1 de outubro de 2020
Benefícios da taurina para o seu organismo

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Apesar de ser considerado um aminoácido não essencial, já que o nosso organismo consegue produzi-lo, o consumo de taurina por meio de suplementos, bebidas ou alimentos vem mostrando diversos benefícios para a saúde e para performance nas práticas físicas.

O que é taurina?

taurina é um aminoácido sulfurado que pode ser sintetizada a partir de outros dois aminoácidos (metionina e cisteína), associados à vitamina B6, ou pode ser obtido através da dieta.

É um dos mais abundantes do nosso organismo e também está presente em diversos alimentos de origem animal. Nos tecidos, ela está concentrada principalmente nos músculos, no coração, retina, sistema nervoso central.

Para que serve a taurina?

Uma das funções da taurina é agir como transmissor metabólico e fortalecer as contrações cardíacas, apoiando também o desenvolvimento neurológico e ajudando a regular o nível de água e sais minerais do sangue

É muito comum associar sua utilização como suplemento energético devido ao seu efeito desintoxicante, já que age facilitando a excreção pelo fígado das substâncias que já não são mais úteis para o organismo.

Além disso, ela intensifica os efeitos da insulina, tornando-se responsável por um melhor funcionamento do metabolismo de glicose e aminoácidos, podendo auxiliar o anabolismo.

A taurina também atua como uma protetora do coração, pois aumenta a força das contrações cardíacas e protege as células do órgão vital para a nossa existência.

Esse aminoácido ainda é útil como inibidor dos neurotransmissores, sendo utilizado para prevenir e sedar estados cerebrais excitáveis (como convulsões em epilépticos), e possui ação diurética, pois impede a absorção de sódio em excesso no nosso organismo.

Benefícios da taurina

Como citamos anteriormente, esse aminoácido pode ser encontrado em diversos órgãos e possui amplos benefícios.

Em estudos realizados com animais, a taurina provocou maior resistência dos músculos, além de aumentar a habilidade de contração e produção de força. O aminoácido também apresentou resultados na redução da fadiga e danos musculares durante o treinamento.

Já em estudos realizados com humanos, a taurina auxiliou na proteção dos danos celulares e estresse oxidativo. Além de favorecer a performance física, também se relacionou positivamente com o aumento da queima de gordura durante a prática de exercícios.

No mais, o consumo de taurina também se mostra benéfico para manter uma boa imunidade. Pesquisas demonstraram que a taurina, no sistema imunológico, modula a ação de células T e reduz a presença de neutrófilos no processo inflamatório.

 


Taurina em suplementos, bebidas e alimentos

Embora seja possível que seu corpo produza taurina por conta própria, você ainda precisa obter taurina por meio de dieta e suplementação para obter as quantidades ideais desse nutriente essencial, principalmente para o emagrecimento e construção de massa magra.

Como suplemento, a taurina é geralmente encontrada no formato de pó ou cápsulas. Ela também é frequentemente adicionada a refrigerantes e energéticos. No entanto, não é recomendável consumir essas bebidas devido a outros ingredientes que podem ser prejudiciais a sua saúde, a curto e longo prazo.

Uma das melhores opções para o consumo adequado da taurina por meio da suplementação tem sido através do SuperCoffee, um blend energético composto por  superingredientes unicamente combinados para tornar seus dias ainda mais incríveis.

Além de promover todos os benefícios da taurina para seu organismo e músculos, o SuperCoffee ainda oferece máxima performance física e mental para você alcançar sua melhor versão todos os dias, de forma saudável e 100% natural.

Posto relacionado: Por dentro da fórmula do SuperCoffee 2.0

Benefícios do SuperCoffee 2.0:

  • Energia duradoura;
  • Concentração e foco prolongados;
  • Maior disposição física;
  • Aumento do metabolismo;
  • Auxilio na queima de gordura.

A taurina também pode ser encontrada com maior abundância em muitos alimentos que integram nossa dieta, tais como:

  • Ostra;
  • Camarão;
  • Fígado;
  • Atum;
  • Bacalhau;
  • Lula;
  • Lombinho de porco;
  • Frango;
  • Carne bovina;
  • Embutidos;
  • Leguminosas;
  • Oleaginosas.

Por fim, podemos concluir que o consumo moderado de taurina promove a manutenção e bom funcionamento do nosso corpo, atuando até na prevenção de doenças, auxilia no crescimento muscular e é uma excelente combinação para potencializar os treinos.

IMPORTANTE: Antes de tomar qualquer suplemento é importante se aconselhar com o médico ou nutricionista para não prejudicar sua saúde e obter realmente o benefício pretendido. SuperCoffee é um produto com composição completamente natural, desta forma, não possui nenhum tipo de contraindicação.

Autor:
Caffeine Academy