16 de julho de 2021
9 ideias de rotina matinal para aumentar a energia do seu dia

by:Caffeine Academy

Já parou para pensar que as primeiras horas do seu dia, normalmente, determinam como será o restante dele? Por exemplo, quando você insiste em ativar a soneca, levanta da cama no último minuto e sai correndo para cumprir com a rotina, o dia tende a fluir desorganizado e requer maior esforço para realizar todas (ou parte) das tarefas necessárias. 

É com base nessa cadeia de ‘ação e reação’ que destacamos a importância de adotar uma rotina matinal. Quando você começa o dia com uma manhã estruturada, você ganha impulso para cumprir com todas as obrigações de maneira eficiente, garantindo energia, foco e produtividade sempre que necessário, sem picos.

E, embora as atividades para manter uma rotina matinal ideal seja diferente para cada pessoa, algumas boas dicas podem ajudá-lo a se manter positivo, disposto e determinado durante o dia inteiro. Continue lendo e conheça alguns hábitos que podem te ajudar a começar o dia com o pé direito.

As melhores ideias de rotina matinal

1. Comece com gratidão, não com o feed

Qual a primeira coisa que você faz quando desperta? Agradece pela oportunidade de realizar novos feitos ou corre para conferir o que outras pessoas estão fazendo de suas vidas e postando nas redes sociais?

A forma como você se relaciona com seus desejos está diretamente ligada a qualidade da sua rotina e vida como um todo. Isso porque, as redes sociais são emocionalmente desgastantes e possuem um grande impacto na sua saúde mental, além de promover uma perda de tempo que não agrega na sua produtividade.

Assim, em vez de começar sua rotina se sobrecarregando de informações, escreva um ou dois motivos pelos quais você é grato naquele dia. O ideal é manter um diário ou bloco de notas ao lado de sua cama, ou usar o aplicativo de anotações do seu celular para que você possa anotar suas gratidões em primeiro lugar.

O registro no diário é um ato afirmativo que o ajuda a ter um ótimo estado de espírito para começar o dia com propósito, ao mesmo tempo que ajuda a sua saúde mental.

2. Tome uma xícara de café

Começar o dia com algo só para você é uma ótima maneira de autocuidado. Preparar uma xícara quente de SuperCoffee é uma maneira de aumentar seus níveis de produtividade matinal com combustível que o mantém ativo e o ajuda a se sentir satisfeito.

Post relacionado: Saiba porque praticar atividade física traz menos estresse e mais felicidade

Neste caso, não se trata apenas de uma xícara de café, mas sim de uma bebida cremosa, saborosa e funcional desenvolvida com ingredientes de qualidade para dar mais energia aos seus dias, sem abrir mão da nutrição e bem-estar contínuos.

3. Pratique uma atividade física

Adicionar movimento ao seu ritual matinal vai fazer muito mais por você do que apenas apertar o botão de soneca do despertador. E não estamos falando de exercícios de alta intensidade, como levantar dezenas de pesos logo cedo. 

Praticar uma caminhada ou corrida, fazer yoga, pedalar ou nadar, são apenas algumas das formas que você pode incluir a atividade física na sua rotina matinal. O que importa é se movimentar de uma forma que funcione para você e seu corpo. 

O exercício físico faz seu cérebro funcionar melhor, ajudando na memória, reduzindo a resistência à insulina e a inflamação. Se exercitar também libera no cérebro substâncias químicas que sustentam a saúde das células, além de melhorar o humor e a qualidade do sono. A prática de atividade física regular também ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade.

4. Pratique o autocuidado

O autocuidado é uma parte fundamental da sua rotina de bem-estar e começar o dia dando atenção a si mesmo é uma prática altamente benéfica para sua saúde mental e produtividade.

Lembre-se de que o autocuidado não precisa ser extravagante ou levar muito tempo. Você pode optar por meditar, ouvir seu podcast ou música favorita, tomar um café da manhã saudável ou apenas respirar fundo algumas vezes antes de começar o dia. Seja qual for sua escolha, reserve um tempo para se conectar com sua espiritualidade.

