14 de setembro de 2020
7 ações de autocuidado para se sentir melhor na quarentena

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Precisamos falar sobre o autocuidado! A pandemia de COVID-19 trouxe uma realidade inédita para a população. Isso fez com que muitas pessoas fossem submetidas a situações até então nunca experimentadas, como o luto, o isolamento e o desemprego. Nós não estávamos preparados para tudo isso.

Aos poucos estamos nos adaptando e, durante esse processo, devemos criar a consciência de que nem tudo está sob o nosso controle. Então, “tudo bem dar uma surtada”, sério mesmo! 

Esse entendimento de que muitas coisas fogem da nossa esfera de controle total é fundamental para ter mais calma e resiliência na quarentena. Para que você assimile isso melhor, trouxemos abaixo as chamadas esferas do controle:

Entender as esferas de controle é essencial nessa quarentena

O nível mais interno contém as coisas que você pode controlar diretamente, basicamente suas atitudes e pensamentos. Na parte intermediária estão as coisas que você controla parcialmente, ou seja, pode influenciar. E na parte externa estão as coisas que você não tem o mínimo de controle, inclusive o próprio vírus. 

Não desperdice sua energia com coisas que você não tem controle, foque em você! Vamos juntos saber como fazer isso? Confira nossas dicas abaixo de autocuidado:

1. Foque no que você pode controlar 

Temos uma quantidade limitada de energia, tanto biológica quanto espiritual, e por isso ela deve ser utilizada de forma sábia. 

O ideal é que você foque nas coisas que estão ao seu controle e apenas passeie pela esfera intermediária, pois a socialização é importante. A esfera exterior não deve ser esquecida, ok? A sua preocupação maior é fazer com que ela não exerça total poder na sua vida.  

Nas próximas dicas, traremos ações de autocuidado que visam melhorar sua saúde física e mental durante a quarentena. São algumas sugestões e você pode adaptá-las de acordo com sua realidade.

2. Faça exercícios em casa

A prática regular de exercícios físicos promove diversos benefícios para a saúde, além de ser uma grande aliada no combate à ansiedade. Durante os exercícios, o organismo produz a endorfina, um hormônio que proporciona a sensação de prazer e bem-estar.

Em tempos de quarentena, a realização de atividades físicas em academias e espaços públicos não são recomendadas. Por isso, listamos abaixo algumas opções de canais no YouTube e aplicativos para você praticar o autocuido mantendo-se ativo em casa:

  • Exercício em casa (canal);
  • Roberta’s Gym Brasil (canal);
  • Lu Oliveira (canal);
  • Adidas Training by Runtastic (aplicativo);
  • FitOn (aplicativo);
  • Freeletics (aplicativo).
 
 

3. Evite exageros na alimentação

O cenário de quarentena também pode desencadear a fome emocional, já ouviu falar sobre isso? Basicamente, é o hábito de recorrer a alimentos específicos, geralmente açucarados, para buscar um alívio temporário dos problemas.

A fome emocional é semelhante à compulsão alimentar, e ambas podem trazer sérios problemas à saúde. Uma das formas de lidar com isso é através do mindful eating, que consiste em utilizar a atenção plena na alimentação para reconstruir a relação com os alimentos. Isso também é autocuidado!

Post relacionado: Fome emocional: como controlar com o mindful eating

4. Busque ter boas conversas

Lembra quando falamos que a socialização é importante? Ter pessoas para conversar e desabafar é uma das formas de enfrentar a quarentena com mais força e coragem. Fale no WhatsApp ou faça uma ligação, mas não deixe manter contato com amigos, familiares e pessoas que você gosta e te fazem bem.

Ah, aqui vai uma informação um tanto curiosa… Conversar sozinho também faz bem para a saúde. Mari-Beffa, professora de neuropsicologia da Universidade de Bangor, no Reino Unido, afirma que a conversa interior ajuda a organizar pensamentos, planejar ações e mediar emoções. Experimente fazer isso!

5. Gerencie o seu estresse

A nossa rotina mudou, em diferentes níveis, mas mudou. O desemprego, o trabalho home office, as crianças em casa, a distância dos amigos, etc. Todos esses são fatores que podem gerar estresse e, claro, afetar a saúde mental.

Quando falamos em gerenciar estresse, estamos falando em controlar e não extingui-lo. Afinal, o estresse é uma resposta natural do organismo às situações de perigo.

Algumas ações de autocuidado ajudam a minimizar os efeitos negativos do estresse. Todas elas estão na sua esfera de controle e só dependem de você para serem realizadas. Veja:

  • Meditação;
  • Respirações;
  • Orações;
  • Exercícios físicos.

Exercícios são uma prática de autocuidado

6. Siga as diretrizes de saúde pública

Não podemos controlar totalmente o coronavírus, isso é fato. Mas dentro da nossa esfera mais interna, podemos desenvolver ações que minimizem a sua propagação, como lavar as mãos com frequência, evitar aglomerações e usar máscara de proteção quando precisar sair.

Essas são as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para os países afetados pela pandemia de COVID-19.

7. Ajude a quem precisa

Ajudar a outras pessoas aumenta os níveis de satisfação, humor e bem-estar, você sabia? Um estudo publicado no jornal científico Psychosomatic Medicine revelou que ajudar pessoas necessitadas ativa as áreas cerebrais ligadas ao cuidado parental, gerando boas sensações.

Na quarentena o contato direto deve ser evitado, mas há outras formas de ajudar: realizar doações por transferências bancárias, fazer compras para idosos e pessoas debilitadas, enviar mensagens positivas, realizar trabalhos voluntários online, etc.

Suas ações pertencem integralmente à esfera de controle, mas também podem influenciar a vida de outras pessoas. Pratique o autocuidado e cuide do próximo também!

Autor:
Caffeine Academy