11 de junho de 2021
Natação para iniciantes: benefícios e 4 dicas de treinos

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Considerada a atividade aquática mais completa e popular do nosso século, a natação se destaca por todos os benefícios proporcionados através da sua prática, tais como: resistência cardiorrespiratória e muscular, flexibilidade, alívio do estresse, controle de peso corporal, entre outros.

Mesmo não sendo um exercício tão natural para o ser humano, como caminhar ou correr, a natação existe há milênios. Na antiguidade, a ação que rege sua prática, servia somente como um meio de sobrevivência, para fugir de animais ou para caçar.

Hoje, a natação é uma atividade universal que atende bebês, crianças, adultos, atletas e idosos, seja como esporte ou como hobby. Quer saber mais sobre natação, seus benefícios e como iniciá-la de forma segura? Continue lendo e aproveite as melhores dicas.

O que é natação?

A palavra natação vem do Latim natare, que significa “banhar-se, nadar, encher d'água". Praticado na água, a natação se refere a combinação de movimentos das pernas e braços em busca de movimento e velocidade.

A maioria das atividades e competições desta modalidade atualmente são feitas em piscinas, cujo nome vem do Latim pisces, “peixe”. Contudo, os treinos e competições no mar têm ganhado cada vez mais adeptos e se tornado uma opção ainda mais prazerosa para quem curte o contato com a natureza.

Os benefícios da natação para saúde

A natação é uma atividade física altamente saudável e funcional, pois movimenta diversos músculos do dorso, membros superiores e inferiores, além de trabalhar as articulações. É muito indicada com objetivos terapêuticos, principalmente no tratamento de problemas respiratórios e recuperação de atrofias musculares.

Mas sua prática regular se mostrou muito mais importante na manutenção da saúde como um todo. Entre seus principais benefícios, podemos destacar:

  • Aumento a capacidade pulmonar;
  • Liberação de tensões;
  • Regula os batimentos cardíacos;
  • Maior resistência muscular;
  • Redução do colesterol;
  • Controle da pressão arterial;
  • Combate de algumas doenças;
  • Melhora a circulação sanguínea.

Além disso, a natação é uma atividade que apresenta resultados satisfatórios nos seguintes pontos:

Emagrecimento

A natação é um esporte que exige muito do corpo, então o gasto calórico e o desenvolvimento da musculatura é bem alto. A principal consequência desses fatores é o auxílio na redução de peso.

Favorece a concentração

Por ser um esporte de intensidade moderada, um de seus impactos é melhorar a atividade cerebral, otimizando a memória, concentração e raciocínio. Por ser um exercício aeróbico, ela também ajuda na oxigenação do cérebro, o que pode aumentar seu desempenho cognitivo. Os demais benefícios mentais e emocionais estão atrelados a produção e liberação de hormônios, como a endorfina e a serotonina.

Reduz estresse

Além de colocar sua cabeça em um ambiente menos desgastante, a necessidade do controle da respiração auxilia no aumento do foco e diminui a carga de informação mental da sua rotina.

Além disso, de forma terapêutica, o som tranquilo que você ouve ao estar imerso na água deve auxiliar no relaxamento do corpo, diminuindo tensões e melhorando o humor.

Socializa

Se você deseja ter oportunidade de conhecer novas pessoas, realidades e quem sabe cultivar novas amizades, a natação pode ser uma ótima aliada para esse processo de socialização.

Natação como esporte

Como citamos, além de uma atividade recreativa que colabora para o condicionamento físico e respiração, a natação também é um esporte profissional e altamente competitivo que exige muito da performance para se obter um excelente desempenho.

Presente nos jogos olímpicos, em campeonatos mundiais e em modalidades esportivas como o Triathlon, a natação desportiva hoje é divida em quatro estilos:

  • Nado livre ou crawl: nele o nadador fica posicionado com o peito para o fundo da piscina. É realizado por braçadas alternadas e movimento vertical, também alternado;
  • Peito: nesse tipo de nado o atleta fica com o peito para o fundo da piscina, mas os braços e as pernas devem fazer movimentos simultâneos por dentro da água;
  • Costas: esse tipo de nado exige que o atleta fique posicionado com as costas para o fundo da piscina e realize movimentos de braços e pernas alternados;
  • Borboleta: também conhecido como nado golfinho. O atleta nesse estilo apresenta movimentos com os braços em sincronia com as pernas. O nadador movimenta-se com o peito para o fundo da piscina.

Todos podem praticar natação?

Sempre existe a dúvida se devemos ou não praticar um novo esporte. De forma geral, esta atividade não possui restrições de idade ou de biótipo, por exemplo, por isso sua prática é bem-vinda para crianças, adultos e idosos.

E mesmo não sendo uma atividade que exige tantas técnicas, é muito importante que a liberação para a prática da natação seja feita por um profissional da saúde, para averiguar  se você possui algum problema respiratório ou muscular que possa ser afetado durante a atividade.

Outro ponto positivo, é que, mesmo tendo a necessidade de esforço, a natação é um esporte de baixo impacto, o que reduz os riscos de lesões e dores no corpo. Assim, havendo liberação médica, você pode começar a nadar hoje mesmo. Mas calma, antes confira as dicas iniciais para incluir a natação na sua rotina de saúde e bem-estar.

4 dicas de natação para iniciantes

 

1. Tenha acompanhamento profissional

Antes de se jogar de cabeça neste novo esporte, busque por um instrutor ou assessoria esportiva focada em natação. Como falamos, é uma atividade simples, mas que requer orientações de especialistas para que tudo ocorra conforme planejado e de forma gradual.

Além disso, é importante encontrar um ambiente em que você se sinta confiante e confortável para realizar suas atividades. E lembre-se sempre, não faça a prática sem supervisão!

2. Invista na técnica

Mesmo que você inicie a natação como uma atividade para lazer, é importante se aprofundar nas técnicas e manter a disciplina durante o período de aprendizado, só assim você garantirá a base necessária para exercitar seu progresso em outros ambientes, sem supervisão profissional.

3. Mantenha hábitos saudáveis

A natação exigirá muito do seu corpo, alinhado a isso é bom preparar e manter um bom condicionamento físico para afastar a exaustão súbita e alcançar um melhor rendimento dentro da água. 

Foque na alimentação balanceada, invista em alimentos capazes de fornecer mais energia para seu corpo, como o SuperCoffee, e não se limite a apenas uma atividade ou esporte, pratique diferentes exercícios no decorrer da semana para manter seu ritmo físico dentro e fora da piscina. 

Post relacionado: Superalimentos, o que são?

4. Organize seus equipamentos

Como todo esporte, a natação também exige alguns aparatos para que você inicie a prática. O mais importante está no traje, pois é essencial estar vestido de forma confortável e segura para a realização da atividade. 

Maiô para mulheres, sunga ou bermuda para os homens, é o mais adequado. Além disso, touca, para que o cabelo não fique sobre a região do rosto, e óculos para proteção dos olhos, fecha o pacote básico.

Tampão de ouvido, prancha, flutuador, palmares e etc, são itens adicionais que podem ser exigidos de acordo com o instrutor e objetivo de cada pessoa. Agora que você já conhece todos os benefícios da natação, não tem mais desculpas para não viver sua melhor versão diária.

Autor:
Caffeine Academy