Post relacionado: Por que hábitos de autocuidado devem ser parte de sua rotina de bem-estar?

5. Organize suas refeições

A preparação das refeições é um ótimo exemplo de como um hábito matinal pode ter impacto durante todo o dia. Isso evita a procura por lanches no decorrer do dia e até mesmo o consumo de alimentos mais práticos e menos saudáveis, dando mais equilíbrio na frequência das suas refeições.

Para isso você não precisa acordar cedo e ir logo para a cozinha, o mais adequado é reservar um tempo livre apenas para preparar as refeições. Depois é só manter os alimentos separados e refrigerados de acordo com a sua necessidade para então ser consumido nos próximos dias.

6. Ajuste a programação de acordo com seu ritmo circadiano

Cada um de nós funciona melhor em um determinado horário com base em seu ritmo circadiano, o ciclo natural de sono-vigília do seu corpo. Ser uma pessoa diurna ou uma coruja noturna tem impacto na nossa produtividade em determinados momentos do dia.

Por isso é importante organizar sua rotina com base nesses picos. Quando você identifica seu ciclo circadiano, logo é capaz de planejar as atividades do dia a dia de acordo com seus níveis de energia.

O ideal é programar as atividades mais complexas para o seu horário mais produtivo do ritmo circadiano, aproveitando o tempo em que se sente menos disposto para fazer atividades que demandam menor concentração.

Mas seja qual for o seu ritmo, encontrar seu ajuste e refazer a programação em torno dele ajudará a mantê-lo motivado e engajado. E lembre-se, os momentos de descanso no final do dia são essenciais para repor as energias.

7. Estabeleça metas diárias 

Determinar um objetivo a ser alcançado a cada dia pode ajudá-lo a construir uma rotina sólida sobre uma meta específica e importante para você. Se você deseja maximizar uma manhã livre, comece com objetivos pessoais ou atividades secundárias. 

Focar em aprender uma nova habilidade, mergulhar em um novo hobby ou ler aquele livro que está acumulando poeira em sua estante desde o ano passado, são atividades simples que podem ser conquistadas a partir da organização, disciplina e constância.

Aproveite  e dê uma olhada em sua lista de tarefas e escolha suas principais prioridades. Programe-os em seu dia ou semana e crie um esboço de gerenciamento de tempo. 

Isso formará um guia para ajudá-lo a permanecer no caminho certo para atingir seus objetivos, uma manhã de cada vez. Somos movidos por recompensas então, ao concluir uma tarefa importante, desfrute dos sentimentos de realização e motivação causados por você mesmo.

8. Hidrate-se

Uma rotina matinal saudável deve incluir água! Quando dormimos, nosso corpo perde líquido e minerais. Assim, começar o dia com um copo de água é essencial para eliminar as toxinas do corpo, aumentar a produção de novas células de músculos e do sangue, entre outras funções.

Estudos afirmam que a desidratação pode prejudicar tarefas que requerem atenção, habilidades psicomotoras e de memória imediata, afetando sua energia, produtividade e bem-estar diário.

9. Vista-se para se sentir bem

Um estudo da Northwestern University descobriu que as roupas podem ser usadas como dicas que influenciam o quão focado e atencioso você é. [1] Sendo assim, vestir-se com peças que fazem você se sentir bem pode ser uma dica útil para você se concentrar no trabalho, mesmo quando estiver trabalhando em casa.

Este passo simples ajudará você a manter sua rotina diária intacta, colocará você no espaço certo para ser produtivo e ajudará a impedir que os dias se confundam. O valor dessa ação está no desenvolvimento da estrutura de seus dias, sinalizando que você está mudando de uma parte de sua rotina para outra.

Agora que você já tem as melhores dicas para uma rotina matinal mais enérgica e produtiva, pegue papel e caneta e comece a organizar quais são as melhores dicas para adicionar as suas primeiras horas do seu dia, aproveitando seus benefícios a curto e longo prazo.

 

Autor:
Caffeine Academy