimentado um terceiro tom de 9 Hz”.

Ainda segundo Niraj, essa compensação faz com que o cérebro seja elevado ou abaixado e sintonizado na frequência desejada, produzindo então as batidas binaurais.

Existem cinco principais categorias de frequências: Delta (1- 4 Hz), Teta (4 - 7 Hz), Alfa (7 - 13 Hz), Beta (13 - 40 Hz) e Gama (+ 40 Hz), cada uma delas está relacionada um estado mental diferente, gerando então diversos efeitos benéficos. Veja abaixo:

  • Delta

Promove o relaxamento físico;
Coordenada os batimentos cardíacos;
Reduz o estresse.

  • Teta

Estimula a aprendizagem e a criatividade;
Reduz o estresse e a ansiedade;
Promove o sono REM.

  • Alfa

Torna a meditação mais leve;
Aumenta a energia vital;
Gera mais coordenação mental.

  • Beta

Melhora o raciocínio lógico;
Facilita o pensamento linear;
Expande o estado de alerta.

  • Gama

Promove a hiperconcentração;
Melhora a memória;
Aumenta o foco.

Ah, aqui vai uma informação muito importante: para que as batidas binaurais funcionem, você deve utilizar fones de ouvido, preferencialmente estéreo.

#8- O que é o estado de flow e por que você deve alcançá-lo

Foco e alta produtividade são estados mentais cobiçados por muitas pessoas. Afinal, em um mundo em que as distrações predominam, se encontrar em tarefas do trabalho, faculdade ou até mesmo do cotidiano é uma situação difícil.

Mas se te contarmos que, através de alguns gatilhos, é possível alcançar isso?

O estado de flow, em português estado de fluxo, é uma condição em que o seu corpo e a sua mente fluem em perfeita harmonia, te levando ao estado de excelência enquanto realiza qualquer tipo de atividade.

O estado de flow é espontâneo e a maioria das pessoas não sabem como alcançá-lo. Apenas acontece. E lá estamos super concentrados em uma atividade, imersos e felizes.

Mas o que sabemos, de acordo com a teoria psicológica do fluxo, essa condição depende da relação desafio x habilidade. Assim, o fluxo só será alcançado quando a tarefa é desafiadora o suficiente para manter o seu cérebro motivado, na mesma proporção que as suas habilidades são suficientes para enfrentar o desafio.

Sabendo disso, agora lhe entregamos 5 gatilhos para ativar o estado de flow:

  • Elimine as distrações;
  • Trabalhe em uma tarefa específica;
  • Consuma o SuperCoffee;
  • Beba bastante água
  • Reprograme a sua mente.

#9- As armadilhas do ego que impedem o seu crescimento

Em 2020, fomos convidados a olhar para dentro e observar com mais atenção nossas fragilidades e limitações, bem como nossa força, destreza e resiliência. Não é para tanto, que esse blogpost sobre ego foi um dos mais lidos!

Mas afinal, o que é o ego?

De acordo com Sigmund Freud, a nossa personalidade é formada por três instâncias: id, ego e superego; o ego é a estrutura que deriva do id (impulsivo) e transita entre o mundo interno e o externo, buscando equilíbrio com o superego. Já no ponto de vista da espiritualidade, o ego é um tipo de autoconsciência insana e egoísta.

Mas independente da linha de pensamento, existe um ponto em comum: o ego precisa ser educado! Isso porque, através de algumas armadilhas, ele nos distancia do crescimento pessoal e do real sentido de felicidade.

Das cinco armadilhas, as duas mais comuns são:

  • “O dono da razão";
  • “Me sinto inferior”.

Você age ou pensa dessa forma? Conhece assim? Indicamos a leitura de um outro blogpost: Ego x Eu superior, que fornece esclarecimentos de como superar as limitações autoimpostas pelo ego e se conectar com seu guia interno.

 

#10- Como cuidar da sua saúde mental em tempos de quarentena

Logo no início da pandemia de COVID-19, em março, fizemos um alerta sobre os efeitos do isolamento social na saúde mental. Chegamos ao fim do ano e esse alerta, mais do que nunca, deve ser reforçado.

Relembrando…

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a reclusão social pode agravar ou gerar problemas mentais e, como forma de minimizar esses danos, a própria agência recomenda cuidado com si e empatia com os outros.

Em atenção a essas recomendações, elaboramos x dicas de como cuidar da saúde mental:

  • Mantenha uma alimentação equilibrada;
  • Pratique atividades físicas com regularidade;
  • Experimente meditação ou yoga para relaxar;
  • Tenha atenção à qualidade do seu sono;
  • Socialize, mas sem aglomerar.

Aqui na Caffeine, temos o propósito despertar a melhor versão de cada pessoa através de dicas, insights e técnicas que valorizem hábitos saudáveis e o bem-estar físico e mental. Esperamos que você tenha aproveitado tudo isso no nosso blog e demais canais digitais.

Autor:
Caffeine Academy

Referências