O chá verde está diretamente associado a um estilo de vida mais saudável devido a suas propriedades nutricionais que ajudam a prevenir doenças, deixam o organismo mais fortalecido, além de auxiliar na perda de peso corporal.

Os principais benefícios do chá verde estão ligados a:

  • Estimulação da queima de gordura;
  • Ajuda a combater o envelhecimento celular;
  • Possui efeito antioxidante;
  • Auxilia na redução do apetite;
  • Tem ação anti-inflamatória;
  • Tem ação antimicrobiana;
  • Melhora o humor;
  • Otimiza a digestão;
  • Ajuda a prevenir diversos tipos de câncer;
  • Apresenta eficácia no tratamento de osteoporose, diabetes, úlcera e alzheimer;
  • Contribui para a coagulação sanguínea.

Origem e para que serve o chá verde

O chá verde é nativo de países como Sri Lanka, Índia e Japão. Produzido a partir das folhas da planta Camellia sinensis, rica em compostos fenólicos, o chá se tornou muito popular por todo o mundo graças aos seus inúmeros benefícios.

A grande quantidade de antioxidantes, cafeína, aminoácidos, vitaminas B, E, C, cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro presente na planta proporcionam mais saúde e qualidade de vida aos seus consumidores.

A presença de flavonoides e catequinas garantem propriedades ao chá verde, como efeito antioxidante, anti-inflamatório, antibacteriano e antiviral, assim como propriedades que previnem o câncer e auxiliam o tratamento de várias doenças.

Alguns estudos apontam que umas das catequinas mais presentes no chá verde, a epigalocatequina galato (EGCG), estimula diversas enzimas que controlam o metabolismo das gorduras, inclusive incentivando a quebra delas.

Isso faz com que elas sejam melhor usadas pelo nosso organismo, não ficando apenas paradas no tecido adiposo. As pessoas que tomam o chá verde obtêm uma melhor composição adiposa no organismo, o que reduz as chances de diversas doenças aparecem.

Até aqui, é fato que os benefícios do chá verde são efetivos, mas a pergunta que sempre acompanha esse assunto é: CHÁ VERDE EMAGRECE?

E, para nossa felicidade, ele também contribui na perda de peso natural. Isso porque as catequinas interagem com os receptores da leptina, hormônio relacionado à sensação de saciedade do nosso organismo.

Desta forma, o consumo do chá em quantidades equilibradas evita que você coma mais do que o necessário para seu organismo, auxiliando no processo de emagrecimento.

As catequinas do chá verde também possuem o poder de combater os radicais livres em nosso organismo, assim a bebida atua na prevenção e/ou tratamento de doenças crônicas como câncer, doenças cardiovasculares e diabetes, além de ajudarem no antienvelhecimento da pele.

Mais benefícios do chá verde para seu corpo

O chá verde contém grandes quantidades de antioxidantes e outras substâncias, como a própria cafeína, que favorecem o gasto de energia pelo organismo. São propriedades que aceleram o metabolismo e favorecem a queima de gorduras.

Mas além do seu efeito termogênico e dos inúmeros outros benefícios do chá verde que já citamos anteriormente, o chá  ainda possui muitas outras funções, tais como:

  • Previne infecções

Essa planta possui propriedades antimicrobianas que ajudam a combater bactérias e vírus, prevenindo o surgimento de doenças como resfriados e gripes causados pelos vírus Influenza A e B.

  • Ajuda no controle da pressão arterial

O chá verde, além de ser diurético, possui um composto bioativo com propriedades ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e, consequentemente, regular a pressão arterial.

  • Ajuda a regular os níveis de açúcar

Devido à ação antioxidante das catequinas, é possível diminuir o estresse oxidativo e melhorar a resistência à insulina e, consequentemente, regular os níveis de açúcar.

  • Aumenta a sensação de bem-estar

Existe um aminoácido no chá verde chamado L-teanina, quando ele é liberado em nosso corpo, vai para o cérebro e lá aumenta a produção de dopamina e serotonina, neurotransmissores que estão ligados à sensação de bem-estar.

  • Melhora a saúde da boca

Devido as suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, o chá verde pode evitar a formação de cáries e a inflamação das gengivas, diminuindo o risco de desenvolver periodontite, além de controlar o mau hálito.

Como consumir chá verde na rotina

Tomando o chá, ou produtos que tenham chá verde na sua composição, ao longo do dia, especialmente entre as refeições, é possível garantir que todos os nutrientes, tanto da bebida quanto dos alimentos, sejam absorvidos da melhor forma possível.

Assim, você pode optar por consumir o chá feito a partir da planta natural, dos sachês, em cápsulas ou em pó. Dentre essas opões, o chá natural é o mais rico em nutrientes e minerais.

Mas se você desejar agregar os benefícios do chá verde com outros superalimentos para dar um booster na sua performance física e mental, sem abrir mão da manutenção da saúde e do bem-estar, pode optar pela dose exclusiva e completa do SuperCoffee 2.0.

Composto por ingredientes naturais e especialmente combinados, entre eles chá verde, o SuperCoffee é o único produto do mercado que possui ingredientes capazes de aumentar a atividade dos hormônios e agir nas 3 etapas da queima de gordura: liberação, transporte e queima.

Post relacionado: Por dentro da fórmula do SuperCoffee 2.0

Se você deseja construir uma rotina de perda de peso, atrelando a prática de exercícios físicos a um produto que otimize e acelere o seu metabolismo, o SuperCoffee 2.0 é a escolha ideal para alcançar excelentes resultados.

Contraindicações do chá verde

Por fim, vale ressaltar que o consumo excessivo de chá verde pode trazer efeitos colaterais como insônia e dores de cabeça. Lembrando que gestantes, idosos, pessoas com problemas cardíacos e com tendência à insônia devem ter um cuidado ainda maior no momento de inserir o chá verde na sua rotina.

Cuide da sua saúde sempre em primeiro lugar e viva sua melhor versão sem moderação.