15 de junho de 2021
Bulletproof coffee: o que é, benefícios e como tomar

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

O café é uma bebida universal e versátil que pode ser combinada com diferentes ingredientes, todos capazes de deixá-la ainda mais saborosa e marcante. O café por si só, em sua composição pura, já oferece benefícios significativos ao nosso corpo, influenciando nos níveis de energia e funcionamento do nosso organismo, por exemplo. 

Mas, e quando há a adição de ingredientes capazes de otimizar ainda esses efeitos? Digamos que ele deixa de ser um café comum e passa a ser considerado um “café à prova de balas”, originalmente chamado de bulletproof coffee.

Se você é amante da alimentação funcional em busca de performance, já deve ter ouvido falar sobre essa super bebida em algum momento. E pensando na manutenção contínua da sua rotina de saúde, disposição e bem-estar, a Caffeine Army preparou este guia completo sobre bulletproof coffee para que você viva sua melhor todos os dias fazendo escolhas eficazes.

O que é bulletproof coffee?

Em tradução livre, o café a prova de balas se trata de uma bebida estimulante e saudável proveniente da combinação do “pretinho” com gorduras de qualidade. Isso é capaz de elevar os níveis de energia, sem excitação, promover o aumento da concentração e otimizar diferentes funções do organismo.

Criado pelo biohacker Dave Asprey, a ideia do bulletproof coffee surgiu após uma viagem que o americano fez ao oriente, onde provou o chá com manteiga feita do leite de iaque, uma espécie de bovino da região.

Autor de diversos livros e fundador da empresa Bulletproof, Dave Asprey foi o responsável por popularizar o “café blindado” no mundo ocidental. A bebida, que fez sucesso entre atletas profissionais e amadores, CEOs e até pais com rotinas agitadas, tornou-se um elemento essencial na rotina de quem deseja turbinar a disposição e o cérebro por um dia inteiro.

Hoje, os efeitos dessa mistura parecem simples e de fácil compreensão, mas isso graças ao alto investimento de Asprey, em tempo e dinheiro, para investigar os efeitos da bebida na sua própria biologia.

Benefícios do bulletproof coffee

Quando você bebe uma xícara de café à prova de balas, em vez de comer um café da manhã rico em carboidratos, você se sente saciado e energizado por horas. Este é apenas um dos efeitos do bulletproof coffee no seu organismo.

Entre os principais benefícios experimentados ao consumir o bulletproof coffee, destacam-se:

  • Maior resistência corporal;
  • Melhora das funções cognitivas;
  • Aumento do foco e produtividade;
  • Otimização da queima de gordura;
  • Perda ou manutenção de peso;
  • Aumento da saciedade e redução da fome.

Ingredientes do bulletproof coffee

Basicamente, a receita do bulletproof coffee é composta por três ingredientes: café de qualidade (sem a presença de micotoxinas), manteiga (livre de lactose) e óleo, como o de coco, rico em triglicerídeos de cadeia média.

Entenda os benefícios de cada um destes ingredientes e seus efeitos no nosso organismo:

Café

O café não é apenas uma bebida gostosa que dá início ao seu dia, ele também é um alimento rico em compostos com ação antioxidante que possuem um papel essencial na proteção de diversas patologias, como câncer e Alzheimer.

Além disso, o café provoca um aumento na lipólise – degradação de lipídios em ácidos graxos e glicerol –, que resulta na perda da massa de gordura após a ingestão de cafeína. Contanto também com os benefícios da cafeína, um poderoso ativo para manter você alerta e promover o aumento do metabolismo.

Post relacionado: 4 benefícios incríveis do café

Contudo, assim como a comida que você come, a qualidade do café que você bebe é importante. Por isso, escolher os grãos inteiros, o café moído ou as cápsulas certas podem lhe dar uma vantagem excelente na obtenção dos resultados.

Manteiga (gordura boa)

A manteiga dá ao bulletproof sua consistência cremosa. Ele enriquece sua alimentação com gorduras de qualidade que ajudam a mantê-lo cheio e abastecido, aumentando o tempo em que você sente fome entre uma refeição e outra. 

Contudo, não estamos falando sobre qualquer manteiga. Para este caso, é necessário apostar em uma manteiga de alta qualidade como a ghee, por exemplo, um produto com concentração de gorduras boas, saudável, sem sal, lactose e nem caseína (proteína do leite de vaca).

