Sabe aquele comida que desperta boas emoções? Só o seu cheiro já lembra algo, alguém ou um momento...Esse tipo de comida, associada à memória afetiva, tem tudo a ver com comfort food, cuja tradução literal significa “comida de conforto” ou “comida afetiva”.

Se enquadram como comfort food todos os alimentos que despertam boas sensações, indo além do seu sabor e aspecto nutricional. Apesar de parecer uma escolha individual, alguns estudiosos acreditam que esse tipo de alimentação é embasada no contexto social.

O cuy (porquinho da índia), por exemplo, é iguaria gastronômica no Peru, Colômbia e Equador. Para nós brasileiros chega até ser espantoso comer esse animal, não é? Contudo, esse é um prato tradicional e, talvez, afetivo para muitos moradores dos países citados.

Assim, uma comida só vai despertar boas emoções no indivíduo se, primariamente, o seu consumo for permitido pelo seu grupo social, explica Maria Sperandio, doutora em história e professora de gastronomia:

“A aprendizagem dos hábitos alimentares faz parte do processo de socialização primário, de aprendizagem de um conjunto de regras sociais, mesmo que muitas vezes os indivíduos envolvidos não percebam isso”.

Mas, ainda assim, isso não exclui as escolhas individuais. Prova disso, é que o comfort food hoje faz parte da rotina alimentar de muitas pessoas, afinal, uma boa comida é capaz de reduzir os níveis de estresse e ansiedade, contribuindo para o bem-estar físico e emocional.

Comfort food como alimento para a alma

A feijoada é um comfort food

De acordo com os autores Wansink, Cheney e Chan, comfort foods são comidas cujo consumo evoca um estado de conforto psicológico e de prazer para a pessoa. Já no Oxford English Dictionary, o verbete é definido como comida específica, consumida em uma situação específica, para obter conforto psicológico.

No Brasil, o termo ganhou suas primeiras traduções na década de 90, em seu livro ‘Não é sopa’, a gastrônoma Nina Horta define como:

“Comida da alma é aquela que consola, que escorre garganta abaixo quase sem precisar ser mastigada, na hora da dor, de depressão, de tristeza pequena. Não é, com certeza, um leitão à pururuca, nem um menu nouvelle seguido à risca. Dá segurança, enche o estômago, conforta a alma, lembra a infância e o costume”.

Categorias

Atualmente, as comfort foods são classificadas em quatro tipos principais:

  • Comidas nostálgicas: identificadas a um período e/ou lugar significativo na história individual. Ex.: pratos tradicionais;
  • Comidas de indulgência: capazes de despertar um sentimento de indulgência. Ex.: alimentos açucarados;
  • Comidas de conveniência: fáceis de serem obtidas ou preparadas. Ex.: cookies caseiros;
  • Comidas de conforto físico: aquelas cuja composição físico-química é capaz de gerar uma sensação de bem-estar. Ex.: chocolate.

A partir das classificações, podemos notar que as comidas afetivas podem ser saudáveis ou bastante calóricas. Os doces, por exemplo, podem aparecer com frequência nessa lista, pois ao consumirmos açúcar, o cérebro libera substâncias químicas que dão a sensação de prazer.

Mas antes de sair se enchendo de doces em busca de “alívio emocional”, lembre-se que seus excessos podem trazer efeitos nocivos para a saúde. Manter um cardápio equilibrado é fundamental para manter uma boa saúde.

Post relacionado: Fome emocional: como controlar com o mindful eating

Benefícios

O bem-estar, sem dúvidas, é um dos principais benefícios que as comidas afetivas podem proporcionar. Isso porque, como já explicamos, a composição dos alimentos afeta o funcionamento, especificamente a produção de neurotransmissores, modificando o humor.

Separamos 4 benefícios proporcionados pelas comfort foods:

  • Redução do estresse e da ansiedade;
  • Fortalecimento dos vínculos afetivos;
  • Estímulo de boas memórias;
  • Sentimentos prazerosos.

4 receitas comfort food super fáceis

Somos protagonistas da nossa própria história e, ao longo da vida, cada um de nós viveu experiências diferentes, assim como sensações e sentimentos. Desse modo, o comfort food é singular, uma comida pode ser apreciada por uma pessoa, mas nem tanto para outra.

