26 de julho de 2021
6 razões pelas quais você não sente fome pela manhã

by:Caffeine Academy

“O café da manhã é a refeição mais importante do dia”: mito ou verdade?

Em algum momento da vida, todos nós já ouvimos essa frase, mas só porque é um ditado popular, não significa que você realmente precisa fazer uma super refeição nas primeiras horas do dia. Uma alimentação inadequada ao acordar pode ser o início de um problema maior durante as horas seguintes

Isso porque, a maneira como você começa o dia implica no seu desejo por açúcar (como fonte de energia), além dos impactos causados pelo consumo excessivo de cafeína que pode agir mal no seu organismo e causar o que chamamos de efeito “caffeine crash”.

Embora, em alguns casos, a falta de apetite logo pela manhã possa ser um sinal de um problema, pular o café da manhã também pode ser saudável e até mesmo benéfico para sua saúde, contribuindo para o melhor funcionamento do seu organismo e queima de gordura, por exemplo.

Saiba mais em A relação entre jejum e performance cognitiva

Então, se você faz parte do grupo que acorda e não sente a vontade de comer, conheça 6 possíveis razões pelas quais você pode não sentir fome pela manhã.

1. Você comeu muito e/ou tarde da noite

Uma das principais razões pelas quais você pode não sentir fome ao acordar é decorrente da sua alimentação na noite anterior, se você comeu muito no jantar ou fez um lanche tarde da noite.

Isso pode acontecer especialmente se você fez uma refeição rica em gordura ou proteína. Isso porque, esses macronutrientes podem retardar o esvaziamento do estômago e mantê-lo  satisfeito por mais tempo.

A proteína, em particular, também pode alterar significativamente os níveis de hormônios que regulam sua fome e apetite, incluindo grelina, peptídeo-1 semelhante ao glucagon, peptídeo YY e colecistocinina.

Da mesma forma, as refeições com alto teor de gordura podem alterar os níveis de certos hormônios associados ao apetite e à sensação de saciedade, levando à diminuição da fome mesmo após uma boa quantidade de horas em restrição alimentar.

Se preferir desfrutar de um grande jantar e pular ou adiar o café da manhã na manhã seguinte, tudo bem - desde que você tenha os nutrientes e a hidratação de que precisa ao longo do dia.

2. Seus níveis hormonais mudam durante a noite

Durante a noite e durante o sono, os níveis de vários hormônios em seu corpo se alteram, influenciado também no seu apetite. Em particular, os níveis de epinefrina (também conhecida como adrenalina), que tendem a ser mais elevados pela manhã.

Acredita-se que esse hormônio suprime o apetite, diminuindo a taxa de esvaziamento do estômago e aumentando a degradação dos carboidratos armazenados no fígado e nos músculos para abastecer o corpo.

Além do mais, um estudo observou que os níveis de grelina, o hormônio da fome, eram mais baixos pela manhã do que na noite anterior. [1] Enquanto algumas pesquisas sugerem que os níveis de leptina, um hormônio que promove a sensação de saciedade, podem ser mais elevados pela manhã. Justificando porque você sente menos fome ao acordar.

3. Você se sente ansioso ou deprimido

A ansiedade pode aumentar os níveis de certos hormônios do estresse que reduzem seu apetite, enquanto sintomas da depressão, como distúrbios do sono, fadiga e perda de interesse, também podem afetar significativamente seus níveis de fome.

No entanto, a ansiedade e a depressão afetam as pessoas de maneiras diferentes, já que essas condições também estão relacionadas com aumento do apetite e ingestão de alimentos para algumas pessoas.

Se você está passando por ansiedade ou depressão e suspeita que isso pode estar afetando seu apetite ou outros aspectos de sua saúde, é essencial conversar com um profissional de saúde para determinar o melhor tratamento para você.

