30 de junho de 2021
Beber café pode reduzir o risco de doenças hepáticas, revela estudo britânico

by:Caffeine Academy

Uma pesquisa realizada no Reino Unido, publicada na revista BMC Public Health em junho de 2021, afirma que beber café pode reduzir o risco de doenças hepáticas.

O estudo avaliou a saúde de quase 500 mil pessoas, 384.818 bebedores de café (incluindo café descafeinado, solúvel e moído) e 109.767 que não consomem a bebida. O acompanhamento durou uma média de 10 anos, e os resultados obtidos foram os seguintes: 

  • 3600 casos de doença hepática crônica;
  • 184 casos de carcinoma hepatocelular;
  • 301 mortes associadas à doença hepática.

Diante dos dados apresentados, a parcela do público que consumia café apresentou uma redução de 21% no risco de desenvolver doença hepática, e 20% menos chances de  adquirir doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), onde ocorre acúmulo de gordura no fígado.

Os participantes do estudo também apresentaram redução no risco de morte por doença hepática crônica, chegando ao percentual de 49%. As associações com o café descafeinado, solúvel e moído, individualmente foram semelhantes a todos os tipos combinados.

Quer saber mais? Descubra tudo aqui: O guia do café

homem bebendo SuperCoffee - bebida feita à base de café

Associação do café a prevenção de doenças hepáticas

As doenças hepáticas podem ser causadas por uma variedade de fatores que danificam o fígado ou herdadas devido à genética. As manifestações das doenças não são evidentes, podendo passar facilmente despercebidas, sobretudo em uma fase inicial.

E, apesar de o consumo de café estar associado a taxas mais baixas de doenças hepáticas, pouco se sabe sobre os efeitos dos diferentes tipos de café, que variam na composição química.

Os pesquisadores acreditam que os resultados positivos da bebida associado à prevenção da doença se dão graças às propriedades anti-inflamatórias ou anti-fibróticas do café, duas vias principais e inter-relacionadas com as doenças hepáticas e câncer de fígado.

Lembrando que o café é um superalimento, o grão do café verde possui vários minerais, como magnésio, cálcio e zinco, além de aminoácidos, lipídeos, açúcares, ácidos clorogênicos e vitaminas do complexo B, essenciais para manutenção da saúde do nosso organismo.

Saiba quais são os 4 benefícios incríveis do café para sua saúde!

Assim, é possível afirmar que uma boa xícara de café pode ser usada como uma forma acessível para diminuir o risco de desenvolver doenças hepáticas e de cirrose (cicatrizes graves no fígado), de auxiliar nos casos de doença hepática gordurosa e reduzir as taxas de hospitalização ligadas a estas doenças.

Pessoas com problemas gastrointestinais devem ajustar a ingestão da bebida de acordo com o que podem tolerar, não devendo aumentar os níveis de consumo com a intenção de melhorar os resultados do fígado.

No geral, não há uma quantidade determinada sobre qual a quantidade de café ou cafeína é necessário para esse benefício, assim, o recomendado é uma ou duas xícaras de café por dia.

Aproveitar uma xícara quentinha pela manhã para despertar e uma após o almoço para dar um boost na produtividade são uma ótima maneira de garantir todos os benefícios dessa super bebida.

Autor:
Caffeine Academy