15 de abril de 2021
Afinal, contar calorias funciona para o emagrecimento?

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Quando pensamos em dieta, logo relacionamos a máxima redução no consumo de alimentos. Eliminar uma lista de produtos ultraprocessados e analisar as calorias presente nos alimentos passa a fazer parte da rotina alimentar.

Não é incomum ouvir alguém dizer que come apenas X quantidade de coisas por dia para manter esse “equilíbrio” alimentar voltado para um objetivo, mas será que contar calorias realmente funciona para o emagrecimento?

Para não deixar você ainda mais intrigado, adiantamos a resposta: contar calorias NÃO funciona como o método mais efetivo para um emagrecimento saudável e uma rotina completa de saúde e bem-estar!

Mas vamos entender melhor porque esse processo não precisa ser totalmente calculado em cima de números tão específicos e como a restrição calórica pode afetar seu desempenho físico e mental.

Mas o que são exatamente as calorias?

No geral, esse termo (no formato Kcal) é bastante utilizado para se referir à quantidade de energia que cada alimento fornece ao organismo. Essa energia é produzida no interior das células, mais precisamente na organela citoplasmática denominada de mitocôndria

No interior da mitocôndria, o nutriente – que pode vir dos carboidratos, proteínas ou lipídios, atua como combustível para queimar e converter em energia para o funcionamento do seu corpo.

Sendo assim: CALORIAS = ENERGIA.

IMPORTANTE: Pesquisas apontam que, em diretrizes gerais, homens ativos devem consumir até 2.500 calorias por dia. Enquanto as mulheres devem consumir até 2.000.

 

Flexibilidade metabólica

Como citamos acima, nossos corpos funcionam de acordo ao que consumimos, e temos duas principais fontes de combustível: a glicose (carboidratos) e a gordura (lipídeos).

Hoje em dia, a maioria das pessoas estão acostumadas a manter seus estoques de glicose cheios, através de refeições ricas em carboidratos e lanches nada saudáveis a cada poucas horas.

Quando falamos em processo metabólico, precisamos estar sempre conscientes de que a glicose sempre será usada primeiro e, só quando nossos estoques acabarem, o corpo mudará para a gordura armazenada.

A grande questão com o consumo excessivo de açúcar e carboidratos de alto índice glicêmico é que esses alimentos causam picos e quedas bruscas na insulina que estimulam a sua fome – criando um ciclo vicioso, onde você vai querer comer mais alimentos desse tipo.

Assim, você aos poucos atinge um estado em que a transição para a queima de gordura não ocorre facilmente – consequentemente, perder peso vira uma missão bem mais complicada!

A glicose é um tipo de combustível para o corpo humano que necessita de reposição a todo momento. Já a gordura funciona como uma energia armazenada que só começa a ser queimada quando há real necessidade! – e se você quer queimar gordura, precisa entender como facilitar que o seu corpo acesse essa energia armazenada.

Post relacionado: A falsa energia provocada pelo açúcar

E é aqui que entra a importância da flexibilidade metabólica, questão que está diretamente relacionada com nossos hábitos alimentares, alinhado também as práticas físicas e ao alcance da perda de peso de forma ideal.

A flexibilidade metabólica é, basicamente, a capacidade que o corpo encontra de alternar entre a queima de glicose e gordura com facilidade.

Sim, em certas situações (exercício de alta intensidade) a glicose é uma fonte de energia superior a gordura. No entanto, para a vida do dia a dia, a gordura é mais consistente e duradoura.

E essa flexibilidade pode ser construída de duas formas: por uma dieta baixa em carboidratos e/ou por meio do jejum intermitente. E você pode estar se perguntando: o que isso tem a ver com a contagem das calorias para emagrecimento?

Continue lendo e entenda porque comer e se alimentar possuem efeitos diferentes na sua rotina de performance.

Déficit calórico e emagrecimento

Em resumo, estamos em déficit calórico quando ingerimos menos energia do que gastamos.

Essa é a regra número 1 para a diminuição do peso corporal, mas a qualidade da alimentação pode ser um fator determinante quando o assunto é se você vai alcançar esse déficit calórico de uma maneira fácil ou sofrida.

O número de calorias que precisamos ingerir diariamente varia de pessoa para pessoa, e envolve uma série de fatores completamente individuais, tais como:

  • Metabolismo basal (calorias para manter nosso corpo em pleno funcionamento);
  • Peso;
  • Altura;
  • Nível de massa muscular;
  • Atividades realizadas no dia a dia.

Além disso, cada alimento também tem suas próprias características calóricas, modificando totalmente como o seu corpo olhará para essas fontes de energia prontamente disponíveis para serem queimadas.

