16 de dezembro de 2020
Melhores do ano: os 5 principais artigos sobre nutrição

by:Caffeine Academy

Os cuidados com a alimentação estão entre os assuntos mais discutidos neste momento de pandemia, não só pela necessidade de se manter forte e saudável nesse período de maior vulnerabilidade, mas também para reduzir ao máximo os efeitos causados pelo estresse gerado nos últimos meses.

Durante o processo de estresse, o organismo perde diversos nutrientes, vitaminas e minerais. Além disso, a ansiedade decorrente das preocupações pode gerar insônia, compulsão alimentar, ou ao contrário, comer menos que o necessário.

Os maus hábitos alimentares, como ingestão excessiva de açúcar, gordura e sal, também podem ser agravar nessa condição. Assim, uma alimentação saudável alinhada a prática de bons hábitos é capaz de diminuir o estresse e a ansiedade.

Além disto, a ingestão equilibrada de alimentos ricos em vitaminas, fibras, minerais e outros compostos bioativos que fortalecem o sistema imunológico é algo essencial para manter nosso corpo em pleno funcionamento e menos propenso a doenças.

Com base em todas essas questões, separamos 5 blogposts importantes sobre nutrição para que você comece o novo ano com uma dieta mais equilibrada e baseada nos inúmeros benefícios nutricionais, físico e mental oferecidos por alguns alimentos.

Os 5 principais artigos sobre nutrição

1. Os perigos dos achocolatados açucarados

Apesar de ser considerada uma bebida infantil, os jovens e adultos também são grandes consumidores dos achocolatados. Afinal, quem não gosta daquele gostinho de chocolate quente ou gelado?

Pois é, apesar de delicioso, a maior parte dos achocolatados comercializados no Brasil são produtos altamente ruins para sua saúde devido a grande porcentagem de açúcar presente em sua composição.

Para você ter uma noção, os achocolatados industrializados contêm cerca de 70% a 90% de sacarose ou de outros açúcares e apenas 30% ou menos de cacau em pó na sua composição.

Assim, além de ser um alimento vazio, rico em calorias e pobre em nutrientes, vitaminas e minerais, esse produto pode causar grandes prejuízos à saúde, já que o excesso de açúcar diminui a absorção do cálcio.

Outro efeito dos achocolatados açucarados é a produção de um índice glicêmico muito grande na corrente sanguínea que não é “queimado” rapidamente e fica estocado no corpo na forma de gordura acarretando em:

  • Ganho de peso;
  • Aumento dos triglicerídeos;
  • Aumentando os níveis de LDL (colesterol ruim);
  • Diminuição dos níveis de HDL (colesterol bom).

Contudo você não precisa riscar esse alimento da sua alimentação, a melhor atitude é substituir o nescau ou toddy por produtos mais saudáveis e benéficos para sua saúde e bem-estar, tais como o SuperCoffee Impossible Chocolate.

Para conhecer outras alternativas saudáveis para substituir os achocolatados açucarados continue lendo esse blogpost.

2. Fome emocional: como controlar com o mindful eating

Você se alimenta quando está realmente com fome ou come quando sente vontade de comer? Pode parecer a mesma coisa, mas há uma grande diferença nessas duas situações.

Quando você come apenas por estar com vontade de ingerir certo alimento, está se alimentando de forma emocional. Isso quer dizer que seu corpo não apresentou qualquer necessidade de nutrientes e energia de boa qualidade para funcionar adequadamente.

Nesses casos, ainda há o risco do desejo instantâneo por alimentos com baixo valor nutricional e alto teor de açúcar, como fast food e doces. Assim, quando você controla sua fome com o mindful eating, fica menos propenso a ingerir uma alta quantidade de carboidratos, principalmente os que estimulam a produção de serotonina - neurotransmissor que causa uma sensação de prazer.

Quer saber mais sobre fome emocional? Leia o blogpost completo.

3. benefícios incríveis do café

Que o cafezinho é uma paixão nacional não é novidade para ninguém, o que alguns de seus consumidores fieis não sabem é a quantidade de benefícios me torno do consumo dessa bebida tão tradicional.

Além de saboroso, o café oferece vários benefícios para saúde, como mais foco e melhor da performance física. Mas além dos proveitos derivados da cafeína, o grão do café verde possui vários minerais, como magnésio, cálcio e zinco, além aminoácidos, lipídeos, açúcares, ácidos clorogênicos e vitaminas do complexo B.

Entre os demais benefícios dessa bebida termogênica, estão:

  • Melhora a performance cognitiva;
  • Redução do risco de contrair doenças;
  • Melhora o humor.

Curioso para saber os outros benefícios incríveis do café? Acesse o nosso blog e entenda o que faz do café um verdadeiro ouro negro.

 

4. Jejum intermitente para iniciantes: o que é, vantagens, como fazer e mais!

Quando falamos sobre jejum, logo vem a ideia de “passar fome para emagrecer”, “deixar de comer tudo que é gostoso” ou “viver de folhas e água”. No entanto, o jejum intermitente é uma prática secular com benefícios reais para sua saúde, disposição e bem-estar, tanto físico quanto mental.

E engana-se quem pensa que o jejum está diretamente ligado a uma alimentação restrita e sem prazer. Apesar do jejum intermitente ser baseado em um longo período sem comer, chamado de janela alimentar, essa prática não requer a eliminação de alimentos da sua rotina, apenas um equilíbrio no consumo diário.

Em resumo, essa é uma das práticas mais poderosas para a perda de peso e aceleração da queima de gordura. Mas não é só isso, o jejum causa uma melhora significativa na saúde do cérebro e pode oferecer benefícios contra o câncer, diabetes e doenças cardíacas, ajudando você a viver mais tempo.

Ficou interessado nessa prática? Acesse o blogpost completo e comece a inserir o jejum intermitente em sua rotina.

5. O guia definitivo da dieta cetogênica

A dieta cetogênica é bastante conhecida por ser uma dieta muito baixa em carboidratos, transformando o corpo em uma máquina de queimar gordura. Esse processo ocorre devido a redução da ingestão de carboidratos, o qual induz o corpo a entrar em um estado conhecido como cetose.

A cetose é um processo natural que o corpo inicia para nos ajudar a sobreviver quando a ingestão de alimentos é baixa. Durante este estado, produzimos corpos cetônicos, que são produzidas a partir da quebra de gorduras no fígado.

Assim, o objetivo final de uma dieta cetogênica é forçar seu corpo a entrar nesse estado metabólico, influenciando também no seu:

  • Foco mental;
  • Aumento de energia;
  • Diminuição de acne;
  • Controle do açúcar no sangue;
  • Melhora o colesterol.

Leia o blogpost completo e conheça mais sobre essa super dieta. Lembrando que a intenção deste post é te ajudar a montar uma rotina alimentar mais benéfica para sua saúde e bem-estar como um todo. Cuide do que você tem de mais importante, seu corpo, e viva sua melhor versão todos os dias.

Autor:
Caffeine Academy