5 de agosto de 2021
Como elaborar um plano de autocuidado

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

É hora de cuidar de quem mais importa: você! O autocuidado é exatamente o que o nome indica, cuidar bem de si de todas as formas possíveis, o que inclui a saúde física, a saúde emocional e a saúde mental. E embora o autocuidado tenha recebido mais atenção nos últimos anos, essa prática é mais do que essencial e não deve ser vista apenas como uma fase passageira. 

O autocuidado se trata de um ato importantíssimo no meio da sua rotina de saúde e bem-estar, garantindo benefícios que vão além do que se vê no espelho. Entenda de que forma o ato de cuidar de si mesmo melhora sua qualidade de vida e como criar um plano de autocuidado ideal para você.

Por que o autocuidado é importante?

Enfrentamos um número cada vez maior de tarefas e fatores estressantes todos os dias, que podem parecer quase impossíveis de conciliar de uma vez, tornando o esgotamento físico e /ou mental algo presente na rotina. Aqui já encontramos uma situação em que para passar um tempo focado exclusivamente em si mesmo faz toda a diferença na forma de lidar com todo o caos e ocupações da vida.

Afastar-se, mesmo que rapidamente, da agitação da vida cotidiana oferece uma chance de descansar, recarregar as baterias e rejuvenescer. Ter um momento de atenção plena voltada para si pode te ajudar a se sentir mais conectada com sua essência, auxiliando também na administração do estresse, estabelecendo um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional e até melhorando sua disposição ao longo do dia.

As estratégias de autocuidado podem ser tão simples como dar um passeio curto, ouvir uma música que te acalma, ler um trecho de um livro que você gosta ou simplesmente desfrutar de uma guloseima que faz você se sentir mais satisfeito.

Relacionado: Por que hábitos de autocuidado devem fazer parte de sua rotina de bem-estar?

Como a dieta afeta o autocuidado

Você já sabe que a dieta tem uma influência enorme sobre o seu corpo e emoções. Tudo o que você come e bebe regularmente afeta seu humor, sua saúde mental, seus níveis de energia e, mais amplamente, o quão bem você se sente com você mesmo. Sendo assim, uma das melhores maneiras de apoiar sua saúde e bem-estar por completo é abastecendo seu corpo com alimentos saudáveis ​​e ricos em nutrientes.

Saiba mais em O papel da alimentação na saúde mental

O autocuidado começa na cozinha

Uma dieta abastecida com gorduras de alta qualidade pode melhorar seus níveis de energia e fornecer mais combustível para suas atividades de autocuidado. Isso porque seu corpo precisa de gordura para funcionar em máxima performance. 

Além disso, a gordura desempenha um papel importante na saúde do cérebro,na função hormonal e até no humor. Comer mais gorduras de qualidade, como TCM, azeite, ovos e peixes, ainda estimula o emagrecimento rápido e saudável, melhora o funcionamento do intestino, controla o colesterol e promove a longevidade.

Relacionado: O guia definitivo da dieta cetogênica

Outra opção de dieta saudável e benéfica para sua rotina de performance é investir no consumo dos superalimentos, caracterizados por sua alta capacidade de nutrição em pouca quantidade, além de prevenir diversos problemas de saúde e promover uma melhor qualidade de vida a curto, médio e longo prazo.

Relacionado: 10 superalimentos obrigatórios na sua dieta

No mais, autocuidado na cozinha também está relacionado ao seu momento de se “mimar”. O ato de focar sua mente no momento presente, preparando uma refeição agradável e que lhe cause prazer, também é utilizado como uma prática terapêutica de autocuidado.

Quando você cozinha para si mesmo, você está alimentando seu corpo e dando a si mesmo uma saída criativa que é acompanhada por um final delicioso. Preparar uma xícara quentinha de SuperCoffee logo pela manhã, pode ser parte do seu plano de autocuidado diário. 

Afinal, reservar um momento para apreciar uma bebida que não só tem um gosto ótimo, mas também oferece saúde, disposição e foco, faz você se sentir energizado e pronto para enfrentar os próximos desafios do dia.

Preparar refeições (e sobremesas) para pessoas que você considera importante também pode ser uma boa estratégia para lidar com seus níveis de estresse, afinal, a ideia de compartilhar momentos com pessoas especiais provocará bons sentimentos e contentamento.

Precisa de inspiração na cozinha? Conheça algumas das nossas receitas:

Como criar um plano de autocuidado

Criar um plano de autocuidado do zero pode parecer difícil, mas o modelo ideal para você pode começar com habilidades e hábitos que são tão simples que nem parecem ser uma prática de autocuidado, como ir para a cama 30 minutos mais cedo ou estabelecer uma meta para a quantidade de água que você deve beber ao longo do dia.