4. Você está doente

Infecções respiratórias, como resfriado comum, gripe e pneumonia, são conhecidas por alterar a disposição física e, em alguns casos, essas infecções também limitam seus sentidos de paladar e olfato, o que acaba afetando o seu apetite. 

Lembre-se de que nestes períodos é especialmente importante manter-se hidratado e abastecido de nutrientes, mesmo que não sinta ânimo ou vontade. Sopa, chás e frutas são opções fáceis para o estômago que você pode experimentar quando não estiver se sentindo bem.

Post relacionado: 3 dicas práticas para fortalecer sua imunidade

5. Você está grávida

Embora o enjoo possa ocorrer em qualquer hora do dia durante a gravidez, o enjoo matinal é o mais comum neste período e afeta cerca de 80% das mulheres durante a gravidez. [2] Na maioria dos casos, melhora ou desaparece após 14 semanas de gravidez.

Além do enjoo matinal, a gravidez pode causar outros sintomas para reduzir a fome, como indigestão, inchaço e esvaziamento estomacal retardado. Manter-se hidratado, limitar-se a pequenas refeições, experimentar novas receitas, dormir bastante e evitar ambientes com cheiros fortes que provocam náuseas, são algumas estratégias que podem reduzir os sintomas e melhorar o apetite.

6. Outras causas subjacentes

Além dos fatores mais comuns listados acima, existem vários outros motivos possíveis pelos quais você pode não sentir fome ao acordar. Aqui estão outras causas potenciais para a diminuição da fome pela manhã:

  • Medicamentos: muitos tipos de medicamentos, incluindo diuréticos e antibióticos, podem reduzir a fome e o apetite.
  • Idade: a diminuição do apetite é comum entre adultos mais velhos e pode ser causada por mudanças nas necessidades de energia, hormônios, paladar ou olfato e circunstâncias sociais.
  • Problema de tireoide: a perda de apetite pode ser um sinal de hipotireoidismo ou diminuição da função tireoidiana.
  • Ovulação: o estrogênio, um hormônio sexual feminino que aumenta durante a ovulação, pode suprimir o apetite.
  • Condição crônica: certas condições como doença hepática, insuficiência cardíaca, doença renal, HIV e câncer podem causar perda de apetite.

Assim, podemos concluir que não se importa se você come ou pula o café da manhã, contanto que se alimente de forma saudável pelo resto do dia. O café da manhã não "dá partida" em seu metabolismo e ignorá-lo não faz com que você coma demais depois e ganhe peso automaticamente.

Post relacionado: Afinal, contar calorias funciona para o emagrecimento?

Mas se você suspeita que essa condição é decorrente de algo mais grave, deve consultar um profissional de saúde o quanto antes. Você também pode não ter fome logo ao despertar, mas pode sentir vontade de comer após começar a se preparar para o dia. Se isso acontecer, vá em frente e tome um café da manhã nutritivo e balanceado. Aqui estão algumas ideias saudáveis ​​e deliciosas:

  1. Pão low carb
  2. Bolo de banana low carb
  3. Iogurte de castanha de caju
  4. Pãozinho low carb de abobrinha
  5. Crepe low carb
 

Além disso, saiba que está tudo bem se você preferir pular o café da manhã, fazendo uma espécie de jejum intermitente. Apenas certifique-se de obter os nutrientes essenciais no decorrer do dia. Beba bastante água e não ignore quaisquer possíveis efeitos negativos de não comer pela manhã, como dores de cabeça, fadiga ou irritabilidade. 

Post relacionado: O método Caffeine Army de Jejum intermitente

Você também pode experimentar incluir uma dose de SuperCoffee Vanilla Latte na sua rotina matinal, assim garantirá energia, disposição e concentração de forma leve, saborosa e saudável, sem excitação ou alteração de humor, além de garantir os muitos outros benefícios oferecidos pela bebida.

Conheça: Por dentro da fórmula do SuperCoffee 2.0

Autor:
Caffeine Academy