Além disso, a manteiga ghee possui vitaminas lipossolúveis A, E, K e D, que são importantes para aumentar as defesas do corpo, ajudando a manter nossos ossos, pele e cabelos saudáveis.

Óleo TCM (óleo de coco)

“TCM” significa “triglicerídeos de cadeia média”. Os triglicerídeos são três grupos de ácidos graxos ligados a uma única estrutura de glicerol. Eles são uma forma de gordura no corpo que serve como fonte de energia entre as refeições.

Em resumo, são gorduras saudáveis ​​com muitos benefícios potenciais à saúde, e a simplesmente adição deste composto ao seu café pode melhorar sua cognição, aumentando a atenção e memória, influenciar na perda de peso e reduzir o risco de doenças cardíacas.

Além disso, o TCM aumenta a produção de cetonas na dieta cetogênica. Assim sendo, esta gordura de alto nível é um ingrediente básico na receita do café à prova de balas. Sua principal fonte é o famoso óleo de coco.

Post relacionado Como usar TCM e seus benefícios 

Como adicionar o bulletproof coffee na rotina 

Esta xícara de café poderosa é complementar a várias formas de se alimentar de forma saudável e funcional para máxima performance física e mental, incluindo as dietas paleolítica, low-carb e cetogênica, bem como o jejum intermitente.

Leia mais em Guia definitivo da dieta low carb

Adicionar o bulletproof coffee é muito simples e não requer muito tempo do seu dia para lhe fornecer seus diferentes benefícios. Você pode consumi-lo logo pela manhã, preferencialmente em jejum, substituindo o seu café da manhã de costume.

Neste caso, além de garantir uma fonte de energia limpa, você ainda garante a continuação do jejum intermitente. Pois, mesmo com a ingesta calórica da gordura, mantém-se o estado de cetose e assim não são alterados os benefícios do jejum – atuando contra a resistência insulínica, um dos maiores males na saúde atualmente. Ou seja, o bulletproof coffee não quebra o quebra jejum insulínico.

Outra opção é ingeri-lo antes da realização de atividade física, pois sua ação energética e metabólica vai oferecer mais força e resistência física, além de maior foco e clareza mental na execução dos exercícios. 

No mais, você pode continuar sua rotina habitual, se alimentando de acordo com a dieta  ou apenas quando estiver com fome. Graças aos seus benefícios de aumento de cetonas, esse café é uma ferramenta incrível quando se segue uma dieta anti-inflamatória com baixo teor de carboidratos.

Uma dica importante é: se você ainda não é adepto da receita, comece com pequenas quantidades de manteiga e óleo de coco até que seu corpo se acostume com a quantidade de gordura extra. Aumente a quantidade gradualmente, avalie como você se sente e o quanto se sente disposto sem se alimentar com frequência.

Como consumir um bulletproof coffee de qualidade

O principal ponto para consumir um bulletproof coffee de qualidade está na qualidade dos ingredientes escolhidos na preparação da mistura. Investir em produtos confiáveis e de boa qualidade tornará sua experiência ainda mais satisfatória.

Ingredientes de qualidade irão influenciar não só na funcionalidade do seu café quanto aos níveis energéticos, performance mental e física, mas também no sabor, que inicialmente pode ser o principal elemento para sua experiência. 

Outra alternativa para consumir um bulletproof coffee de qualidade, pode ser através do SuperCoffee, um blend energético com fórmula única e original que combina a mistura do tradicional bulletproof coffee a outros ingredientes capazes de potencializar ainda mais sua performance no dia a dia.

Saudável, funcional e incrivelmente saboroso, o SuperCoffee é um produto prático e instantâneo que permite rotinas agitadas com nutrição adequada, disposição prolongada e bem-estar contínuo em qualquer lugar ou momento do dia.

Quer saber mais? Leia sobre SuperCoffee 2.0: nunca foi tão fácil alcançar sua melhor versão

Por fim, o super café à prova de balas veio como uma ótima alternativa para reduzir os carboidratos e a falta de energia dos seus dias. O resultado, com certeza, será muito mais felicidade e disposição para encarar todos os momentos da rotina, sem oscilação. Experimente!

 

 

Autor:
Caffeine Academy

Referências