Alcançar um déficit calórico diário envolve muitos fatores que precisam ser controlados ao mesmo tempo, o que torna difícil uma estratégia de contagem de calorias.

Por exemplo, o efeito de 55 kcal de uma bebida energética natural com altos níveis de TCM (uma gordura boa) no organismo é totalmente diferente do obtido pelo mesmo ou menor valor calórico extraído de um outro produto sem benefícios efetivos na otimização do seu metabolismo.

Restrição calórica e desempenho

Além disso, quando você opta por preparar seu corpo para queimar mais gordura do que é ingerida e essa prática não está bem alinhada ao seu estilo de vida, você não perde apenas peso, pois os efeitos cumulativos dessa ação podem influenciar diretamente no seu desempenho.

Isso porque quando seu metabolismo diminui, sua tireoide, que produz os hormônios que regulam a taxa metabólica do corpo, também diminuirá. Você vai se sentir mais lento porque seu corpo não está no modo de alerta.

Na verdade, seu corpo está economizando energia porque sente o déficit calórico. Então, se você estiver tentando fazer um treino de alta performance, vai se sentir muito mal.

No entanto, existem muitas outras escolhas que podem facilitar esse processo de emagrecimento de forma altamente saudável por meio do estimulo da saciedade, regulação da glicemia e aumentando o número de calorias gastas por dia.

Como perder peso sem contar calorias?

A saúde do nosso corpo não passa por uma simples equação matemática de somar e subtrair. Nós precisamos de muito mais que déficit ou restrição calórica para viver nossa melhor versão.

1. Escolhas alimentares inteligentes

Não faltam formas de emagrecer sem contar calorias.

Uma delas é através da dieta low carb, na qual sua reeducação alimentar é pautada na redução do consumo de carboidratos e priorização do consumo de gorduras boas e proteínas.

A proposta dessa dieta é reduzir o consumo desse macronutriente, priorizando alimentos com baixo índice glicêmico, e substituir a glicose pela gordura boa como fonte de energia.

Post relacionado: Guia definitivo da dieta low carb

Essa baixa ingestão de carboidratos, consequentemente, evita seus efeitos colaterais, como o acúmulo de gordura corporal, aumento da fome, ânsia por açúcar, fadiga e confusão mental. Logo, a disposição e a perda de peso se tornam consequências desse hábito, gerando ganhos para o corpo e mente.

Outras formas de otimizar a queima das calorias ingeridas no decorrer das suas refeições sem obsessão em relação a comida, são:

2. Treinos regulares

Como sempre falamos, praticar atividade física regularmente é um hábito que só agrega benefícios para usa vida, a curto e longo prazo.

Se exercitar traz benefícios como aumento da capacidade cardiorrespiratória e aceleração do metabolismo, elevando o gasto energético (queima calórica), estimulando o emagrecimento de modo saudável.

Além disso, atividades como correr, nadar, pedalar, praticar musculação ou algum esporte, promovem o fortalecimento dos ossos e músculos, reduzem o risco de transtorno mental, normalizam a resistência à insulina e aumentam os hormônios e neurotransmissores naturais associados ao bem-estar.

Post relacionado: Saiba porque praticar atividade física traz menos estresse e mais felicidade

3. Jejum intermitente

Fazer jejum não tem nada a ver com passar fome e tem tudo a ver com ganhos essenciais para seu corpo e mente. Então, se você realmente quer virar uma máquina de queimar gordura corporal, o jejum intermitente é a estratégia perfeita.

Entre seus principais feitos, o jejum atua diretamente na eliminação das gorduras teimosas, reduzindo calorias e aumentando seu metabolismo para um melhor desempenho e aceleração da perda de peso.

Entre os benefícios da estratégia do jejum intermitente para perda de peso, destacam-se:

  • Início rápido da cetose;
  • Redução dos níveis de insulina;
  • Melhora o colesterol;
  • Redução da inflamação;
  • Aumento do metabolismo.

Leia mais em Como fazer jejum intermitente para acelerar a perda de peso

Por fim, podemos afirmar que uma alimentação consciente - composta por alimentos alinhados ao seu objetivo, agregada a prática regular de atividade podem contribuir para um emagrecimento funcional, de forma mais rápida e saudável do que contando as calorias de cada produto que entra na sua dispensa.

A melhor dieta é aquela que nem percebemos que estamos fazendo por não exigir grandes renúncias em cada uma das nossas refeições. Foque em alimentar seu corpo, mente e alma com a dose certa de energia, foco, saúde, bem-estar e qualidade de vida. A aceleração do metabolismo e a perda de peso serão apenas consequência.

Autor:
Caffeine Academy