2 de setembro de 2020
6 hábitos para a alta performance

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

f

Alta performance é um termo comumente associado ao sucesso e a produtividade no trabalho. Entretanto, o conceito é amplo. É sobre você atingir o seu potencial máximo, além das expectativas, e ter uma vida extraordinária a partir das suas habilidades.

Pessoas de alta performance são altamente motivadas. Elas sempre buscam por melhoria contínua, e isso proporciona: mais entusiasmo, maior clareza mental e maior performance, gerando um impacto direto na carreira e vida pessoal.

Para viver uma vida em alta performance, nós acreditamos que é necessário adotar alguns hábitos, por exemplo, exercícios físicos e leitura. Quando esses e outros hábitos são integrados na rotina, é possível então ter uma vida extraordinária, contemplando três esferas:

  • Performance física;
  • Performance mental;
  • Performance espiritual.

Certamente você já nos viu falar aqui no blog sobre hábitos, mas agora vamos te mostrar como adotá-los de forma prática e simples na sua vida.

Exercícios físicos + alongamentos

Alongamentos é um dos hábitos para alta performance

Os exercícios físicos encabeçam a lista dos hábitos para a alta performance, afinal seus benefícios são indiscutíveis para a saúde física e mental. Trouxemos também para essa lista os alongamentos, que ainda ignorados por muitas pessoas.

Essas duas práticas liberam o hormônio da endorfina, que vai promover sensações de disposição, bem-estar e prazer, além de auxiliar no desenvolvimento da capacidade cognitiva.

Não existe um exercício melhor que o outro, você pode experimentar diferentes tipos que, além de se complementarem, podem ajudar a otimizar seu corpo, tornando-o mais flexível, forte, resistente, entre outras qualidades.

Sabemos que iniciar e/ou manter uma rotina de exercícios não é uma tarefa fácil para muitas pessoas. Isso porque, os hábitos são formados em um loop, que envolve três estágios: a deixa, a rotina e a recompensa. Então, inicialmente, é preciso ter muita força de vontade e consciência.

Post relacionado: Hábitos angulares: o que são e como iniciá-los

Jejum intermitente

Você é o que come. Talvez, essa frase seja bem clichê, mas os alimentos que você consome influenciam na sua disposição, bem-estar e energia vital. Por esse motivo, é muito importante buscar um tipo de dieta e alimentação otimizada.

O jejum intermitente é um hábito alimentar que fortemente recomendamos. Isso porque, diversas pesquisas já comprovaram que ele é benéfico para a saúde, inclusive aumenta os níveis de energia - essencial para vida de alta performance-, diminui o colesterol ruim e promove longevidade.

 

Caso você não saiba, existem diversos métodos para o jejum, por exemplo, jejum 16/8 (16 horas de jejum e 8 horas de janela alimentar), jejum “eat, stop, eat” ( jejum de 24 horas 1 ou 2x por semana) e jejum em dias alternados (comer um dia sim e outro não).

Nós, aqui da Caffeine, desenvolvemos um protocolo de jejum que envolve a ingestão do café, aliado a gorduras de altíssima qualidade, tomando o SuperCoffee pela manhã. Essa técnica pode ser adotada até por iniciantes.

Para que você possa iniciar a prática do jejum intermitente, com segurança e conhecimento montamos um guia do jejum intermitente para iniciantes. Confira!

Banho gelado

Quando você se expõe ao frio extremo, o seu corpo responde aumentando seu metabolismo para se aquecer novamente. Então, você queima gordura através de um processo chamado de “ termogênese fria”, que também reduz a inflamação e aumenta a circulação sanguínea.

Surpreso, não é? Um banho gelado é um verdadeiro reset emocional e, por isso, recomendamos que você inclua essa hábito na sua rotina matinal. Todos os dias finalize o seu banho com uma ducha gelada, por 30 a 60 segundos, isso fará uma mudança e tanto no seu dia.

Meditação

Ainda falando em rotina matinal, é ela que determina a qualidade do seu dia. Mas não pense que rotina matinal significa, necessariamente, acordar antes do sol nascer, pois existe uma variedade de pequenas mudanças que você pode fazer sem comprometer o seu horário de sono.

A meditação, por exemplo, é benéfica em qualquer momento do dia, mas quando praticada pela manhã, ela aumenta as chances de ter um dia mais tranquilo e produtivo. Busque meditar no mesmo horário todos os dias, idealmente por 20 minutos ou mais.

Listamos abaixo três formas simples para você começar a meditar:

  • Observação: sente-se em um lugar calmo, feche os olhos, afaste-se de sua mente e atenção aos seus pensamentos. Não tente evitá-los, apenas deixe-os entrar e sair, sempre observando.
  • Silêncio: sentado ou deitado, feche os olhos e ouça o silêncio ao seu redor. Se por acaso o ambiente ficar barulhento, você também pode se concentrar nos sons - essa é uma forma de mindfulness (atenção plena).
  • Respiração: sentado, feche os olhos e inale profundamente a barriga, depois expire lentamente. Concentre-se na sensação de sua respiração enchendo seu corpo e depois esvaziando-se.

Se quiser mais dicas, consulte o nosso texto sobre meditação para iniciantes.

Leitura + anotações

Lembra quando falamos no início do texto que pessoas de alta performance sempre buscam por melhoria contínua? Dentro desse contexto, nada melhor do que recorrer aos livros para aprender mais, se desenvolver e evoluir rumo à alta performance diária.

Além de, claro, estimular a criatividade, o hábito da leitura reduz o estresse, estimula várias funções cerebrais - visão, percepção e raciocínio-, desenvolve o pensamento crítico e melhora a escrita, outro hábito benéfico e que deve ser estimulado.

Nossa dica para iniciar o hábito de leitura é reservar diariamente 15 a 20 minutos ou, ainda, ler 10 páginas do livro de algum autor referência no assunto escolhido. Faça também anotação no papel (nada de celular) de frases importantes, insights ou pequenos resumos sobre o tema.

SuperCoffee

Por fim, e não menos importante, o SuperCoffee! O melhor energético, termogênico e nootrópico, ou seja, ele fornece energia limpa e duradoura, acelera a queima de gordura e otimiza a função cerebral. Todas essas características fazem desse blend essencial e indispensável para uma vida de alta performance.

Você pode inserir o SuperCoffee em diferentes momentos do seu dia, recomendamos:

  • Em jejum pela manhã: para uma explosão de energia nunca antes sentida para o seu dia.
  • No trabalho: para ajudá-lo a se concentrar no trabalho ou antes de uma grande reunião.
  • Antes do treino: para acelerar o seu metabolismo e aumentar o seu desempenho com muita energia.
  • Durantes os estudos: para te entregar muito foco e concentração nos estudos ou antes de provas importantes.
Autor:
Caffeine Academy

Referências