Trouxemos três comidas e acreditamos que ao menos uma delas faz parte da história da maioria das pessoas: o bom e velho café, pãozinho de queijo e bolo de chocolate. Confira abaixo como preparar cada uma dessas receitas de forma saudável e saborosa.

Café

O café é um dos principais comfort foods

O café é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros. Por esse dado, já dá para imaginar o quanto ele é especial para muitos pessoas - para nós da Caffeine também! Como o café pode ser preparado de diversas formas, trouxemos duas técnicas.

Café coado

Esse é o método mais tradicional e tem como resultado café delicado e saboroso. É interessante que o ritual de coar o café é terapêutico, e seu cheiro, por si só, já remete boas experiências.

Modo de preparo:

  1. Esquente 300ml de água até começar a borbulhar levemente;
  2. Cuidado para não esquentar a água demais, assim você pode queimar o café e comprometer o sabor e benefícios;
  3. Coloque um filtro no gotejador e adicione a ele 30 gramas de café single origin de torra arábica - o equivalente a 3 colheres de sopa;
  4. Comece a derramar água lentamente sobre o café, começando na borda externa e movendo-se em uma espiral constante em direção ao centro do recipiente;
  5. Quando terminar de despejar a água, aguarde o processo se completar e então, aproveite sua xícara de café!

Cold Brew

Este método é a melhor maneira de obter um café gelado, de maneira confiável, deliciosa e única, feito em sua própria casa. Um processo simples, 12 horas de espera e você tem café pronto para os próximos dias.

Modo de preparo:

  1. Separe 2L de água num recipiente;
  2. Adicione a este mesmo pote 400g de café moído single origin de torra arábica;
  3. Misture a combinação e tampe o recipiente. Feito isso, aguarde a infusão por 12h a 18h, dependendo de como você prefira a concentração do café;
  4. Despeje a mistura num coador de pano ou papel e coloque o café coado e prensado a frio para gelar.

Pão de queijo

Sabe o clássico pão de queijo? Aquele de massa elástica e recheado de queijo! Preparamos uma versão mais saudável usando o leite vegetal, que é rico em gorduras boas e super nutritivo.

Ingredientes:

  • 65g de leite vegetal;
  • 1 ovo;
  • 50g de azeite;
  • 175g de polvilho azedo;
  • 125g de queijo parmesão;
  • 1 col de chá de sal.

Modo de preparo:

  1. Em um liquidificador, adicione o ovo, o leite, o azeite, sal e polvilho;
  2. Bata até a massa ficar bem lisa;
  3. Em seguida, disponha a massa em um bowl e adicione o queijo parmesão ralado, incorporando com uma espátula (essa mistura fica bem densa);
  4. Disponha em forminhas;
  5. Asse no forno pré-aquecido a 200º por 25-30 min ou airfryer a 170º por 15-20 min, até dourar.
  6. Consuma ainda quentinho!

Bolo de chocolate

Bolo de chocolate é um comfort food

Aqui temos duas delícias: chocolate + SuperCoffee. Mas essa receita vai te surpreender ainda mais pela praticidade, pois o bolo é assado na frigideira e não no forno.

Ingredientes:

Bolo:

  • 1 ovo;
  • 1-2 col de sopa de eritritol (ou açúcar de coco) (15g);
  • 1 col de sopa de leite vegetal (15ml);
  • 1 col de sopa de óleo de coco (ou ghee) (13g);
  • 2 col de sopa de farinha de aveia (20g);
  • 1 col de sopa de cacau (7g);
  • 1 col de chá de fermento (7g).

Calda:

  • 1 colher de sopa de Eritritol;
  • 2 colher de sopa de Supercoffee;
  • 1 col de sopa de água fervente*.

Modo de preparo:

Calda:

  1. Use um mini mixer de café ou um mixer ou liquidificador para bater a cobertura;
  2. Adicione o eritritol, o Supercoffee e água fervente (adicionando aos poucos) em uma panela ou leiteira;
  3. Com o mini mixer, bata enquanto a mistura cozinha, até o ponto de ficar bem cremosa.

Bolo:

  1. Em um bowl, misture todos os ingredientes, adicionando por último o fermento;
  2. Unte a frigideira, despeje a massa, tampe e, em fogo baixo, deixe por 2, 3 min (fique atento para não queimar);
  3. Desligue o fogo e mantenha tampado por mais 1 min, para finalizar o cozimento;
  4. Espere esfriar e jogue a calda de SuperCoffee.