18 de setembro de 2020
Leguminosas, seus fatores antinutricionais e como combatê-los

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

As leguminosas são conhecidas como grãos produzidos em vagens, sendo as mais conhecidas os feijões, soja, lentilha, ervilha e grão-de-bico. Sendo a soja a mais consumida mundialmente, apesar de características de modificação genética. 

As leguminosas são a muito tempo inseridas em nossa alimentação - como o nosso queridinho arroz com feijão - porque são saborosas; possuem alta capacidade emulsionante (característica relacionada a sua capacidade de se misturar com outros ingredientes sem perder a homogeneidade como o caso da adição com a carne ou a produção de purês), apresentam alta concentração de ferro, vitaminas do complexo B e apresentam proporções altas de proteínas. 

Quando comparados a outros vegetais, têm papel na redução de colesterol e na incidência de doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes, além de possuir baixo índice glicêmico, sendo, portanto, muito populares entre veganos e vegetarianos.

Apesar de muito ricas em nutrientes, apresentam o que chamamos de fatores antinutricionais (FAN). Fatores estes, representados por oligossacarídeos, inibidores de tripsina, ácido fítico, tanino e hemaglutinina que tornam a absorção de nutrientes difícil. Contudo, há formas de resolver esse problema, sendo necessário algum tipo de tratamento térmico para remover ou minimizar esses compostos.

Leguminosas

Muito conhecidas e utilizadas na culinária atualmente, apresentam quantidades significativas de minerais e proteínas, estando relacionados a benefícios metabólicos.

O feijão é uma leguminosa que apresente uma grande variedade de tipos, sendo bastante versátil e com diferentes aplicações. Composto principalmente por minerais como zinco, ferro, potássio, é também uma importante fonte de carboidratos, vitaminas do complexo B e antioxidantes.

A lentilha é fonte principalmente de selênio, magnésio, zinco, ferro, tiamina e vitaminas B6 e B9, sendo também um alimento rico em proteínas e uma importante fonte de fibras.

Já a ervilha apresenta características interessantes como ser hipoalergênica, ter alto valor nutricional, atende as necessidades de aminoácidos essenciais, possui como principais nutrientes o potássio, fibras e vitamina A e C, além de ter um valor de mercado acessível.

O grão-de-bico é uma leguminosa que apresenta maior dificuldade de absorção de nutrientes e não é um alimento muito produzido no país, tendo um valor mais alto que as demais leguminosas. Como as demais, é rico em fibras alimentares e proteínas do tipo albumina e globulina, além de atender as necessidades diárias de aminoácidos essenciais.

Fatores antinutricionais

Os principais fatores antinutricionais presentes nas leguminosas são os oligossacarídeos, inibidores de tripsina, ácido fítico, tanino e hemaglutinina. Estes fatores interferem na absorção de nutrientes pelo organismo, podendo causar danos à saúde caso sejam muito ingeridos.

Destes, a rafinose (um oligossacarídeo) é responsáveis por causar náuseas, diarreia, indigestão e gases. Sendo um açúcar complexo, é de difícil digestão, sendo degradado no intestino a partir de bactérias que produzem grandes quantidades de gases.

A tripsina é uma enzima secretada pelo pâncreas, ligada à digestão de proteínas. Compostos presentes nas leguminosas possuem a capacidade de se ligar as enzimas de tripsina, dificultando a adequada digestão proteica.

Já o ácido fítico - pertencente a classe dos fitatos - é responsável pelo armazenamento de fósforo pelas plantas. Associado a proteínas nas leguminosas, inibe a absorção de minerais como o ferro, manganês e cobre.

Em poligástricos existe a produção de uma enzima denominada fitase, capaz de quebrar o fitato, estando ausente em seres humanos e outros animais monogástricos. O tanino possui as mesmas características do fitato, lingando-se as proteínas e minerais, impedindo sua adequada absorção.

Em relação as hemaglutininas ou lectinas - proteínas que apresentam como característica a possibilidade de formarem complexos com compostos glicídicos – relacionam-se o retardo do desenvolvimento, diminuição da digestibilidade de carboidratos, alteração na atividade das enzimas intestinais e hepáticas e diminuição de insulina no sangue.


Como combater os fatores antinutricionais

Podemos perceber que os FAN estão em grandes quantidades nas leguminosas, podendo causar prejuízos à saúde caso sejam ingeridas sem que ocorra sua minimização ou remoção desses fatores.

As formas de combater os fatores antinutricionais das leguminosas são muito simples. Quem nunca deixou o feijão de molho por algumas horas, fazendo a troca frequente da água antes de cozinhar?

Pois bem, o primeiro modo de redução dos FAN é o método de deixar as leguminosas de molho, sendo que o feijão e a soja são os que precisam de menos tempo, lentilha e ervilha precisam, no processo de molho, aumentar de tamanho absorvendo um pouco de água.

Já o grão-de-bico necessita de ao menos 72 horas de molho com trocas sucessivas e frequentes de água até apresentar redução desses fatores.

Outra forma muito utilizada para a redução dos fatores antinutricionais são os tratamentos térmicos, onde se enquadram o processo de ebulição, secagem, cocção sob pressão e a extrusão termoplástica. A cocção sob pressão é o método mais utilizado em domicilio, por ser mais rápido, entre 10 e 30 minutos de cocção na panela de pressão, para que ocorra anulação ou redução dos FAN.

A ebulição associada a secagem são métodos também bastante efetivos, porém são métodos mais demorados. Já o método de extrusão termoplástica o qual é muito utilizado para a produção de proteína texturizada de soja (análogo de carne) e ração pet, sendo um método muito rápido e utilizado a nível industrial.

A outra forma menos utilizada e mais difícil de ser feita é a retirada das cascas das leguminosas, ou seja, a retirada da película externa presente em todas as leguminosas, facilitando o processo de cocção e reduzindo a sensação de má digestão.

 

Autor:
Caffeine Academy

Referências

1

DE PAULA, SOLANGE APARECIDA. COMPOSIÇÃO BIOQUÍMICA E FATORES ANTINUTRICIONAIS DE GENÓTIPOS DE SOJA. Diss. Universidade Federal de Viçosa, 2007.

2

REIFEN, R. Effect of combined germination, dehulling and boiling on mineral, sucrose, stachyose, fibrulose, and phytic acid content of different chickpea cultivars. African Journal of Food, Agriculture, Nutrition and Development, v. 12, n. 7, p. 6853–6867, 2012

3

NIKMARAM, N. et al. Effect of extrusion on the anti-nutritional factors of food products: An overview. Food Control, v. 79, p. 63–73, 2017

4

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), 4ª ed., 2011.