29 de junho de 2021
Vantagens de praticar atividade física em jejum

by:Caffeine Academy

Praticar atividade física em jejum tem sido uma atividade cada vez mais comum e o motivo é simples: otimização da queima de gordura e perda de peso. Apesar de ser um tema que divide opiniões, esse hábito tem ganhado espaço na vida de quem busca saúde e alta performance na rotina.

As vantagens de praticar o jejum intermitente são muitas. Além de auxiliar no emagrecimento de forma rápida e saudável, ele é capaz de estimular a nutrição cerebral, aumentando o número de mitocôndrias nos neurônios, melhorando o aprendizado e a memória.

A adesão do jejum no dia a dia também tem influência direta na redução do estresse oxidativo e na resistência à insulina, promovendo uma melhor qualidade de vida, a prevenção de doenças como câncer e diabetes, além de manter nossas células mais resilientes, retardando o envelhecimento.

Saiba mais em A relação entre jejum e performance cognitiva

Mas como praticar atividade física com o estômago vazio pode fazer aumentar sua disposição e fazer bem para a sua saúde? Continue lendo e descubra.

Benefícios de treinar em jejum

A prática da atividade física por si já é uma ação capaz de fortalecer e reparar diferentes funções do nosso corpo, mantendo ossos, articulações e músculos saudáveis, melhorando a circulação sanguínea, promovendo bem-estar físico e mental, entre outras vantagens.

No entanto, quando o treino diário é agregado ao jejum, seu corpo trabalha de forma otimizada. Funciona assim: depois de comer, o corpo se ocupa em digerir o alimento e acaba deixando a queima de calorias gerada pelos exercícios à parte. 

Assim, ao invés de queimar gordura já existente no tecido adiposo, o corpo consumirá os carboidratos recentemente ingeridos como fonte de energia. Mas quando você se exercita após um longo período em restrição alimentar, o organismo não tem a glicose disponível no sangue para servir como fonte de energia.

Logo o corpo passa a utilizar a gordura como uma fonte rápida para obter a energia necessária naquele momento de movimentação, ou seja, ele passa a queimar gordura como combustível, estimulando o emagrecimento.

Post relacionado: Como fazer jejum intermitente para acelerar a perda de peso

A prática também aumenta os níveis de adrenalina e noradrenalina, hormônios que ajudam o corpo a liberar mais energia armazenada (a gordura corporal), provocando mais mudanças favoráveis no nosso organismo, oferecendo benefícios para a saúde também a longo prazo.

Além disso, treinar em jejum ajuda no aumento da sensibilidade à insulina, o que potencializa a eficiência do organismo em metabolizar os alimentos, aumenta a produção do hormônio GH, o hormônio do crescimento, importante na lipólise e no ganho de massa magra.

Tipos de atividade para fazer em jejum

As atividades mais indicadas para realizar em jejum são de endurance: corrida, ciclismo, caminhada, natação, etc. Isso porque, esses exercícios utilizam prioritariamente a gordura como fonte energética.

 

Mas vale ressaltar que é preciso ter um certo cuidado para iniciar o processo de treino em jejum, pois este é um processo que requer adaptações e um bons estado de saúde para que não cause alguma sensação de mal-estar, como dor de cabeça, fadiga, tontura, enjoo, náusea e até desmaio.

Post relacionado: Como os picos de insulina afetam sua saúde

Sendo assim, o mais indicado para quem está iniciando, é praticar exercícios de menor intensidade como caminhada ou corrida. As modalidades mais intensas que exigem muito esforço físico, como a musculação, só devem ser feitas por pessoas já adaptadas à essa prática, como atletas de alta performance.

No geral, a melhor intensidade para fazer um treino em jejum é a moderada. Assim, o organismo consegue manter a queima de gordura mesmo depois do término do exercício. Não existe um padrão para esse tipo de atividade, enquanto você se sentir bem e disposto, treinar em jejum pode ser um hábito diário, benéfico e saudável.

Por fim, contar com a supervisão e acompanhamento profissional é essencial para manter a saúde em dia. E claro, se precisar de um aliado para aumentar a energia, o foco e metabolismo sem quebrar o jejum insulínico, conte a fórmula especialmente combinada do SuperCoffee.

Autor:
Caffeine Academy