Reunimos algumas ideias simples de autocuidado que você pode incorporar facilmente no seu plano de autocuidado, anota aí!

1. Reserve um tempo para você

Você pode pensar que está muito ocupado, mas, mesmo a agenda mais lotada, deve incluir tempo para cuidar de si. Seja uma vez por dia, uma vez por semana ou uma vez por mês, programar o autocuidado é tão importante quanto manter seu trabalho ou calendário social. 

A princípio, você pode reservar um tempo no início da semana ou do mês, apenas para escrever o que deseja fazer só para e por você, pode ser qualquer coisa, mesmo que seja algo para um curto período de tempo, como uma viagem.

Pense em coisas que você deseja a curto ou a longo prazo, mas acha que não tem tempo para realizar. Em seguida, imagine quais são as ações que podem te levar até esse objetivo e como você se aproxima dele um pouco mais a cada dia. Quando realizado, você se agradecerá por priorizar suas próprias necessidades emocionais.

2. Explore diferentes atividades de autocuidado

Não existe uma abordagem única para o autocuidado. O importante é que você esteja participando de uma atividade que te faça sentir feliz, revigorado e realizado. Suas atividades de autocuidado podem incluir tratamento facial, organizar sua gaveta de bagunças, passar mais tempo com seus animais de estimação, assar brownie, iniciar um novo projeto de artesanato, praticar uma atividade física ou fazer algo incomum.

Enquanto estiver fazendo algo que o faça se sentir bem e saudável, você estará praticando o autocuidado.Por isso é importante estar aberto para buscar novas habilidades, dentro e fora da sua zona de conforto. 

Sua rotina de autocuidado pode incluir atividades testadas e comprovadas que você já adora, mas também é um bom momento para experimentar novos desafios. Pense em algo que você possa vivenciar que seja totalmente diferente do habitual, como praticar uma escalada, se aprofundar em um novo conhecimento ou seguir uma nova culinária. Descobrir um novo hobby é mais uma forma de cuidar de si.

3. Escolha o que faz bem para VOCÊ

Seu melhor amigo pode adorar ir ao spa, mas talvez você tenha percebido que se sente desconfortável e não consegue relaxar enquanto faz uma massagem. E tá tudo bem. Suas necessidades de autocuidado podem ser muito diferentes das de outra pessoa. O autocuidado tem a ver com fazer o que é melhor para você, e não o que faz bem para ‘todo mundo’. Se algo não está servindo para você, liberte-se e vá viver novas descobertas. A vida é muito curta para perder tempo fazendo coisas que não te deixam feliz.

4. Crie um diário

Você já se sentiu como se um milhão de pensamentos diferentes estivessem nadando em sua cabeça? Reserve um tempo para anotar tudo que passa na sua cabeça, seja uma vez por dia ou sempre que você começar a se sentir oprimido por todos os fatores estressantes da vida. 

Além de apoiar sua saúde emocional, o registro no diário também é uma boa maneira de rastrear o que está funcionando e o que não está funcionando durante sua jornada de autocuidado. Para aprimorar suas estratégias de autocuidado, faça anotações sobre como uma atividade faz você se sentir em relação às demais atividades da sua rotina.

5. Pratique a atenção plena

É hora de se conectar com o seu eu interior e estar completamente presente no momento. Existem inúmeras maneiras de praticar a atenção plena, incluindo a meditação, uma caminhada ou simplesmente se desconectando das redes sociais por algumas horas. Experimente diferentes formas para determinar o que funciona melhor para você.

 

Relacionado: 7 dicas de mindfulness

6. Elimine a conversa interna negativa

Muitos de nós temos aquela vozinha na cabeça que nos faz sentir que não somos bons o suficiente para determinadas coisas. Ao refletir sobre suas ideias de autocuidado, preste muita atenção em como você fala consigo mesmo. Mostre mais compaixão, respeito e amor a si mesmo, da mesma forma que você falaria com um amigo que necessita de apoio

É importante deixar claro a sua motivação, repetir para si mesmo suas qualidades e gratidão pode causar efeitos muito positivos na sua autoestima. Se necessário, também escreva tudo que considera relevante no seu processo de autovalorização e leia-as todos os dias, reforçando sua prática de autocuidado.

Saiba mais em Estudos mostram o poder do pensamento positivo

  • Se exercitar com regularidade;
  • Cuidar da alimentação;
  • Planejar a semana com antecedência;
  • Criar uma rotina matinal;
  • Priorizar uma noite sono de qualidade.

Essas são outras formas de planejar seu autocuidado e bem-estar geral. Ao manter uma rotina de hábitos saudáveis junto a outras atividades que o deixe feliz, animado e com desejo de viver sua melhor versão todos os dias, você mostra ao seu corpo o quanto seu amor próprio importa e como isso lhe faz muito bem.

Autor:
Caffeine Academy