16 de dezembro de 2020
Comer enquanto assiste ou usa o celular afeta a saciedade

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Pode até parecer um hábito inofensivo, mas muitas pessoas costumam fazer refeições em frente a TV ou mexendo no celular, você é uma delas? Além de afetar a saciedade, esse hábito prejudica a memória da ingestão de alimentos, é o que mostra estudo.

O estudo conduzido por pesquisadores da Austrália, em 2010, mostrou que pessoas que lancharam em frente à TV, na refeição posterior, comeram ainda mais sem a TV e foram menos precisas ao relembrar o que comeram anteriormente.

Dez anos depois, em 2020, um novo estudo foi realizado, agora por pesquisadores do Reino Unido, com objetivo de testar a aplicabilidade da Teoria da Carga Perceptual (atenção seletiva) ao comportamento alimentar.

Essa teoria permeia o conceito de multitarefas - já falamos diversas vezes o quanto isso é prejudicial -, e sugere que a percepção é limitada. Assim, tarefas que exigem grande atenção preenchem toda a capacidade do sistema atentivo, eliminando estímulos irrelevantes.

 

Como o estudo foi realizado

Participaram do estudo mais recente 120 participantes, todas mulheres, que consumiram uma bebida de baixa saciedade (75 kcal) ou alta saciedade (272 kcal) enquanto realizam simultaneamente uma tarefa de baixa ou alta demanda perceptiva.

Os participantes que receberam a tarefa de baixa carga perceptiva e a bebida de alta saciedade ficaram mais saciados, como esperado, e comeram 45% menos do lanche oferecido posteriormente. Já aquelas que receberam a tarefa de alta percepção não souberam dizer se estavam realmente saciados e comeram mais do lanches.

“Nosso estudo sugere que, se você está comendo ou bebendo, enquanto sua atenção está distraída por uma tarefa altamente envolvente, é menos provável que você consiga dizer o quanto está saciado. É provável que continue comendo”, afirma o professor Martin Yeomans.

Post relacionado: Comfort food: comida para o corpo e a alma

Então, os pesquisadores chegaram à conclusão que a capacidade de uma pessoa de perceber o quanto está cheia depende da quantidade de atenção ainda disponível no cérebro, confirmando a aplicação da Teoria da Carga da atenção aos hábitos alimentares.

Mindful eating: o comer com consciência

Comer enquanto se distrai com eletrônicos afeta a mastigação e, consequentemente, o estômago tem que fazer um esforço maior para digerir os alimentos. As consequência mais comuns são os desconfortos abdominais e a temida prisão de ventre.

Além disso, quando a sensação de saciedade é afetada, a tendência é que se continue comendo. E aí você já sabe né? Tudo em excesso é prejudicial, principalmente se sua dieta é rica em alimentos ultraprocessados e industrializados.

Maus hábitos precisam ser abandonados! Mas também sabemos que não é tão simples assim…Existem formas de reconstruir a relação com os alimentos de forma saudável, uma delas é o mindful eating - princípios de atenção plena aplicados às refeições.

A ideia do mindful eating é fazer com que você dê mais atenção ao que leva à boca, o que garante maior consciência do ato de comer, ajudando, consequentemente, a abandonar as distrações.

O primeiro passo para comer com atenção é reorganizar o momento da refeição, ou seja, você abandonar tudo aquilo que te distrai e trazer sua atenção inteiramente para os alimentos que estão à sua frente. Que tal iniciar isso hoje?

Também indicados outros dois blogposts para reconstruir sua relação com os alimentos:

  1. Fome emocional: saiba o que é e não se sabote
  2. 7 superalimentos para o desjejum ideal
Autor:
Caffeine Academy